Início » Nutrição » Frutas » Maçã: nutriente, benefícios, efeitos colaterais (com receita)

Maçã: nutriente, benefícios, efeitos colaterais (com receita)

maca

maça é umas das frutas mais apreciadas pelo mundo todo. A maçã é um fruto da macieira que pertence à família rosa (Rosaceae ), que inclui damascos, amoras, morangos, cerejas, peras, pêssegos, ameixas, marmelos e framboesas.

A macieira é nativa da Ásia e da Europa, e agora é cultivada mundialmente em regiões temperadas. Existem mais de 7000 variedades de maçãs em todo o mundo que vão de verde claro a vermelho escuro. Algumas maçãs são doces e altamente aromáticas, enquanto outras são azuis e muito suculentas.

A maçã é uma fruta muito versátil que pode ser consumida e preparada de diversas maneiras, desde saladas até sobremesas até pratos principais, além de serem enlatadas ou com suco. Além disso, a maça também oferece muitos benefícios para a saúde.

Na verdade, muitos estudos indicaram os efeitos da maçã na redução do risco de câncer, doenças cardíacas, diabetes e ajuda na perda de peso.

Informações nutricional da maçã

maca
maca

As maçãs são uma fruta popular e nutritiva, repletas de uma variedade de nutrientes essenciais. Aqui estão alguns dos principais nutrientes encontrados nas maçãs:

  • Fibras
  • Vitaminas
  • Minerais:
  • Fitonutrientes
  • Água
  • Baixas calorias

Geralmente, é recomendado comer a maçã com a casca, pois é onde muitos dos nutrientes, como fibras e fitonutrientes, estão concentrados. Incorporar maçãs em uma dieta equilibrada pode trazer uma série de benefícios para a saúde, incluindo melhorias na digestão, saúde cardiovascular e imunidade.

Principais benefícios da maçã para saúde

beneficios da maca
beneficios da maca

Então, confira agora os benefícios da maçã para saúde.

1. Preveni doenças cardíacas

A maçã contêm quercetina, que demonstrou proteger contra doenças cardíacas. Cerca de 40.000 mulheres, descobriram que aqueles que consumiam uma maçã por dia tiveram uma diminuição de 13-22 por cento no risco de doença cardiovascular.

2. Diminui o colesterol

A maçã é uma boa fonte de pectina que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Alem disso, a pectina pode ligar o colesterol no intestino, evitando assim sua absorção na corrente sanguínea. As pessoas que comeram duas maçãs por dia, diminuíram seus níveis de colesterol em até 20%.

3. Preveni o câncer

A quercetina encontrada na maçã ajuda a evitar que moléculas de oxigênio danifiquem as células individuais. Isso pode prevenir alterações celulares que podem levar ao desenvolvimento de células cancerígenas.

De acordo com um estudo havaiano envolvendo 10.000 pessoas, aqueles que comiam mais maçãs tinham um risco 50 por cento menor de desenvolver câncer de pulmão.

Um estudo descobriu que os ratos alimentados com uma maçã por dia reduziram o risco de câncer de mama em 30% e aqueles que alimentaram três maçãs por dia reduziram seu risco em 45%.

4. Combate a diabetes

A pectina encontrada na maçãs fornece ácido D-galacturônico ao organismo, o que diminui a necessidade de insulina do organismo e ajuda no tratamento da diabetes.

Um estudo realizado em 2005 descobriu que as mulheres que comem pelo menos uma maçã por dia têm um risco 28 por cento menor de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não comeram maçãs.

5. Melhora a saúde digestiva digestiva

As maçãs são ricas em fibras, que é conhecida por ajudar a melhorar a digestão. Isto é devido à sua natureza solúvel e à capacidade de ligar colesterol ou toxinas no corpo e ajuda a remover o corpo. Beber um suco de maçã todas as manhãs com o estômago vazio manterá seu sistema digestivo saudável.

6. Ajuda a manter os dentes limpos

A fibra na maçã pode ajudar a limpar os dentes. Alem disso, o conteúdo fibroso da maçã limpa os dentes, atuando como uma escova de dentes e esfregando a placa dos dentes e removendo outros restos de alimentos.

A acidez em uma maçã também pode ajudar a prevenir a cárie dentária, matando bactérias ruins que causam cárie dentária. Certifique-se de deixar a pele na maçã, pois está cheia da fibra saudável para a boca que ajuda a manter os dentes e as gengivas limpos.

