O Cacau é o fruto da árvore do cacaueiro, originário da Amazônia e é considerado um alimento funcional, pois além de desempenhar funções nutricionais, quando consumido de forma regular e moderada, traz benefícios à saúde.
Os benefícios do Cacau provém do poderoso conjunto de substâncias, vitaminas e sais minerais presentes em sua composição.
O Cacau é um alimento saudável para o sistema cardiovascular, pois contêm polifenóis, que tem sido provado ser bastante benéfico para a boa saúde do coração.
A pesquisa indica que os polifenóis, como encontrado no Cacau, pode reduzir a pressão arterial. Além disso, O Cacau é uma excelente fonte de magnésio.
Este é outro nutriente que promove a boa saúde do coração.
Magnésio aumenta a força do coração e melhora a sua condição. Isto ajuda a assegurar que o coração continua a bombear eficazmente o sangue.
O magnésio também diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos. Este, por sua vez, reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames.
Benéficos do Cacau para saúde
- Pressão Sanguínea;
- Controlando o Colesterol;
- Trate Eficazmente o Diabetes;
- Trate a Asma Naturalmente:
- Promover a Cicatrização de Feridas;
- Eficaz Para Perda de Peso.
Valores Nutricionais do Cacau
- Em formação % DV;
- Calorias 821 kJ – 10%;
- Proteína 17 g – 34%;
- Fibra dietética 29 g;
- Riboflavina 0,2 mg;
- Niacina 2 mg – 9%;
- Gordura;
- Cálcio 110 mg;
- Ferro 12 mg;
- Magnésio 429 mg;
Prevenir a Obesidade:
Um estudo mostrou os potenciais benefícios do Cacau na prevenção da obesidade induzida por dieta rica em gordura.
Sua ingestão ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos.
Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.
Para Melhorar a Pressão Sanguínea;
Muitos estudos demonstraram que o Cacau cru é capaz de controlar o nível de pressão arterial devido ao antioxidante contido no Cacau que promove a produção de óxido nítrico.
Esta substância é essencial para relaxar o vaso sanguíneo, de modo que o coração não é forçado a trabalhar muito e a pressão arterial pode ser controlada.
Para a Estética:
O cacau contêm Algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e as Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, a polpa do cacau se tornou uma grande aliada da indústria da beleza.
O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promovem a hidratação e oxigenação da pele.
O ácido presente na polpa do cacau realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas.
Para Melhorar o Humor:
O consumo de Cacau mostrou efeitos semelhantes aos antidepressivos em certos processos fisiológicos.
Estudos demonstraram que os flavonóis de Cacau ajudam a melhorar o humor, combater a depressão e promover atividades cognitivas aprimoradas durante o esforço mental persistente.
A presença da feniletilamina neuroquímica também ajuda a melhorar os sentimentos de contentamento e a promover os efeitos afrodisíacos.
Para Controlar o Colesterol;
O efeito hipocolesterolêmico causado pelo Cacau tem um efeito significativo na redução do nível de colesterol ao aumentar a produção de HDL e, ao mesmo tempo, reduzir a produção de LDL que poderia causar alguns problemas graves do problema do coração até o acúmulo de coágulo sanguíneo na artéria.
Cacau é uma excelente fonte de Antioxidantes:
O Cacau contém a maior concentração de antioxidantes de qualquer alimento. Os antioxidantes ajudam a apoiar o seu sistema imunológico, podem prevenir câncer e doenças do coração, e retardar o processo de envelhecimento.
Para Tratar o Diabete;
Além do hipocolesterolêmico, o Cacau também possui efeitos hiperglicêmicos que afetam a regulação do açúcar na corrente sanguínea.
O Cacau pode melhorar a resistência à insulina por isso é altamente recomendado para aqueles que estão atualmente sofrendo diabetes tipo 2 e, ao mesmo tempo, melhora o metabolismo da glicose para otimizar a absorção.
Para Tratar Asma Naturalmente;
Nem todos sabem que a asma não é apenas sobre problemas respiratórios porque a asma é, na verdade, um dos efeitos da reação alérgica.
Então, o que devemos fazer para tratar a asma é evitar o gatilho em todas as contas. O Cacau contém xantina e teofilina, que é valioso para curar várias alergias.
Para Promover a Cicatrização de Feridas;
O Cacau tem propriedades terapêuticas que são eficientes para promover a cicatrização de feridas.
É devido ao Cacau também é capaz de combater infecções que podem ocorrer por uma ferida, erradicando as bactérias que a causaram.
Crescimento do Cabelo:
O cacau ajuda no aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo, aumentando o crescimento de bloqueios saudáveis e brilhantes.
Como o cacau também atua como um impulsionador da circulação, ele ajuda na redução da perda de cabelo. O cacau também ajuda a melhorar a saúde geral do cabelo.
Ele pode ajudá-lo a ter um cabelo volumoso e super brilhante. O cacau tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a minimizar as probabilidades de ter infecções no couro cabeludo.
Para Perda de Peso;
É verdade que o chocolate processado pode causar ganho de peso, mas a versão bruta surpreendentemente tem um efeito oposto que é muito eficaz para a perda de peso.
