Os Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão são diversos. Pois, esses alimentos possui diversos nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Além disso, a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, afeta cerca de 25% dos brasileiros, segundo pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A doença pode causar sérios problemas à saúde, como infarto e AVC, mas é possível combatê-la de uma maneira bem simples, por meio da alimentação saudável.
A primeira recomendação é diminuir o consumo de sal e controlar a ingestão de alimentos ricos em sódio. O limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5 gramas de sal por dia (o equivalente a 2 gramas de sódio), no entanto, o consumo médio no país é de 12 gramas, mais que o dobro da recomendação máxima.
“Uma boa dica é aumentar a utilização de ervas e temperos naturais, que ajudam a realçar o sabor natural dos alimentos. Além disso, deve-se diminuir o consumo de alimentos industrializados, como congelados, empanados, molhos prontos, macarrão e sopas instantâneas, entre outros, que são alimentos muito ricos em sódio.” Então, confira agora Os 20 Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão:
Guaraná: Guaraná é um dos melhores Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, durante anos, a fruta nativa da amazônia e outros alimentos ricos em cafeína foram tachados de perigosos às artérias. a verdade, porém, é que nenhum estudo confirmou seu elo com a hipertensão.
Muito pelo contrário. em um grupo de 637 pessoas acima de 60 anos acompanhado pelas universidades Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do estado do amazonas, as que relataram beber regularmente uma mistura de guaraná em pó, água e uma pitada de açúcar ou mel eram menos obesas e apresentavam, em menor frequência, pressão alta.
“O acúmulo de gordura propicia alterações vasculares que podem culminar na hipertensão”, justifica a biogerontóloga ivana da Cruz, da instituição gaúcha. Um recado a quem controla a pressão com remédios: o guaraná só deve ser convidado se o médico liberá-lo. Sugestão de consumo: acrescente 1/2 colher de café de guaraná em pó a sucos de frutas e tome pela manhã.
Batata Assada: Apenas 100 g de batata oferece 391 mg de potássio, fazendo com que este alimento seja um bom aliado de quem sofre de hipertensão. A batata também ganha destaque por ser uma ótima fonte de carboidratos e não conter muita gordura. O alimento ainda contém vitaminas do complexo B e vitamina C.
Feijão Preto: Feijão preto é um dos principais Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, o feijão preto estimula a eliminação do sódio no nosso corpo, já que o sódio ajuda a reter líquidos no corpo, aumentando a pressão arterial.
Cacau: Sabia que o Chocolate Amargo é capaz de reduzir a pressão arterial? Um estudo descobriu que comer 100g de chocolate amargo todos os dias pode ajudar a reduzir levemente a pressão sanguínea, auxiliando no tratamento da hipertensão. Além disso, os especialistas afirmam que os flavonoides do cacau participam da formação de uma substância que é responsável por relaxar os vasos sanguíneos.
Beterraba: Esse legume é rico em uma substância camada de nitrato, que é conhecida por ser a precursora do acido nítrico, um potente vasodilatador natural. Além disso, Ele demonstrou que os pacientes que consumiam 250 ml de suco de Beterraba tinham uma redução da pressão arterial.
Banana: A Banana é um dos principais Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, ela contém uma boa quantidade de potássio, essa fruta torna-se uma ótima aliada no controle da pressão arterial. Uma dieta rica nesse nutriente contribui para a eliminação do sódio do organismo, auxiliando na redução da pressão.
Gergelim: Na lista dos Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão, o Gergelim não poderia ficar de fora. Pois, o óleo desse alimento contém uma substância conhecida como sesamina, a qual é capaz de reduzir a pressão arterial. Além disso, o Gergelim também é rico em antioxidante (reduzindo os radicais livres), possui propriedades antibacteriana, é rico em ômega 3 e ômega 6 (fornecendo energia para o corpo e dando maior sensação e saciedade) e é capaz de fortalecer o sistema nervoso.
Cereais Integrais: Os cereais integrais reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.
Aveia: A Aveia é outra boa opção de Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, ela faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.
Clara de Ovo: Clara de ovo é uma boa alternativa de Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, estudos realizados, mostraram que a clara do Ovo possui uma substância conhecida como peptídeo, que tem a capacidade de inibir uma substância que contribui para o estreitamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, para o aumento da pressão arterial.
Alimentos Ricos em Ômega 3: Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, os ácidos graxos ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão em uma dose acima do valor diário recomendado normalmente.
Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura
Alho: O Alho é outra boa alternativa de Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, ele é uma ótima fonte de Vitamina C e possuir um alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia ainda que de forma singela, na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
Morango: Estudos realizados, acompanharam os hábitos de cerca de 156 mil pessoas as longo de mais de dez anos e perceberam um diminuição de quase 10% no risco de hipertensão entre os consumidores de Morango e outras frutas vermelhas, justamente por elas serem ricas em antocianina, um antioxidante que dá cor a essas frutas.
Alimentos Ricos em Potássio: Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. “O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos”.
Amêndoas: As Amêndoas são outra excelente alternativa de Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, Assim como as nozes, essas oleaginosas são importantes fontes de magnésio, substância que atua como vasodilatador, ou seja. Consegue dilatar os vãos sanguíneos. Dessa forma, é um alimento fundamental no combate a hipertensão arterial.
Leite e derivados: Importantes fontes de Cálcio, Leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral.
Iogurte: O Iogurte é outra boa opção de Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão. Pois, Assim como o leite e seus derivados, esse alimento é uma importante fonte de cálcio, o que estimula a redução de sódio do corpo. Essa ação tem a capacidade de combater a pressão arterial (mas lembre-se de escolher a opção com menos teor de gordura).
Ervas: O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. “Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos”. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.