25 benefícios da cebola para saúde: como usar (com receitas). além disso, As Cebolas possuem a classificação científica de Allium cep, também contêm uma série de compostos antioxidantes que são muito eficazes na neutralização dos radicais livres presentes no corpo humano.
Elas têm sido utilizados por milênios por seres humanos com fins medicinais. A Cebola foram uma das plantas básicas na dieta de seres humanos por mais de 7.000 anos, e durante grande parte desse tempo, elas foram realmente cultivados.
Ainda existem espécies selvagens em certas regiões da Ásia, mas na maior parte, as Cebolas são uma planta cultivada globalmente. Ao longo da história, elas foram adoradas por certas culturas, como os egípcios, que as enterravam com seu faraó. Este fascínio com as Cebolas poderia ter decorrido de sua versatilidade e disponibilidade.
As propriedades antibacterianas da cebola incluem extensas aplicações antifúngicas, que o tornaram um nome familiar em alívio antifúngico. A Cebola pode ser cultivada em solo bem drenado e úmido. Você pode até cultivá-las em seu próprio quintal ou jardim para colher seus benefícios para a saúde .
Valor nutricional da cebola
A cebola é um alimento altamente nutritivo que pode contribuir para uma alimentação saudável. Juntamente com outros vegetais relacionados, como alho, alho-poró e cebolinha, a cebola contém flavonóides, glutationa, compostos de selênio, vitamina E e vitamina C, que contribuem para as propriedades antioxidantes do vegetal.
Aqui estão as informações nutricionais de uma cebola média:
- Calorias totais: 44
- Gordura total: 0 gramas (g)
- Colesterol: 0 miligramas (mg)
- Carboidratos: 10 g
- Fibra alimentar: 2 g
- Açúcares totais: 5 g
- Proteína: 1g
- Cálcio: 2 mg
- Sódio: 4 mg
- Ferro: 1mg
- Vitamina D: 10 microgramas (mcg)
Benefícios da Cebola para saúde
A seguir veja os principais benefícios da cebola para saúde.
1. Ajudar a controlar o diabetes
A cebola contêm cromo , que é um mineral relativamente incomum encontrado naturalmente nos alimentos. Além disso, O cromo ajuda o corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue e garante uma liberação lenta e gradual de glicose para os músculos e células do corpo.
Um estudo descobriu-se que o sumo de cebola, quando administrado a pessoas com diabetes juntamente com a alimentação, ajudou a controlar eficazmente a hiperglicemia (nível elevado de açúcar no sangue). Portanto, comê-los pode ajudar a modular os níveis de açúcar no sangue.
2. Ajuda a tratar a tosse
Consumir uma mistura do suco de cebola e mel pode aliviar dores de garganta e sintomas de tosse.
3. Pode aumentar o desejo sexual
Estudos mostraram que as cebolas aumentam o desejo por uma vida sexual saudável. Uma colher de sopa de suco de cebola junto com uma colher de suco de gengibre , tomada três vezes ao dia, pode aumentar a libido e o desejo sexual.
4. Pode tratar anemia
Mesmo as condições anêmicas podem ser melhoradas comendo cebola junto com açúcar mascavo e água, porque isso aumenta o conteúdo mineral do corpo, especialmente o ferro, que é uma parte essencial da produção de novos glóbulos vermelhos. Portanto, a anemia, também conhecida como deficiência de ferro, pode ser prevenida incluindo a cebola na dieta. [15]
5. Pode aliviar dores de estômago
A cebola têm propriedades potencialmente antiinflamatórias e antibacterianas que podem aliviar dores de estômago e síndromes gástricas relacionadas. Isso se deve às saponinas encontradas neles. Estas saponinas têm capacidades antiespasmódicas, que garantem que os distúrbios estomacais não continuem e que os seus intestinos estejam limpos e funcionando suavemente.
6. Pode tratar distúrbios urinários
Para aqueles que sofrem de sensação de queimação ao urinar, a cebola pode proporcionar um alívio considerável. Pessoas que sofrem desta condição devem beber água fervida com 6 a 7 gramas de cebola.
Estudos realizados mostraram que as cebolas são usadas há muito tempo para reduzir o risco de várias doenças, como tosse persistente e resfriado. Os médicos consideram esta forma de planta um remédio caseiro perfeito para aliviar vários distúrbios e doenças metabólicas.
