Os Alimentos Para Acabar de Vez com o Inchaço são ideais para acelerar o processo de emagrecimento. Além disso, é muito comum se sentir desconfortável por conta do inchaço principalmente abdominal- após consumir alguns tipos de alimentos.
Também conhecido como edema, esse problema é resultado do aumento de líquido no espaço entre as células do corpo, o que faz com que elas fiquem mais afastadas umas das outras, prejudicando o transporte dos nutrientes (por ter que percorrer uma distância maior).
O inchaço se torna preocupante quando é permanente, já que, nesse caso, pode ser sintoma de algum outro problema, sendo necessário consultar um médico e investigar as causas. O edema pode ser generalizado ou localizado.
Na ausência de doenças específicas, pode ocorrer na região abdominal, nas pernas e nos pés com maior prevalência. Nas mulheres, no período da TPM (tensão pré-menstrual), a ação dos hormônios pode gerar acúmulo de líquidos, principalmente na região da barriga e dos seios. Além disso, confira Os 21 Alimentos Para Acabar de Vez com o Inchaço:
Abacaxi: Optar por essa fruta nos dias em que o estômago pesa é a melhor opção. Isso acontece porque o Abacaxi tem muito bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. Além disso, dispõe de boa quantidade de fibras solúveis, outras aliadas do processo digestivo.
Abobrinha: Apresenta elevado teor de vitamina B1, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e atuando como um poderoso diurético. Perfeito para quem quer emagrecer: deliciosa, barata e com ação anti-inchaço!
Alcachofra: Contém cinarina, que tem ação diurética e auxilia na eliminação de ureia e de substância tóxicas decorrentes do metabolismo celular, promovendo uma verdadeira limpeza no sangue. O ideal é consumir 1 unidade, duas vezes por semana.
Aspargo: É considerado um alimento diurético, ajudando o organismo a eliminar toxinas pela urina. A ingestão regular desse alimento também auxilia no controle da glicemia e na produção de insulina.
Banana: A fruta possui elevadas proporções de minerais como Potássio, Ferro e Cálcio; é alcalina, neutralizando a ação de ácidos no organismo; contém vitaminas B1 e B5, que ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo; e Vitamina C, que dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos.
Batata: Uma Batata tem, em média, 751mg de Potássio, substância que baixa o nível de sódio. Já uma Batata-doce de tamanho médio apresenta mais de 540mg, além de ter o antioxidante betacaroteno.
Cenoura: Boa fonte de minerais, como Cálcio, Potássio, Zinco e Selênio, além de Vitamina C e Vitamina E, ela também é rica em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.
Chá de Erva-Doce: É rico em celulose, Cálcio, Fósforo e vitaminas do complexo B. Tem ações diurética, digestiva, coagulante, cicatrizante e estimulante. Consuma de 2 a 3 xícaras(de 400 a 600ml) ao dia. Grávidas e pessoas com úlcera duodenal ou gástrica, refluxo esofágico e colites (inflamação no intestino grosso) devem evitar.
Chá de Espinheira-Santa: Fonte de carotenoide, taninos, terpenos e flavonoide, têm ações adstringente, cicatrizante, antisséptica, anti-inflamatória e antioxidante. Pode ser consumido até 5 xícara (1 litro) por dia. É contra-indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças e pessoas que apresentam hipersensibilidade á erva.
Chá de Folhas de Amora: Tem poder anti-inflamatório, adstringente, antioxidante, cicatrizante, expectorante, emoliente e diurético. O ideal é consumir até 2 xícaras (400 ml) por dia. Contraindicações: diabéticos, gestantes, lactantes e crianças.
Chá de Hortelã: Não é à toa que a Hortelã é usada como aroma em cremes dentais e balas. Conhecida pelo sabor marcante possui propriedades antisséptica, expectorante, antioxidante e antiviral. Além disso, atua no alívio das dores e das inflamações dentárias.
Os benefícios proporcionados pelo seu chá são muitos! Além de contar com aroma e sabor agradáveis, a erva apresenta uma leve ação termogênica, ou seja, é capaz de aumentar a temperatura corporal, de modo a auxiliar na queima das calorias extras. Mas a bebida é contraindicada para gestantes e mulheres em fase de lactação.
Chuchu: Por possuir bastante água em sua composição, o legume tem poder diurético. Consuma ½ xícara (chá) de Chuchu cozido por dia.
Jabuticaba: A vantagem da fruta é a existência de antocianina, um pigmento que ajuda na saúde do coração e elimina as toxinas do organismo, diminuindo a retenção de líquido. Ela é pouca calórica e tem sabor doce.
Louro: Além de dar aquele sabor aos pratos, esse tempero é muito utilizado para fabricação de remédios caseiros. Em forma de chá, ele é bastante usado como diurético e também estimula a saída de toxinas pelo suor. Contraindicação: gestantes.
Melancia: A concentração de água presente na Melancia ajuda a saciar e limpar (com ação diurética) o organismo. Aliada ás baixas calorias, a fruta contribui para a perda de peso.
Melão: Com grande quantidade de fibras, o Melão tem alto teor de água. Combinado com ação do Potássio e levemente laxativa do Magnésio, contribui para o bom funcionamento intestinal.
Óleo de Prímula: É extraído de prímula e atua principalmente, combatendo os sintomas da TPM e evitando a irritabilidade, o inchaço, a dor nos seios e no abdômen.
Pepino: Muito usado em saladas, o Pepino é ótimo para quem quer emagrecer, pois além de ser leve, esse vegetal tem fibras que saciam a fome por um longo tempo. De quebra, facilitam o trânsito intestinal.
Romã: A casca de fruta concentra mais vitaminas, do tipo Vitamina A, B, e Vitamina C, além de nutrientes como Potássio e fibras. Isso significa que ela tem poder antioxidante, laxativo e de regulação de sódio. Basta 1 unidade por dia para ajudar a desinchar.
Tangerina: Contém, principalmente, Fósforo, Ferro e Vitamina C, que favorecem o desenvolvimento dos ossos, tonificam as articulações e fortalecem o sistema imunológico. Na dieta, os benefícios da fruta ficam por conta do seu poder diurético e do teor de fibras. Consuma 1 unidade por dia.
Tomate: É uma boa fonte de Potássio, de fibras e de Vitamina A e C. Além de ajudar no funcionamento do organismo e na prevenção de alguns tipos de câncer, o fruto auxilia na eliminação do bolo fecal e do sódio. O ideal é consumir 100g por dia. Exagere nas refeições pode contribuir para o inchaço, pois sobrecarrega o trato gastrointestinal e dificulta a digestão.
Mastigue Bem!
Com a correia do o dia, muitas pessoas não têm tempo de parar e ter um momento destinado somente á alimentação, o que faz com que entre um compromisso e outro, as refeições sejam feitas cada vez mais rápidas. Porém comer de forma acelerada pode causar má digestão e, conseqüentemente, provocar inchaço abdominal.
A mastigação é indispensável e, portanto, comer depressa faz com que a pessoa não mastigue direito os alimentos atrapalhando a digestão. Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, causando o inchaço.