Os 20 Principais Sintomas de Câncer de Adrenal que não devemos ignorar. Além disso, o Câncer de Adrenal é uma dessas condições que é difícil de detectar precocemente. Começa em glândulas pequenas chamadas glândulas adrenais. Você tem duas glândulas adrenais, uma em cima de cada rim, e você pode obter um tumor em um ou em ambos.
Seu primeiro sinal de que algo não está certo pode ser uma dor na barriga ou uma sensação de plenitude. Ou você pode obter sintomas que sugerem que algo está fora de ataque com seus hormônios, como um aumento de peso surpreendente. Às vezes, quando você notar sintomas, o tumor pode ser grande. Mas muitos tratamentos, de drogas para cirurgia, podem repelir contra o Câncer de Adrenal.
Para algumas pessoas, uma operação para remover o tumor cura a doença. Se o câncer retornar, seu médico possui outros métodos que você pode tentar, que o mantenham em cheque. Converse com seu médico sobre suas opções de tratamento.
E não hesite em obter ajuda das pessoas que você ama. Eles são membros-chave do seu time. Os amigos e a família podem desempenhar um enorme papel em dar-lhe apoio enquanto você gerencia a sua saúde.
O Câncer de Adrenal faz parte de um grupo de doenças chamadas tumores neuroendócrinos, ou NETs. Estes podem formar-se em glândulas diferentes em todo o seu corpo. Se você tem Câncer de Adrenal, às vezes seu tumor começa na camada externa de suas glândulas supra-renais, que seu médico pode se referir como o córtex. O Câncer de Adrenal também pode começar com um tumor que cresce na parte do meio, chamado medula. Pode acontecer em uma ou ambas as glândulas adrenais.
Estas glândulas produzem hormônios, produtos químicos que ajudam a controlar o funcionamento do seu corpo. Eles afetam coisas como crescimento de cabelo, pressão sanguínea, seu desejo sexual e até mesmo como você lida com o estresse.
Quando você tem Câncer de Adrenal, você pode notar mudanças nessas áreas. Muitos tumores adrenais realmente fazem hormônios próprios. Isso é chamado de “tumor funcional”. Você pode notar sintomas como aumento súbito de peso ou rosto corado.
Causas de Câncer de Adrenal: Não está claro por que algumas pessoas conseguem esses tumores. Mas você pode estar em um risco maior se você tiver uma dessas doenças genéticas: Polipose adenomatosa familiar, Complexo de Carney, Neoplasia endócrina múltipla, Síndrome de Lynch, Síndrome de Li-Fraumeni e Síndrome de Beckwith-Wiedemann. Então, confira agora Os 20 Principais Sintomas de Câncer de Adrenal:
Sintomas de Câncer de Adrenal: maioria dos pacientes com Câncer de Adrenal terá sintomas, mas algumas pessoas também podem se sentir bem. Na verdade, alguns pacientes nem sabem ter Câncer de Adrenal até que seu médico encontre um tumor em uma tomografia computadorizada (CT) ou um outro tipo de teste de imagem feito por outro motivo.
Por exemplo, um médico pode solicitar uma tomografia computadorizada para um paciente com dor estomacal persistente, mas ele ou ela pode encontrar um tumor de Câncer de Adrenal.
Existem 3 tipos de tumores supra-renais cancerígenos: carcinomas corticos adrenais, neuroblastomas e alguns feocromocitomas. A maioria desses tumores causa uma sobreprodução de hormônios específicos, incluindo aldosterona, cortisol, estrogênio e testosterona.
É a superprodução desses hormônios que causam sintomas. A produção excessiva de hormônio pode levar a distúrbios endócrinos, como a síndrome de Cushing (de muito cortisol) e a puberdade precoce (de muita aldosterona).
Apesar de causar sintomas em algumas pessoas, é difícil detectar Câncer de Adrenal cedo e, muitas vezes, os tumores crescem muito e podem se metastatizar antes de serem encontrados.
No entanto, o Câncer de Adrenal é tipicamente diagnosticado anteriormente em crianças do que em adultos porque os sintomas podem ser mais facilmente reconhecíveis (por exemplo, puberdade precoce), uma vez que as crianças ainda estão em desenvolvimento. Os sintomas do Câncer de Adrenal dependem de uma variedade de fatores:
- O tipo de tumor que você possui
- Se o tumor está produzindo excessivamente hormônios
- Que tipo de hormônio está sendo super produzido
Se um tumor adrenal maligno causar demasiada aldosterona, os sintomas podem incluir:
- Sede excessiva
- Micção frequente
- Pressão alta
- Cãibras musculares
- Fraqueza
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os sintomas de um tumor adrenal canceroso que causa muito cortisol incluem:
- Depressão
- Hematomas fáceis
- Gordura atrás do pescoço e dos ombros
- Crescimento do cabelo no rosto, no peito e nas costas (nas mulheres)
- Períodos irregulares
- Fraqueza nas pernas
- Ganho de peso em torno do tórax e do estômago
Sintomas de Câncer de Adrenal que envolvem tumores que produzem excessivamente o estrogênio são:
- Crescimento do peito (em meninos)
- Puberdade precoce em meninas
- Menor desejo sexual e impotência (nos homens)
Os tumores adrenais que causam produção excessiva de testosterona incluem sintomas, tais como:
- Aprofundamento da voz
- Acne excessiva
- Crescimento excessivo de pêlos faciais e corporais
- Massa muscular aumentada
- Períodos irregulares
Além disso, alguns tumores adrenais são tão grandes que pressionam outros órgãos. Se um tumor pressiona órgãos e tecidos próximos, pode causar dor ou uma sensação de plenitude. Também é importante notar que algumas pessoas com Câncer de Adrenal não apresentam sintomas, por isso pode ser difícil de diagnosticar.
