A catinga-de-mulata contem propriedades nutricionais que são essenciais para saúde do corpo. Além disso, a catinga-de-mulata é uma planta florida amplamente distribuída em toda a Europa, Ásia e América do Norte. Caso resida em uma dessas regiões, existe uma ótima chance de estar familiarizado com a planta. Conhecida cientificamente como Tanacetum vulgare, a planta cresce em prados, rios e estradas rurais, enquanto também é cultivada como uma planta ornamental de jardim. A Catinga-de-mulata tem sido usado há muito tempo não apenas como uma planta ornamental, mas também como um pesticida, um preservativo e uma erva medicinal. No entanto, a planta é tóxica tanto para humanos quanto para gado. Portanto, viu seu uso medicinal diminuir e, atualmente, raramente é incluído em guias de ervas.
A Catinga-de-mulata tem sido usado há muito tempo não apenas como uma planta ornamental, mas também como um pesticida, um preservativo e uma erva medicinal. No entanto, a planta é tóxica tanto para humanos quanto para gado. Portanto, viu seu uso medicinal diminuir e, atualmente, raramente é incluído em guias de ervas.
Benefícios da catinga-de-mulata:
1. Eliminar vermes intestinais:
Um dos principais usos históricos da Catinga-de-mulata é como um tratamento para os vermes intestinais. Alguns especialistas ainda utilizam essa erva para esse propósito. Devido ao seu elevado teor de tuyona, é considerado um remédio eficaz para vários parasitas intestinais. Infelizmente, o teor de tungônio também o torna altamente tóxico e geralmente é tomado em doses mais baixas sob a forma de chá.
2. Melhorar digestão:
A Catinga-de-mulata tem propriedades carminativas que podem ajudar no melhoramento da digestão e também combater problemas digestivas comuns como flatulência e dispepsia. Também foi usado para tratamento de problemas de úlceras no estômago, cãibras, dor e vesícula biliar. A Catinga-de-mulata também é considerado um estimulante que dar apetite.
3. Estimula menstruação:
A Catinga-de-mulata é conhecido por ter potentes propriedades emmenagogue. Isso significa que pode estimular a menstruação em mulheres que sofrem de períodos irregulares. No entanto, nunca deve ser usada por mulheres durante a gravidez, pois também pode estimular o aborto.
4. Tratar artrite e reumatismo:
A Catinga-de-mulata foi usado para tratamento de problemas de articulação dolorosa, como artrite e reumatismo. Também é usado para tratamento de outros tipos de dor, como enxaquecas, dores de cabeça, ciática e dor nervosa.
5. Eliminar pedra nos rins:
Não há pesquisas para apoiar tal função, mas a Catinga-de-mulata também pode ser usada no tratamento de doenças renais e auxilia na eliminação dos cálculos renais. Alguns especialistas recomendam que a Catinga-de-mulata seja combinado com urtigas para fazer um chá que possa ser bebido várias vezes ao dia. Novamente, tenha cuidado para não exagerar do seu consumo, mesmo na forma de chá, pois o uso prolongado de doses moderadas também pode ser tóxico.
Outros Benefícios:
- É um ótimo vermicida, pois é altamente toxica para os vermes presentes em nosso intestino;
- Regulariza a menstruação e combate outros tipos de problemas menstruais;
- Combate problemas do coração como taquicardia;
- Controla a asma;
- Muito indicada em caso e epilepsia;
- Ótima no tratamento da gota;
- Alivia bastante os sintomas do reumatismo;
- Evita o histerismo;
- Cura doenças respiratórias como a bronquite;
- Muito utilizada também no tratamento de aerofagia;
- Bastante indicado para aliviar dores musculares e articulares;
- Usado também no combate à dismenorreia;
- Ótimo para todo tipo de problema renal;
- Indicado também em casos de flatulência.
Outros usos:
A Catinga-de-mulata contém vitamina C e pode ajudar no reforço do sistema imunológico e ajuda no alívio dos sintomas do resfriado ou da gripe. Também pode ser aplicado topicamente ao cabelo para eliminar fungos e bactérias e ajudar a matar os piolhos. Algumas pessoas aplicam a Catinga-de-mulata topicamente na pele para aliviar erupções cutâneas, comichão e limpeza de pequenas feridas, mas mesmo a aplicação tópica desta erva está associada ao risco de sensibilidade.