7. Pode aliviar a asma
Estudos médicos revelaram que estes compostos sulfúricos interrompem as formações de cadeias bioquímicas que possivelmente levam a condições asmáticas. O conteúdo sulfúrico da cebola pode facilitar o derretimento do catarro em um paciente que sofre de tosse intensa.
O suco de cebola fresca é recomendado para pacientes que perderam a consciência, devido ao seu aroma e qualidades inalantes, que podem induzir vigor e energia imediatos.
8. Rico em compostos antioxidantes
As cebolas são ricas em compostos vegetais, incluindo flavonóides, que têm efeito protetor e antiinflamatório. Quando consumidos regularmente e em quantidade suficiente, estes compostos podem ajudar a proteger contra doenças crónicas como o cancro e a diabetes.
Na verdade, a cebola contém mais de 25 flavonóides diferentes e é uma das fontes mais ricas da nossa dieta.
9. Contém compostos anticancerígenos
As cebolas também contêm compostos contendo enxofre, que demonstraram ser protetores contra certos tipos de câncer. Alguns estudos sugerem que as pessoas que seguem uma dieta rica em vegetais allium, como a cebola, têm um risco menor de certos tipos de câncer, incluindo o câncer colorretal.
Embora as evidências pareçam promissoras, são necessários ensaios clínicos para compreender completamente como as cebolas podem contribuir para esta proteção.
10. Propriedades antibacterianos
A cebola têm sido usados na medicina popular para o alívio de tosses, resfriados e catarro há décadas e agora estudos apoiam o fato de que as cebolas têm propriedades antibacterianas valiosas. Essas propriedades são eficazes contra E.coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus (MRSA).
Além do mais, são as cebolas armazenadas mais antigas que parecem mais potentes. Devemos agradecer aqui a um flavonóide protetor chamado quercetina , pois tem o poder de inibir o crescimento do Helicobacter pylori e do Staphylococcus aureus resistente à meticilina.
11. Apoiar a saúde do coração
A quercetina também tem um efeito antiinflamatório protetor e acredita-se que isso, junto com outros compostos benéficos da cebola, possa contribuir para as propriedades benéficas do coração do vegetal. As cebolas vermelhas têm duas vezes mais quercetina que as cebolas brancas e surpreendentes 14 vezes mais quercetina no alho.
Estudos sugerem que comer cebola pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial , controlando os níveis de colesterol e reduzindo a inflamação .
12. Ajuda a ter um intestino saudável
A cebola é uma fonte natural de prebióticos, necessários para uma saúde intestinal ideal. Os prebióticos são fibras não digeríveis que servem de alimento para as bactérias intestinais benéficas, promovendo o seu crescimento e estimulando o equilíbrio da flora intestinal.
Especificamente, as cebolas contêm a inulina prebiótica, que ajuda a estimular o crescimento de bactérias saudáveis. 4 As evidências sugerem que a alicina, um composto encontrado na cebola, também pode ajudar a manter um intestino saudável, mas são necessários mais dados humanos de qualidade para confirmar isto. 5
13. Pode beneficiar sua saúde ocular
As cebolas também são úteis para apoiar a boa saúde ocular. São ricos em enxofre, importante para a produção de glutationa, um dos antioxidantes mais potentes do corpo.
Este antioxidante, em particular, é necessário para a saúde dos olhos, ajudando a prevenir a degeneração macular relacionada com a idade, a catarata e o glaucoma. Portanto, incorporar cebolas na sua dieta pode potencialmente apoiar e manter uma boa saúde ocular.
14. Age como um repelente de insetos
Você pode aplicar suco de cebola para reduzir a dor causada pelas picadas de abelha. Suco ou pasta de cebola fresca pode ser usado para aplicações externas em picadas de insetos e escorpiões.
O cheiro da cebola também pode fazer com que os insetos fujam, por isso podem ser usadas como repelentes de insetos e também como forma de tratamento contra picadas.
15. Ajuda a aliviar dores de ouvido
Algumas gotas de suco de cebola podem ser imensamente benéficas para pessoas que sofrem de dor de ouvido aguda. O zumbido no ouvido pode ser curado aplicando suco de cebola em um pedaço de algodão.