Se você tem algum dos sintomas de Câncer de Adrenal, fale com seu médico imediatamente. Seu médico pode diagnosticar Câncer de Adrenal usando tomografia computadorizada (TC) ou imagem de ressonância magnética (MRI). Quanto mais cedo o Câncer de Adrenal for encontrado, mais cedo você pode começar o tratamento para Câncer de Adrenal.
Diagnóstico de Câncer de Adrenal: Se você tem algum sintoma – ou tem uma doença genética que o coloca em risco de Câncer de Adrenal – seu médico pode solicitar testes para verificar se há tumor. Esses exames também podem mostrar o estágio do câncer e se espalham para outros órgãos. Os principais diagnóstico de Câncer de Adrenal incluem:
- Exame físico e histórico médico. O seu médico irá perguntar-lhe sobre os seus hábitos de saúde e quaisquer problemas passados.
- Exames de sangue e urina. Eles verificam se há sinais de que você faz muitos hormônios sexuais ou esteróides, como baixos níveis de potássio ou altos níveis de cortisol ou estrogênio.
- Testes de imagem. Seu médico pode dar-lhe varreduras para ver se você tem um tumor ou células cancerosas. Estes incluem raios-X, tomografia computadorizada, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética e tomografia por emissão de positrons (PET), o que também pode indicar se o Câncer de Adrenal se espalhou.
- Laparoscopia. Seu médico pode inserir um tubo muito fino em seu corpo com uma pequena câmera de vídeo anexada ao final. Isso mostra lugares onde seu câncer pode estar crescendo.
- Biopsia. Com uma agulha, seu médico pode tomar uma pequena amostra de tecido para testar no microscópio para ver se você tem câncer.
Tratamentos de Câncer de Adrenal: Seu médico apresentará um plano de tratamento baseado no Câncer de Adrenal e sua saúde geral. Os principais tratamentos de Câncer de Adrenal incluem:
Cirurgia: Esta é a única opção que pode ser capaz de curá-lo. O seu médico pode remover uma ou ambas as glândulas adrenais. Se o Câncer de Adrenal se espalhou, ele também pode precisar retirar os linfonodos próximos – glândulas pequenas que fazem parte do seu sistema imunológico, a defesa do seu corpo contra germes.
Radiação: Este tratamento pode matar células cancerosas ou evitar que seu tumor cresça. Às vezes, é feito depois de ter feito uma cirurgia. O seu médico pode irradiar radiação para o seu corpo através de uma máquina externa, colocar sementes radioativas próximas do tumor ou inserir uma cápsula ou fio radioativo selado nele.
Medicamentos: Os médicos geralmente prescrevem um medicamento chamado mitotano (Lysodren), que bloqueia a glândula adrenal na produção de hormônios. Também destrói células cancerosas.
O seu médico pode recomendar este medicamento após a cirurgia, se houver um risco de retorno de Câncer de Adrenal. Você também pode obter medicamentos de quimioterapia que atravessam todo o seu corpo para matar células cancerosas, mas também podem prejudicar células saudáveis.
Os medicamentos para terapia direta procuram e matam células cancerosas sem prejudicar as boas. Além disso, medicamentos chamados de produtos biológicos podem ajudar o seu sistema imunológico a combater o câncer. As drogas hormonais podem equilibrar, diminuir ou substituir os níveis hormonais que foram afetados pelo seu tumor.
Ablação de tumores: É um método que usa calor ou frio para matar células cancerosas se seu tumor se espalhou ou retornou, ou se você está muito doente para a cirurgia. Isso pode aliviar seus sintomas e dar-lhe uma melhor qualidade de vida. Seja qual for o tratamento que você escolher, certifique-se de que você tende às suas emoções, bem como ao seu corpo.
Seu médico pode sugerir grupos de apoio perto de você que possam lhe dar a chance de conversar com outras pessoas que estão passando pelas mesmas coisas que você é. Eles podem lhe dar dicas práticas e conselhos sobre como manter-se positivo enquanto você obtém os cuidados que você precisa.