O eucalipto ou óleo de Eucalipto pode tratar acne, caspa e doenças respiratórias. Também pode aliviar a dor, proporcionar gengivas e dentes saudáveis, ajudar na diabetes e controlar os fungos.
Mas o óleo de eucalipto deve ser diluído antes de ser usado topicamente e não deve ser tomado internamente. Também não use enquanto estiver grávida ou amamentando, ou em crianças.
Você pode adorar o aroma refrescante e estimulante do óleo de eucalipto, mas você sabia que o eucalipto possui potentes propriedades medicinais? As folhas de eucalipto contêm flavonoides (antioxidantes à base de plantas), componentes anti-sépticos como cineol, óleos voláteis e taninos.
Os povos aborígenes da Austrália usara-o, tradicionalmente, para dificuldades respiratórias, infecções e dor. E é conhecido como um antisséptico que purifica o meio ambiente.
De fato, em dias quentes, as florestas de eucalipto são, muitas vezes, cobertas por uma névoa azul devido os óleos orgânicos voláteis que se vaporizaram.
Historicamente, as pessoas se mudaram para áreas onde essas árvores cresciam para melhorar a saúde. Vamos dar uma olhada no que o eucalipto pode fazer por você. Então, confira Os 20 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde.
Benefícios
Tratamento da Acne
As espinhas cheias de pus além de possuírem um visual feio, também são dolorosas.
O óleo de eucalipto pode ser apenas um remédio evasivo que você esteja procurando. A acne é causada quando os poros presentes na pele ficam entupidos pelo excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas.
O excesso de óleo e células nestes poros provoca o crescimento de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes (P. acnes), que produz uma lesão (também conhecida como uma espinha).
De acordo com pesquisas, o óleo de eucalipto pode reduzir o tamanho das glândulas sebáceas e diminuir o valor de óleo produzido.
Mas não ataca somente a pele oleosa, mas também funciona contra bactérias que causam acne.
Purificado do Ar
O mofo pode irritar o nariz e a garganta e também estimular o espirro. Mas o óleo de eucalipto pode controlar os esporos de fungos e também os fungos.
Difundir um pouco de óleo de eucalipto no seu quarto pode ser útil, pois possui propriedades antifúngicas. Adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto à água da lavagem de roupa também pode eliminar os ácaros que podem estar presentes nos forros da cama e almofadas.
Doenças Respiratórias
O óleo de eucalipto pode soltar o fleuma. Experimente uma inalação de vapor com algumas gotas de óleo de eucalipto. O óleo de eucalipto diluído também pode ser aplicado no peito ou nariz para aliviar o congestionamento.
Um gargarejo preparado com folhas de eucalipto em água morna pode também acalmar uma dor de garganta. Então, da próxima vez que for derrubado por um resfriado ou até mesmo um ataque de bronquite, opte por uma garrafa de óleo de eucalipto!
Para Aliviar as Dores
O cheiro de óleo de eucalipto pode eliminar suas dores. Um estudo analisou os efeitos da inalação de óleo de eucalipto na dor após a cirurgia de reposição no joelho.
Os pacientes inalaram o óleo de eucalipto ou amêndoa durante 30 minutos enquanto passavam por uma terapia de reabilitação em 3 dias consecutivos.
Para a Asma
Massageie algumas gotas de Óleo de Eucalipto no peito durante um ataque de asma ou inale o aroma diretamente para respirar melhor.
Bronquite
Massageie o óleo sobre o peito, costas e garganta, ou inale a partir de uma garrafa, ou esfregue o óleo no colar da camisa para ter um alívio imediato sobre os sintomas relacionados com a bronquite.
Congestionamento
A fim de obter alívio imediato da congestão nasal, inale algumas gotas do óleo. Isso não só ajuda a limpar a passagem nasal, mas também vai fazer você se sentir rejuvenescido.
A dor foi significativamente menor no grupo de inalação de eucalipto do que no grupo de inalação de óleo de amêndoa. Os pesquisadores sugeriram que o composto 1,8-cineol é o responsável pelos efeitos de redução do dano do óleo de eucalipto.
Tratamento da Caspa
Você tem caspa? Um couro cabeludo com coceira e flocos brancos em sua roupa podem ser embaraçosos, mas o óleo de eucalipto pode ajudar. Ele possui um efeito inibitório sobre o fungo Malassezia furfur, que está associado à caspa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Dilua o óleo essencial com um pouco de óleo de coco, massageie no couro cabeludo e lave-o. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto ao seu shampoo.
Dentes e Gengivas Saudáveis
De acordo com uma pesquisa, a goma de mascar com extrato de eucalipto pode ser ótima para a saúde dental. Estudos que analisaram as pessoas que consumiram a goma de mascar por um período de doze semanas descobriram que teve um efeito significativo na doença da placa e das gengivas (gengivite).
Também pode cuidar do mau hálito, reduzindo o acúmulo de revestimento da língua. Estes efeitos benéficos da gengiva com extrato de eucalipto podem ser atribuídos à sua capacidade de agir contra patógenos orais.
Diabetes
De acordo com uma pesquisa, a folha de eucalipto pode ser útil para diabéticos. Um estudo descobriu que, quando o eucalipto foi incorporado na dieta e água potável de ratos, baixou o açúcar no sangue (hiperglicemia).
Mas não use o eucalipto para controlar o nível de açúcar no sangue sem consultar o seu médico. Além disso, tenha em mente que, caso esteja tomando medicação para diabetes usando eucalipto, pode resultar em baixos níveis de açúcar no sangue.
Disenteria
Massageie algumas gotas do óleo sobre o abdômen em sentido anti-horário, a fim de aliviar a diarreia, inflamação e para combater a infecção.
Inflamação na Orelha
Nunca coloque o óleo diretamente na cavidade do ouvido. No entanto, você pode facilmente massagear o óleo em torno da orelha externa para alívio.
Pedras nos Rins
As pedras nos rins podem realmente trazer uma pessoa para baixo. Esta condição dolorosa pode ser debilitante. Três vezes por dia, massageie 1-2 gotas do óleo sobre a área afetada para obter o alívio da dor insuportável. Mas se a dor persistir, procure um médico.
Sarampo
Difundir o óleo de eucalipto em toda a casa pode lhe ajudar na cura da doença. Massageie algumas gotas nas pontas dos pés. Repita isso pelo menos 2-3 vezes por dia para obter bons resultados.
Dores Musculares
O eucalipto é um analgésico natural. Ele também se orgulha de propriedades anti-inflamatórias que o tornam um medicamento eficaz para dor externa. Pacientes com artrite, ligamentos e entorses tendinosas, fibrose, dor nervosa e dor muscular usam o óleo de eucalipto para aliviar a dor.
Massageie algumas gotas de óleo de eucalipto uniformemente sobre a área afetada para aliviar a dor. Lembre-se de massagear o coração, com objetivo de mover a acumulação de ácido lático através do sistema linfático.
Eucalipto Para a Tuberculose
O óleo de eucalipto combate a infecção bacteriana, limpa os pulmões e reduz a inflamação. Massageie 2 gotas de óleo no peito e na parte de trás para melhores resultados. Nota: Nunca dependa de um remédio caseiro para tratar uma doença grave como a tuberculose.
Esses remédios caseiros devem ser usados junto com medicamentos convencionais.
Óleo de Eucalipto uso Antisséptico
O eucalipto contém cineol, um antisséptico natural. O Óleo de Eucalipto pode ser usado para tratar uma miríade de desordens médicas. Em contato com o ar, forma o ozônio.
O ozônio é um excelente antisséptico e, portanto, é usado para tratar úlceras, abrasões, feridas, cortes e queimaduras. Ele também ajuda a tratar picadas de insetos e picadas.
Suas atividades antimicrobianas ajudam a deter o crescimento de novos germes, enquanto tratam a ferida. O eucalipto é um dos melhores remédios caseiros para lesões superficiais.
Óleo de Eucalipto Para Bacterianas e Parasitárias do Corpo
O Óleo de Eucalipto é um vermífugo. Esvazia os germes dos intestinos. Provou-se que a ingestão de uma pequena quantidade de óleo de eucalipto afasta as condições microbianas, bacterianas e parasitárias do corpo.
É especialmente útil no tratamento de algumas partes vulneráveis do corpo, como o intestino.
Embora a árvore de eucalipto possa oferecer muitos benefícios, ela precisa ser usada com cuidado. Tenha em mente que o óleo de eucalipto deve ser diluído antes de ser usado topicamente. Além disso, o óleo de eucalipto pode ser tóxico quando tomado internamente.
Portanto, não deve ser consumido sem diluição ou sem supervisão médica. Também é uma boa ideia evitar o uso de óleo de eucalipto em crianças ou mulheres grávidas ou em amamentação.