16. Ajudar nos cuidados com a pele
Diz-se que o suco de cebola misturado com mel ou azeite é o melhor método para tratar sintomas ou sinais de acne. além disso, também é de natureza potencialmente anti-inflamatória, de modo que os compostos ativos podem reduzir a vermelhidão e o inchaço comumente associados a doenças de pele como acne.
As cebolas também ajudam a reduzir a dor e a inflamação associadas a doenças como gota e artrite.
17. Melhora a saúde óssea
A inclusão de cebola na dieta está associada à melhoria da densidade óssea. Isto pode ser devido às suas propriedades antioxidantes protetoras, que reduzem o estresse oxidativo e parecem reduzir a perda óssea.
Um estudo que analisou o efeito em mulheres na pré e pós-menopausa relatou que o consumo frequente de cebola diminuiu o risco de fratura de quadril. Um estudo adicional com mulheres de meia idade mostrou que o consumo de suco de cebola reduziu a perda óssea e melhorou a densidade óssea.
18. Pode apoiar o sistema respiratório
Potencialmente útil para doenças como asma e bronquite, vários estudos sugerem que os compostos da cebola podem relaxar o músculo liso das vias respiratórias, melhorar a asma alérgica e reduzir a inflamação nos pulmões.
19. Pode ajudar no controle de peso
Vários estudos em animais e ensaios clínicos relataram que a cebola pode ser eficaz na prevenção e tratamento da obesidade. Um estudo avaliou o efeito de uma porção de 9g de cebola em pó por dia durante 12 semanas e relatou que a cebola em pó (e potencialmente seu conteúdo de quercetina) pode reduzir o risco de obesidade e melhorar a função hepática.
Da mesma forma, um extrato de cebola cozida no vapor pareceu reduzir a gordura corporal total e, mais notavelmente, a gordura visceral abdominal, em um grupo de pessoas com sobrepeso.
20. Fortalece o sistema imunológico
As cebolas contêm vitamina C e fitoquímicos que aumentam a eficácia da vitamina C em seu corpo. O que isso significa? Um sistema imunológico mais saudável e eficaz , é isso.
21. Para alivia o estresse
A quercetina não pára por aí. Também ajuda a proteger seu corpo contra o estresse. Quando você está estressado seu corpo produz cortisol.
Enquanto o cortisol é totalmente normal, muito disso pode danificar o tecido muscular e causar quebras de proteínas no corpo. É aí que as cebolas ricas em quercetina entram. Em tempos de estresse prolongado, a quercetina retém a enzima necessária para a liberação de cortisol.
Na próxima vez que você tiver um prazo estressante para se encontrar no trabalho, traga algumas cebolas cruas para lutar!
22. Reduz o Colesterol
A cebola cru também promove a produção de HDL que é o colesterol bom que você precisa para se manter saudável.
23. Diminui as dores nas articulações
As cebolas possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam as pessoas que sofrem de dor nas articulações e artrite.
Mas os benefícios de betalain não se limitam a aqueles com articulações inchadas; Toda doença está enraizada na inflamação crônica e, portanto, todos devem procurar alimentos com propriedades anti-inflamatórias.
24. Controla a pressão sanguínea
O enxofre nas cebolas atua como um diluente de sangue natural e evita que as plaquetas sanguíneas se coletem. Isso é bom para reduzir a pressão arterial e prevenir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, porque você é mais suscetível se as plaquetas sangrentas obstruem.
E lembre-se da quercetina? Claro que você faz. Bem, também ajuda a prevenir o acúmulo de placa nas artérias, o que também é bom para prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Outros benefícios da cebola para saúde
Como usar a cebola
A cebola, muito mais do que um tempero básico, é um verdadeiro presente da natureza, repleto de nutrientes e benefícios para a saúde. Mas como incluir essa aliada poderosa no seu dia a dia de forma saborosa e prática? Calma, meu caro apreciador da culinária, pois este guia completo vai te mostrar os segredos para transformar a cebola na estrela da sua dieta!
A cebola é um ingrediente camaleão na cozinha, se adaptando a diversos pratos e estilos culinários. Descubra como ela pode incrementar suas refeições:
Saladas:
Fatiada fina ou em cubos, a cebola crua aporta sabor, textura e crocância às saladas, combinando perfeitamente com folhas verdes, tomates, pepino, queijo feta e um vinagrete temperado.
