18 benefícios do licopeno para saúde e como usar no dia-a-dia. Além disso, O licopeno é um composto vermelho encontrado naturalmente em frutas e vegetais como tomate, pimentão vermelho, damasco, laranja rosa e toranja. Pertence a um grupo de produtos químicos conhecidos como carotenóides.
O licopeno é um carotenóide não provitamina A e não apresenta atividade de vitamina A. Seu corpo absorve melhor o licopeno em sua forma processada (cozido, etc.) do que cru. Você também pode tomar licopeno igualmente bem como suplemento.
Características do Licopeno
Muitas pessoas não estão cientes da existência e importância deste nutriente em sua dieta. Em consequência, perdem seu papel vital em manter um corpo e uma mente saudáveis. Aqui estão alguns recursos que colocam o licopeno no topo da tabela dos nutrientes:
- É um carotenoide (pigmentos orgânicos que podem ser convertidos em Vitamina A)
- É um fito nutriente (nutrientes orgânicos presentes em plantas que têm antioxidante e anti-inflamatório)
- É um antioxidante (neutraliza o efeito de radicais livres nocivos oxidando-se)
- Evita danos ao DNA
- Não pode ser fabricado pelo corpo humano, portanto deve ser incluído em nossa dieta
- Proporciona a cor vermelha às frutas e aos vegetais como o Tomate, a Melancia, Mamão mamão e a Toranja.
- É um nutriente solúvel em gordura
Benefícios do Licopeno
A seguir veja os principais benefícios do licopeno para saúde.
Raios Ultravioletas
É do conhecimento comum que os raios ultravioletas A sãos responsáveis pela maior parte dos danos causados pela exposição solar ao penetrar profundamente na pele e os raios ultravioletas B são o que provocam queimaduras solares, uma vez que é mais tópica. Uma pesquisa mostrou que o uso de alimentos com alto teor de licopeno na dieta, além de protetores solares, pode reduzir os danos à pele causados pela exposição ao UV-A e UV-B.
Propriedades Antienvelhecimento
Quando ingerido, o licopeno é convertido em Vitamina A ou retinol pelo organismo. O retinol é uma das melhores maneiras de reduzir os efeitos do envelhecimento, uma vez que promove a produção de colágeno e melatonina, que regulam a saúde geral da pele.
Redução da vermelhidão da pele
O licopeno tem sido considerado para reduzir o eritema ou vermelhidão da pele. Ele também pode acalmar a pele áspera, promovendo o crescimento de novas células da pele.
Clareia a Pele
A natureza suave do licopeno promove o funcionamento da melanina, que regula a cor da pele. Foi demonstrado que o licopeno reduz o escurecimento da pele e manchas de idade.
Propriedades Antioxidantes
O licopeno é um poderoso antioxidante e o fato de que ele é puramente natural e orgânico torna-se ainda melhor para a pele. As propriedades antioxidantes do licopeno são duas vezes superior à do betacaroteno. Portanto, ele pode ser usado para uma desintoxicação mais rápida e mais eficaz pelo corpo, incluindo a pele.
Perda de Cabelo
A perda de cabelo, especialmente em homens, é ligada a um excesso do di-hidrotestosterona químico ou DHT. Uma boa ingestão diária de alimentos ricos em licopeno pode ajudar o corpo a reduzir o excesso de DHT no sistema e retardar o processo de perda de cabelo.
Crescimento do Cabelo
Promover o crescimento de cabelo saudável é provavelmente os melhores desejos de todos hoje. Estudos têm demonstrado que uma ingestão saudável de licopeno pode aumentar a capacidade do couro cabeludo promover um crescimento de cabelo saudável, menos suscetível a quebra e queda.
Couro Cabeludo
Os suplementos de licopeno são prescritos por médicos para tratar problemas do couro cabeludo, como dermatite do couro cabeludo, psoríase do couro cabeludo e tênia do couro cabeludo.
Doença Cardíaca
A doença cardíaca é, muitas vezes, ligada à presença de excesso de colesterol no corpo. Alimentos ricos em licopeno, se tomado regularmente, impede a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), impedindo-o de obstruir as artérias.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata pode possivelmente ser impedido de maneira saudável com o consumo de alimentos ricos em licopeno. Para pessoas que já sofrem de câncer de próstata e remoção da próstata, uma dieta rica em licopeno é prescrita 2-3 semanas antes da cirurgia para reduzir e controlar a remissão do câncer e proliferação de células cancerígenas.
Tipos de Câncer
Como o câncer de próstata, o uso de licopeno tem demonstrado benefícios na ocorrência de câncer de mama, pele, fígado e pulmões. A razão exata pela qual o licopeno é uma boa medida preventiva contra tantos cânceres que ameaçam a vida ainda está sendo pesquisada.
Infertilidade entre Homens
Pesquisas indicam uma alta correlação entre a ingestão regular de alimentos ricos em licopeno e aumento da contagem de espermatozoides entre os homens. Uma pesquisa ainda está sendo conduzida para constatar os efeitos do licopeno na cura da infertilidade entre os homens.
Para Diabetes
Embora a pesquisa ainda esteja numa fase muito rudimentar, foi constatado que o licopeno possui alguns benefícios positivos no tratamento de diabetes tipo II, reduzindo os níveis de glicose no sangue e reduzindo o estresse oxidativo através de suas propriedades antioxidantes.
Degeneração Macular
Esta é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, o que provoca uma perda gradual da visão. O licopeno ajuda a manter a saúde geral dos olhos e prevenir a degeneração macular, fornecendo ao corpo uma dose saudável de Retinol ou Vitamina A.
Osteoporose
Este é um problema tradicional para mulher. Mais de 200 milhões de mulheres sofrem de Osteoporose em todo o mundo. Estudos recentes têm demonstrado que a adoção de uma dieta rica em licopeno previne a fragilidade e a magreza dos ossos – a principal causa por trás da osteoporose.
Preveni Derrames
Os alimentos ricos em licopeno podem ajudar a torná-lo menos susceptível a acidente vascular cerebral. As propriedades antioxidantes do licopeno protege-o, inibindo a formação de coágulos de sangue, que são a principal razão por trás de derrames. Além disso, o licopeno também tem efeitos anti-inflamatórios sobre os vasos sanguíneos dentro do cérebro, que também atua como uma proteção contra acidente vascular cerebral.
Sistema Imunológico
O licopeno é um estimulador do mecanismo de defesa do corpo ou do sistema imunológico. O sistema imunológico é persuadido pelo licopeno para agir mais rapidamente na destruição de doenças causadas por microrganismos.
Transtornos Neurológicos
A presença constante de licopeno na dieta tem sido associada à prevenção de distúrbios cerebrais e neurológicos, como a doença de Alzheimer, demência vascular e doença de Parkinson. Ele faz isso, possivelmente, reduzindo o desgaste do tecido cerebral pela oxidação.