7. Fortalece os ossos

maçã contém um flavonoide chamado de floridzina, que mostrou proteger as mulheres pós-menopáusicas da osteoporose e também pode aumentar a densidade óssea. As maçãs também contêm boro, um mineral traço que ajuda a fortalecer os seu ossos.

8. Melhora o sistema imunológico

A fibra solúvel, como a pectina nas maçãs, pode reduzir a inflamação e aumentar o sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa, a fibra solúvel fortalece o seu sistema imunológico ao aumentar a produção de uma proteína anti-inflamatória chamada interleucina-4.

No estudo, os ratos de laboratório receberam dietas com baixo teor de gordura que eram idênticas, exceto que continham fibras solúveis ou insolúveis.

Após seis semanas de dieta, os ratos tiveram respostas distintamente diferentes quando os cientistas induziram doença ao introduzir uma substância (lipopolissacarídeo) que faz com que o corpo imite uma infecção bacteriana.

Aqueles nas dietas, incluindo fibras solúveis, eram apenas metade do doente como o outro, e eles se recuperaram 50% mais rápido.

9. Auxilia na perda de perda de peso

As maçãs são baixas em calorias. Um tamanho médio de uma maçã só tem apenas cerca de 80 calorias, o que significa que tem alto teor de água em relação ao seu teor calórico.

Isso permite que você tenha uma maior sensação de plenitude. Um estudo mostrou que as mulheres que comeram três maçãs por dia perderam mais peso durante a dieta do que aqueles que não comem maçã durante a dieta.

10. Combate o alzheimer

De acordo com um estudo a quercetina em maçãs pode proteger as células cerebrais de danos nos radicais livres que podem levar à doença de Alzheimer.

11.Diminuir o risco de parkinson

Um estudo descobriu que homens que comeram cinco ou mais porções de maçãs por semana mostraram um risco reduzido de 46% de doença de Parkinson em comparação com aqueles que comiam menos de uma maçã por mês.

12. Fortalece o cabelo Cabelo

As maçãs não maduras contêm Procyanidin B2, um composto natural que pode desencadear o crescimento do cabelo. Embora não tão altamente concentrado, comer uma maçã madura dá-lhe algum deste composto, juntamente com todos os benefícios antioxidantes.

13. Aliviar a asma

As crianças nascidas de mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez têm menor chance de desenvolver asma do que crianças cujas mães comiam poucas maçãs. Outro estudo mostra que as crianças com asma que bebiam suco de maçã diariamente sofreram menos sibilos do que as crianças que bebiam suco.

Efeitos colaterais da maçã

Embora as maçãs tragam benefícios à saúde, comê-las em excesso (como qualquer outra coisa) pode ser ruim para você. Muita fruta pode levar ao ganho de peso.
Algumas outras coisas para ter em mente:

1. Inseticidas

A maçã é uma das frutas com alto teor de resíduos de agrotóxicos porque tem maior probabilidade de ser afetada por insetos e doenças. Frutas como maçãs são sempre melhor lavadas antes de comer. semente Você também deve ter ouvido que comer

2. Sementes ou caroços de maçã faz mal

As sementes contêm produtos químicos que se transformam em cianeto em seu corpo, mas você tem que esmagar e comer muitas sementes para que elas possam prejudicá-lo. Na verdade, o adulto médio precisaria comer pelo menos 150 sementes trituradas para correr o risco de envenenamento por cianeto. As sementes são muito ricas em proteínas e fibras.

3. Interações

O suco de maçã pode interagir com o medicamento para alergia fexofenadina (Allegra). O suco dificulta a absorção da droga pelo corpo.

Receitas com maçã

Você pode usar maçãs de várias maneiras na cozinha, desde pratos doces a salgados. Aqui estão algumas ideias:

  1. Consumo cru: Maçãs são deliciosas quando consumidas cruas. Simplesmente lave bem, retire o núcleo e corte em fatias ou cubos. Você pode comê-las sozinhas como um lanche refrescante ou adicionar saladas de frutas.
  2. Cozimento: Maçãs são um ingrediente versátil em muitas receitas de assados, como tortas de maçã, bolos, muffins, pães e crumbles. Elas também podem ser cozidas para fazer compotas, geleias, molhos e purês.
  3. Saladas: Maçãs podem adicionar um toque de frescor

 

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC442131/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.