Sanduíches:
Uma fatia fina de cebola crua eleva o sabor de sanduíches de carne, frango, atum ou queijo, proporcionando um toque refrescante e suculento.
Molhos e Marinadas:
A cebola crua picada é a base para molhos saborosos que acompanham saladas, carnes e legumes. Experimente misturá-la com ervas frescas, especiarias, azeite de oliva e um toque de limão para um sabor irresistível.
Dip de Cebola:
Uma opção leve e saudável para aperitivos, o dip de cebola é feito com cebola crua picada, creme de leite, iogurte grego ou maionese, temperada com ervas frescas e especiarias. Sirva com chips de batata, tortilhas ou crudités de legumes para uma explosão de sabor.
Refogados:
A cebola refogada é a base de diversos pratos, como sopas, ensopados, molhos e refogados. Refogue-a com alho, azeite de oliva e seus temperos favoritos para realçar o sabor dos pratos.
Sopas e Cremes:
A cebola cozida é essencial para dar sabor e textura a sopas e cremes. Experimente usá-la em sopas de legumes, frango, carne ou até mesmo sopas cremosas de batata.
Legumes Salteados:
A cebola salteada em azeite de oliva com alho e seus legumes favoritos cria um acompanhamento saboroso e nutritivo para qualquer refeição.
Carnes e Aves:
A cebola caramelizada, cozida lentamente em fogo baixo até dourar e ficar macia, agrega um toque adocicado e irresistível a carnes assadas, grelhadas ou refogadas.
Tortas e Quiches:
A cebola picada pode ser incorporada ao recheio de tortas e quiches, proporcionando sabor e textura. Experimente combiná-la com queijo, bacon, frango ou legumes para um resultado delicioso.
Omeletes e Frittatas:
A cebola picada ou fatiada fina é um ingrediente versátil para omeletes e frittatas, adicionando sabor e nutrição ao café da manhã ou brunch.
Pães e Bolos:
A cebola ralada pode ser usada em receitas de pães e bolos, conferindo um sabor levemente adocicado e úmido à massa.
Chutneys e Conservas:
A cebola caramelizada pode ser a base para chutneys saborosos que acompanham carnes, queijos ou sanduíches. Experimente combiná-la com especiarias indianas, vinagre balsâmico ou frutas secas.
Como fazer chá de cebola
O chá de cebola, feito a partir da infusão de cascas ou da própria cebola picada, é uma bebida natural com diversas propriedades medicinais e benefícios para a saúde.
Devido à sua riqueza em compostos bioativos como flavonoides, quercetina, antocianinas e enxofre, o chá de cebola oferece uma série de vantagens para o nosso organismo, como:
Ingredientes:
- 1 a 2 colheres de sopa de cascas de cebola desidratadas ou cebola picada
- 250ml de água
- Opcional: mel, limão ou gengibre a gosto
Modo de Preparo:
- Em uma panela, coloque a água e as cascas de cebola ou a cebola picada.
- Leve para ferver e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo baixo.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o chá abafar por 10 minutos.
- Coe o chá e adicione mel, limão ou gengibre a gosto, se desejar.
Dicas para Consumir o Chá de Cebola:
- Beba o chá de cebola fresco, de preferência sem adoçar.
- Consuma 2 a 3 xícaras de chá de cebola por dia.
- O chá de cebola pode ser armazenado na geladeira por até 2 dias.
Efeito colaterais da cebola
Alguns dos possíveis efeitos colaterais da cebola incluem:
Ardência nos olhos: ao cortar a cebola, é liberado um gás que pode causar irritação nos olhos e fazer com que lacrimejem.
Problemas digestivos: o consumo excessivo de cebola pode causar gases, distensão abdominal, azia e desconforto estomacal em algumas pessoas.
Alergias: algumas pessoas podem ser alérgicas à cebola e desenvolver sintomas como coceira, inchaço e erupções na pele.
Interações medicamentosas: a cebola pode interferir na eficácia de certos medicamentos, principalmente os anticoagulantes, por isso é importante consultar um médico antes de consumir em grandes quantidades.
Aftas: o consumo de cebola crua em excesso pode irritar a mucosa oral e desencadear o aparecimento de aftas.
É importante lembrar que esses efeitos colaterais geralmente ocorrem em casos de consumo excessivo, por isso é importante consumir a cebola com moderação. Se você tiver alguma reação adversa após consumir cebola, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde.