Os Benefícios do Guaçatonga Para Saúde são variados, pois o Guaçatonga possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Guaçatonga é uma erva medicinal, de nome científico Casearia sylvestris, também popularmente conhecida como café-bravo, café-do-brejo ou café-do-diabo, especialmente encontrada nas regiões tropicais da América do Sul. A erva tem sido muito utilizada para produção de remédios homeopáticos, cremes fitoterápicos e no tratamento da herpes labial e das aftas. A Guaçatonga é bastante indicado contra dor no estômago, estresse e dores provocadas após as refeições. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Guaçatonga Para Saúde.História e Curiosidades Sobre o Guaçatonga: A Guaçatonga cresce como um arbusto ou pequena árvore e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura, no entanto, pode chegar até a 10 metros de altura e produzir uma grande quantidade de sementes, principalmente em algumas regiões de mata virgem da Amazônia, onde a planta se adaptou de forma a absorver grande quantidade de nutrientes no solo argiloso amazônico, formando extensas raízes laterais.
A Guaçatonga cresce abundante nos trópicos, tanto em áreas de floresta, quanto em áreas de planície. É encontrada no Caribe (incluindo Cuba e Jamaica), e na América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Brasil. A espécie Casearia sylvestris faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Propriedades da Guaçatonga:
- Cicatrizante.
- Depurativa.
- Calmante.
- Sudorífera.
- Tônica.
- Cardiotônica.
- Diurética.
- Estimulante.
- Afrodisíaca.
- Anestesiante.
- Antiespasmódica.
- Anti-hemorrágica.
- Antimicrobiana.
- Antipirética.
- Antirreumática.
- Antisséptica.
- Argenticerúleo.
- Imunoestimulante.
Tendo essa diversidade de propriedades, é natural que a Guaçatonga seja indicada em inúmeros casos, atuando em. Paralisia, reumatismo, sapinho, herpes, hemorragias, inflamações, inchaços nas pernas, ácido úrico, aftas de todos os tipos, artrite, dores no peito, diarreia, eczemas, picadas de variadas cobras, circulação, hematomas, perda de albumina, hidropisia, picadas de variados insetos, micose, sífilis, obesidade, úlceras e sarnas.
Compressa de Guaçatonga: Recomendada para problemas na pele, a compressa de Guaçatonga pode ser preparada fervendo 30g da planta, com 10g de folhas de confrei em um litro de água, durante 10 minutos. Depois, pode ser facilmente aplicada no local desejado.
Xarope de Guaçatonga: O tradicional xarope é indicado para as aftas. Basta triturar folhas de guaçatonga com álcool e aplicar esta solução sobre as aftas desejadas.
Chá de Guaçatonga: O Chá de Guaçatonga é indicado para problemas digestivos e para os diversos tipos de úlceras. Pode ser preparado com 10g de guaçatonga em 200ml de água fervente, deixando em infusão. 2 xícaras por dia é o recomendado.Contraindicações do Guaçatonga: O consumo da Guaçatonga deve ser evitado por gestantes, pois a planta estimula contrações uterinas, podendo ocasionar um aborto espontâneo, e também por mulheres em fase de amamentação. Não existem registros de efeitos colaterais, mas é preciso, por precaução, evitar consumir em excesso e seguir apenas as recomendações.