A deficiência de niacina é uma condição que ocorre quando uma pessoa não ingere o suficiente ou não consegue absorver a niacina ou seu precursor de aminoácidos, o triptofano. No brasil, a deficiência de niacina é extremamente rara.
No entanto, tem havido surtos de deficiência de niacina em áreas do mundo onde os alimentos são escassos.
A niacina também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico, a niacina é uma das oito vitaminas B. Como todas as vitaminas B, a niacina desempenha um papel na conversão de carboidratos em glicose, no metabolismo de gorduras e proteínas e na manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso.
A niacina também ajuda o corpo a produzir hormônios relacionados ao sexo e ao estresse e melhora a circulação e os níveis de colesterol .
O triptofano é um dos aminoácidos que compõem as proteínas. Seu fígado pode converter o triptofano de alimentos ricos em proteínas, como carnes e leite, em niacina.
Sintomas de deficiência de niacina
A deficiência de niacina grave, chamada pelagra, pode causar sintomas relacionados à pele , ao sistema digestivo e ao sistema nervoso. Eles incluem:
- erupção cutânea pigmentada espessa e escamosa na pele exposta à luz solar
- boca inchada e língua vermelha brilhante
- vômito e diarréia
- dor de cabeça
- apatia
- fadiga
- depressão
- desorientaçao
- perda de memória
Se não for tratada, a pelagra pode levar à morte. A pelagra pode ser reversível com suplementação de niacina prescrita sob a supervisão do seu médico.
A pelagra é rara no brasil. A maioria das pessoas obtém a quantidade recomendada de niacina nos alimentos que comem todos os dias.
Causas da deficiência de niacina
A niacina é necessária para muitas funções corporais vitais. Assim, você deve consumir uma quantidade adequada ou tomar um suplemento.
A deficiência de niacina normalmente acontece devido a maus hábitos alimentares, como o menor consumo de frutas e legumes.
A deficiência de niacina é um problema muito sério, e deve ser tratado com alimentos naturais ou suplementos alimentares.
Outras coisas que podem causar deficiência de niacina incluem:
- Carne gorda de porco, milho e melaço como um alimento básico;
- Maus hábitos alimentares;
- Diarreia crônica;
- Mal absorção;
- Tuberculose;
- Alcoolismo;
- Antibióticos;
- Luz solar e trabalho pesado
Doenças causadas pela deficiência de niacina
1. Pelagra
A pelagra é uma doença provocada pela falta de niacina na dieta. A diminuição da ingestão de niacina ou triptofano podem causar a pelagra.
2. Retarda o Metabolismo
A deficiência de niacina leve pode diminuir o metabolismo do corpo. Isso reduz a tolerância contra o frio e é um importante fator que leva à obesidade.
3. Problemas de Pele
A deficiência de niacina pode causar inflamação da pele, que se torna vermelha, dura, escamosa, com rachadura dolorosa e coceira.
Também incha e desenvolve bolhas nas fases posteriores. O sangramento pode ocorrer nas crostas enegrecidas.
Em seguida, a pele se torna espessa e hiper-pigmentadas. Isto é observado principalmente na parte traseira das mãos.
4. Problemas Psiquiátricos
A deficiência de niacina pode provocar irritabilidade, apatia, depressão, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, agitação, ansiedade, tremor, fadiga, inquietação, dor de cabeça, confusão, desorientação e psicose.
5. Gastrointestinal
A Diarreia é observada em 50% das pessoas com deficiência de niacina. Esta deficiência também pode causar falta de apetite, dor abdominal, náuseas e vômitos e pode levar à dificuldade em comer e beber.
6. Lesões
As lesões, também conhecido como o colar de casal, podem ser vistas em qualquer parte do corpo das pessoas que sofrem de deficiência de niacina.
Elas geralmente ocorrem na parte inferior das pernas, pés, face, mãos, braços e pescoço. As feridas e descamação podem ser visto nos lábios, língua e gengivas.
7. Glossite
A deficiência de niacina pode dar-lhe uma descoloração vermelho escuro na língua conhecida como glossite.
Isto faz com que a língua fique com vermelhidão e provoque dor na boca. As úlceras devido à deficiência de niacina pode começar debaixo da língua ou no lábio inferior e se espalhar ao longo de toda a boca.
Se não for tratada, estas úlceras podem começar a sangrar e causar dor.
8. Demência
A demência ocorre em conjunto com vários sintomas. Ela pode causar a perda da função cerebral devido a doenças causadas pela deficiência de niacina. Ele também destrói o pensamento, linguagem, julgamento, memória e comportamento.
Tratamentos para deficiência de niacina
A dose diária recomendada (RDA) de niacina é de 16 miligramas por dia para homens e 14 miligramas por dia para mulheres. Os alimentos ricos em niacina incluem:
- carne vermelha,
- peixe,
- aves,
- pães e
- cereais fortificados
- e massas e
- amendoins enriquecidos.
Se você não ingere muitos alimentos ricos em niacina ou se tem um problema de saúde que afeta a absorção de niacina ou triptofano, fale com seu médico. Suplementos de niacina ou suplementos multivitamínicos/minerais , que geralmente contêm pelo menos 20 miligramas de niacina, podem ajudar a prevenir a deficiência de niacina.
Suplementos de niacina, como ácido nicotínico ou nicotinamida, ajudam a tratar e prevenir a deficiência de niacina. Sob a supervisão de um médico, altas doses de niacina ou ácido nicotínico vendidos sem receita ou sob prescrição médica podem ser usadas para tratar o colesterol alto, incluindo triglicerídeos elevados.
O efeito colateral mais comum da suplementação de niacina incluem:
- náuseas,
- vômitos,
- prurido,
- urticária,
- enzimas hepáticas anormalmente elevadas e
- prisão de ventre.
No entanto, muito ácido nicotínico ou niacina pode ser prejudicial. Evite tomar mais do que o seu médico prescreve ou recomenda. Se você estiver tomando doses superiores a 100 miligramas por dia, os médicos recomendam testes periódicos de função hepática .
Se você tem histórico de gota, deve ter cuidado com a quantidade de niacina que consome, pois ela também eleva a concentração sérica de ácido úrico.