Primeiro, o Cacau é capaz de reduzir o apetite, por isso é mais fácil controlar a dieta e o segundo cacau é benéfico no melhoramento do metabolismo corporal para garantir que todos os nutrientes sejam absorvidos otimamente para evitar o acúmulo de propriedades excessivas e desnecessárias.
Para Reduzir o Risco de Acidente Vascular Cerebral;
O acidente vascular cerebral é uma das condições causadas quando o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente devido ao distúrbio do fluxo sanguíneo.
Além disso, o Cacau tem propriedades que atuam como flavonoides anti-plaquetas, o que ajudará na redução do risco de ataque de acidente vascular cerebral.
Para Combater à Depressão;
O Cacau tem efeito antidepressivo devido aos flavonóis, bem como a Ananda ida que é eficaz como intensificador de humor.
O sentimento é semelhante à da euforia e é por isso que não é recomendado consumir Cacau cru demais em uma base diária.
Além disso, o cacau também pode desencadear a liberação de endorfina, o que é bem conhecido amplamente como hormônio feliz.
Combater Síndrome de Fadiga Crônica:
O Cacau demonstrou exercer efeitos calmantes em pessoas que sofrem de fadiga crônica.
Os efeitos atenuantes do Cacau são atribuídos à liberação de neurotransmissores como serotonina, anandamida e feniletilamina no cérebro, que exercem efeitos protetores do estresse oxidativo nas células neuronais e ajudam no combate à síndrome da fadiga crônica.
Para Tratar Constipação Crônica;
A constipação que não é tratada adequadamente pode levar à constipação crônica e o Cacau pode ajudar a tratar esta condição, porque o cacau exerce efeito terapêutico devido ao alto teor de fibras contidas no cacau.
Para ter uma Pele Limpa;
Desde a antiguidade, o Cacau tem sido usado como parte do tratamento da pele porque o Cacau é bom para a pele.
Muitos estudos demonstraram que o Cacau poderia diminuir o efeito colateral causado por raios UV e, ao mesmo tempo, aumentar a elasticidade, certificando-se de que as células da pele são hidratadas e oxigenadas e as propriedades antioxidantes promoverão a regeneração de novas células.
Coração:
O cacau é um alimento saudável para o sistema cardiovascular, pois contêm polifenóis, que tem sido provado ser bastante benéfico para a boa saúde do coração.
A pesquisa indica que os polifenóis, como encontrado no cacau, pode reduzir a pressão arterial. Além disso, O cacau é uma excelente fonte de magnésio.
Este é outro nutriente que promove a boa saúde do coração. Magnésio aumenta a força do coração e melhora a sua condição.
Isto ajuda a assegurar que o coração continua a bombear eficazmente o sangue.
O magnésio também diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos. Este, por sua vez, reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames.
Propriedades Protetoras:
Com propriedades absorventes, o cacau protege a pele de raios ultravioletas prejudiciais e age como um protetor solar natural.
O cacau ajuda a aumentar e proteger o fluxo de sangue na pele, mantendo-o saudável e brilhante.
O cacau ajuda a melhorar a pele. Ele também fornece uma hidratação para uma pele perfeita.
Saúde do Sangue:
Um estudo de pesquisa investigativo mostrou que o Cacau tem efeitos hipoglicêmicos e hipocolesterolêmicos nos níveis de glicose e colesterol, respectivamente.
Uma dieta que o contém também mostrou redução nos triglicerídeos, colesterol LDL e nível de glicose.
Também demonstrou um aumento notável nos níveis de colesterol HDL saudável nos indivíduos do teste.
Tratar Alzheimer:
Melhora a função cognitiva e evita o Alzheimer Um estudo de Harvard pelo Dr. Gary Small, mostrou que as pessoas de meia-idade que bebiam duas xícaras por dia melhoraram a memória e aumentaram o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Na Culinária:
O Cacau tem sido estimado em todo o mundo por seu uso na fabricação de chocolate e outras iguarias doces.
Os grãos de Cacau são assados, castrados, moídos e, dependendo do produto desejado, adoçados e aromatizados para produzir chocolate.
Vários tipos de chocolate são produzidos a partir de grãos de Cacau, incluindo chocolate não açucarado, chocolate amargo, chocolate semi-doce, chocolate com leite e chocolate branco.
A manteiga de Cacau também é usada como substituto da gelatina para aumentar o sabor e o aroma dos alimentos.
A manteiga de Cacau tem um ponto de fusão abaixo da temperatura do corpo humano, por isso derrete e fornece um sabor suave e cremoso para muitas preparações para torná-las ainda mais palatáveis.
Estes benefícios tornam a manteiga de Cacau uma alternativa saudável e baseada em plantas para incluir em receitas, em vez de gelatina, que é derivada de subprodutos animais.
Malefícios do Cacau para saúde
O Cacau é uma fonte de cafeína. No entanto, o consumo de excesso de cafeína pode levar a vários efeitos colaterais, tais como aumento da micção, insônia e batimentos cardíacos irregulares.
O excesso de cafeína também pode agravar as condições de pessoas que já sofrem de transtornos de ansiedade ou diarreia.
Quantidades excessivas de cafeína durante a amamentação podem resultar em irritabilidade e desconforto abdominal em lactentes.