Devido a sálvia possuir vários nutrientes que suprem as necessidades que o corpo necessita diariamente. Além disso, as ervas foram valorizadas desde tempos antigos devido à sua variedade de usos culinários e valor medicinal. A maioria delas faz parte da nossa dieta. A sálvia é uma dessas ervas, conhecida desde os tempos romanos antigos.
Na verdade, foi usado especificamente no tradicional jantar de Ação de Graças durante a temporada de outono. Também chamado de Sálvia de jardim ou Sálvia comum, é basicamente uma planta perene que pertence à família Lamiaceae (menta), juntamente com outras ervas como orégano, alecrim, lavanda, manjericão e tomilho. É nativa do Mediterrâneo e do sudeste da Europa.
Esta erva tem um formato de lança verde acorrentada com uma flor. As flores possuem tonalidade azul, roxo, rosa ou branco com um aroma agradável. Elas florescem em agosto. De fato, todas as partes da planta têm um odor forte e um sabor quente e amargo devido à presença de óleos voláteis em seus tecidos.
As incríveis propriedades desta erva lendária tornaram-na um alimento básico para os medicamentos tradicionais europeus e chineses. Além disso, devido ao seu aroma excepcionalmente agradável, é usado como uma fragrância na fabricação de sabões e cosméticos.
Benefícios da Sálvia para pele A Sálvia pode manter sua pele saudável e bonita. Os compostos químicos derivados da planta, óleos essenciais e vitaminas torna-a benéfico no cuidado da pele das seguintes maneiras.
Benefícios da sálvia:
1. Previne o envelhecimento precoce:
Os antioxidantes da Sálvia revertem os sinais de envelhecimento, tais como rugas, linhas finas e manchas da idade. Esses antioxidantes fornecem proteção contra os radicais livres que danificam as células da pele, causando o envelhecimento prematuro da pele.
Esta erva é carregada com cálcio e Vitamina A, que protegem sua pele contra os radicais livres e ajudam na regeneração celular diária, minimizando e atrasando o aparecimento de rugas faciais.
2. Pele oleosa:
O óleo de Sálvia é um excelente tônico que regula a produção de sebo. Você pode preparar um tônico feito em casa, fervendo uma colher de Sálvia em cerca de 250 ml de água. Deixe descansando durante 30 minutos e coe a mistura. Passe em seu rosto após o resfriamento.
3. Trata de problemas de pele:
As propriedades antibacterianas desta erva surpreendente evitam a ocorrência de infecções cutâneas. Ela também possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam na cura da acne, além de aliviar os sintomas de eczema e psoríase. A erva salgada e seus extratos foram considerados benéficos para o cabelo de muitas maneiras. Alguns dos benefícios da Sálvia para o cabelo são os seguintes.
4. Trata a perda de cabelo:
A Sálvia tem sido usado desde tempos antigos para combater a perda de cabelo e a calvície. Ela contém beta-sitosterol, um composto de 5-alfa redutase que se revelou eficaz no tratamento da calvície masculina.
É aconselhável misturar 3 a 4 gotas de óleo essencial de Sálvia com quantidades iguais de óleo de alecrim e hortelã e diluir em 1 colher de sopa de azeite. Massageie seu couro cabeludo com essa mistura duas vezes por dia.
5. dar brilho aos cabelos:
O chá da Sálvia pode ser usado como enxaguamento de cabelo para proporcionar brilho aos seus fios. Você pode preparar esta solução fervendo 1 colher de sopa de folhas de Sálvia secas em um copo de água. Este chá de erva afasta a caspa.
6. Estimula o crescimento do cabelo:
Uma combinação de Sálvia e alecrim é excelente para ter um cabelo mais grosso, mais brilhante e mais forte. A Sálvia é particularmente eficaz para promover o crescimento de cabelo novo, pois melhora a circulação para o couro cabeludo, proporcionando mais nutrientes para os folículos capilares. Um enxágüante de cabelo de alecrim e sálvia pode ser preparado fervendo as duas ervas na água.
Este enxaguante de ervas pode melhorar a qualidade do seu cabelo e pode revitalizar os cabelos secos e finos. Isso pode ser usado diariamente por uma semana ou uma ou duas vezes por semana para manter o brilho e a espessura do cabelo. Considerado um adstringente, reduz a caspa e evita os folículos pilosos entupidos também.
7. Elimina os cabelos grisalhos:
A Sálvia pode ser usada para escurecer e intensificar a tonalidade do cabelo. Tudo o que você precisa fazer é utilizá-la como um enxáguante final após o shampoo. O chá de folhas de Sálvia fresca pode escurecer os cabelos grisalhos, além de dar brilho.
8. Loção condicionadora para os cabelos:
A Sálvia pode ser usado para preparar uma loção que torna seu cabelo controlável e melhora sua textura. Basta misturar um punhado de folhas de sálvia com a mesma quantidade de alecrim. Adicione 220 ml de água. Aguarde e deixe cozinhando por 3 minutos. Deixe descansando por 3 horas e massageie seu cabelo com esta mistura.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
9. Anti-inflamatório natural:
De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Viena na Áustria, a Sálvia possui propriedades anti-inflamatórias surpreendentes. O chá de Sálvia é frequentemente usado como um enxágüante ou gargarejo para aliviar as inflamações. Os extratos e o óleo essencial de Sálvia estão facilmente disponíveis nas lojas medicinais. Eles são usados em medicamentos destinados ao tratamento da inflamação da boca e da garganta.
10. Trata transpiração excessiva:
Um recente estudo alemão constatou que tomar um extrato de folha seca ou um chá de folha de Sálvia pode reduzir a transpiração em até 50%. É um ótimo desodorante que seca a transpiração e ajuda na eliminação do odor do corpo.
11. Indigestão:
A Sálvia pode ser usado internamente para o tratamento de problemas gastrointestinais leves e dispepsia. É um ótimo tônico estimulante que pode tratar a debilidade do estômago e a fraqueza do sistema digestivo. O chá de Sálvia ou sua infusão é particularmente eficaz a este respeito. Seu efeito carminativo pode remover sintomas de indigestão estimulando secreções digestivas superiores, fluxo biliar, mobilidade intestinal e função pancreática.
12. Para tratamento da garganta dolorida:
O chá de Sálvia tornou-se eficaz no tratamento da garganta inflamada e das amígdalas, bem como da garganta ulcerada. Para este fim, você pode ferver uma pitada de folhas de Sálvia secas em cerca de 100 ml de água e deixar descansando por 15 minutos. Coe a mistura e adoce com um pouco de mel. Use como um gargarejo duas vezes ao dia para conseguir alívio.
13. Saúde dental:
Esta erva pode desempenhar um papel importante na sua rotina dental. Ela pode ser usado como um enxaguatório bucal eficaz para tratamento da doença das gengivas, infecções da garganta e úlceras. Caso seja incomodado com úlceras, você pode simplesmente gargarejar o chá de Sálvia forte ou congelá-lo em cubos de gelo. Massageie esses cubos em sua boca para acalmar as úlceras.
14. Trata Asma:
O efeito antiespasmódico da Sálvia reduz a tensão nos músculos lisos e a inalação de vapor pode prevenir ataques de asma. É eficaz na remoção de congestionamento mucoso nas vias aéreas, bem como na prevenção de infecções secundárias.
15. Previne o diabetes:
Vários estudos demonstraram que o extrato de folhas de Sálvia possui propriedades anti-hiperglicêmicas que reduzem os níveis de glicose no sangue bloqueando a liberação de glicose armazenada no fígado. Em palavras simples, é eficaz na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos em diabéticos tipo 2. No entanto, são necessárias mais pesquisas para fundamentar essa afirmação.
16. Bom para Cérebro:
O consumo de Sálvia pode melhorar a memória e o processamento de informações entre pessoas que sofrem de doença de Alzheimer. Isso porque o óleo essencial da Sálvia pode melhorar os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro. Esta enzima Ach melhora a concentração e ajuda no tratamento da perda de memória associada à doença de Alzheimer.
17. Para gestantes:
Este benefício pode ser atribuído à presença de taninos adstringentes na Sálvia. Seu efeito estrogênico foi considerado benéfico para as mulheres que desejam secar o suprimento de leite materno ou aliviar o rubor durante a menopausa.
18. Tratamento da depressão:
O chá de Sálvia contém “thujone”, que é antagonista do receptor GABA e Serotonina (5-HT3). Além de melhorar a concentração e a capacidade de atenção, ajuda no combate ao sofrimento e a depressão.
19. Para o coração:
A Sálvia contém uma flavona chamada salvigenina. Seu efeito relaxante vascular proporciona proteção contra doenças cardiovasculares.
20. Outros benefícios:
O óleo de Sálvia contém óleos essenciais voláteis, como camphene, cineol, borneol e acetato de bornil, conhecidos por suas propriedades tônicas, adstringentes, diaforéticas e estimulantes. Este óleo pode ser usado externamente para aliviar doenças dolorosas como rigidez muscular, reumatismo e outras condições nevrálgicas.
Além disso, é usado na aromaterapia para curar nervosismo, estresse, fadiga, cansaço, dores de cabeça e ansiedade. O chá de Sálvia é considerado um medicamento útil para o tratamento da febre tifóide, da fertilidade, problemas hepáticos, problemas renais, hemorragia pulmonar ou estomacal e sarampo.