Os Benefícios do Óleo de Peixe são diversos, pois, possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, A maior parte dos Benefícios do Óleo de Peixe para a saúde pode ser atribuída à presença de 3 ácidos gordos essenciais, como o ômega, ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA). Outros ácidos gordos essenciais úteis no Óleo de Peixe incluem o ácido alfa-linolênico, ou ácido ALA, e gama-linolênico, ou GLA.
A seguir, vamos explorar os vários benefícios, provadas do Óleo de Peixe, alguns dos quais são baseados em evidência científica concreta, enquanto outros são baseadas apenas em estudos com animais. Sugerimos que os leitores se eduque completamente antes de tomar uma decisão informada, ao invés de ser afetado por ambas propagandas negativa e positiva sobre as aplicações benéficas do Óleo de Peixe. Então, Confira os Benefícios do Óleo de Peixe Para Saúde.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Saúde do Coração: De acordo com a American Heart Association (AHA), os ensaios clínicos mostraram que o omega 3 é eficaz na redução da incidência de doenças cardiovasculares (DCV). O Óleo de Peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e, portanto, reduz o risco de doenças cardíacas e arritmias cardíacas. Ele também reduz o nível de colesterol mau (LDL), e aumenta o nível de colesterol bom (HDL).
O Óleo de Peixe impede a acumulação de triglicéridos e reduz ainda mais o nível de triglicéridos em excesso. Estudos preliminares também mostraram que o Óleo de Peixe pode ser utilizado para prevenir a aterosclerose em doentes coronários. Assim, o óleo de peixe é eficaz na prevenção de acidentes vasculares cerebrais. O uso regular de Óleo de Peixe pode ajudar a evitar a morte súbita cardíaca. De acordo com a American Heart Association, estes resultados preliminares ainda precisam ser confirmados por novas pesquisas detalhadas.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Perda de Peso: O Óleo de Peixe também foi popularizado como uma ajudante na perda de peso. A pesquisa conduzida pelo Professor Peter Howe da Universidade do Sul da Austrália mostrou que o Óleo de Peixe melhora a eficácia do exercício na tentativa de reduzir o peso. Os voluntários que receberam o Óleo de Peixe na sua dieta apresentaram maior perda de peso, em comparação com aqueles que não consomem regularmente o óleo. O exercício combinado com óleo de peixe tinha um efeito positivo sobre a forma do corpo e a composição dos pacientes participantes.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Sistema Imunológico: Acredita-se que o consumo regular de Óleo de Peixe ajuda a impulsionar o seu Sistema Imunológico, permitindo assim que você resista a ocorrência de doenças comuns como resfriados, tosses e gripes. Os ácidos graxos ômega-3 presentes no Óleo de Peixe reforça o sistema imunológico, afetando a atividade e a quantidade de citocinas e eicosanoides presentes em nosso corpo. Os pesquisadores também estudaram o efeito de farinha de peixe e Óleo de Peixe sobre o sistema imunológico de porcos e verificou que o Óleo de Peixe ajudou no crescimento dos animais. Semelhante pesquisa realizado em ratos em Taichung Veterans General Hospital emTaiwan, também deram resultados positivos.
Basicamente, o Óleo de Peixe tem o potencial de melhorar o sistema imunológico de seres humanos. Mas mais uma vez, é necessária mais investigação em seres humanos. O Óleo de Peixe é também benéfico para pacientes que sofrem de lúpus, que é uma doença auto-imune caracterizada pelo sistema imunitário atacar os seus próprios órgãos e tecidos. Estudos também têm mostrado que o Óleo de Peixe ajuda na redução associada a febre, erupções cutâneas e fadiga.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Portadores de AIDS: Pesquisa realizada pelo Programa de Ciências da Nutrição em Lexington defendeu o Óleo de Peixe como um tratamento para a AIDS. No entanto, uma grande quantidade de pesquisa ainda precisa ser realizada sobre este assunto.
Óleo de Peixe Tem Propriedades Anti-inflamatórias: O Óleo de Peixe é eficaz na redução da inflamação no sangue e tecidos. O consumo regular de suplementos, comprimidos, pílulas e cápsulas de óleo de peixe é útil para aqueles que sofrem de doenças inflamatórias crônicas. O Óleo de Peixe é eficaz no tratamento de distúrbios gastrointestinais, doença celíaca, síndrome do intestino curto e doença inflamatória do intestino (IBD), incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa, que são ambos os distúrbios típicos do intestino. Pacientes que sofrem de doença de Crohn, muitas vezes, têm dificuldade para absorver vitaminas, gorduras e suplementos essenciais. Os suplementos de Óleo de Peixe são uma dieta eficaz para esses pacientes.
Em termos de colite ulcerosa, o Óleo de Peixe impede a acumulação de leucotrieno no cólon. Uma investigação também está sendo conduzida para aumentar a reputação anti-inflamatórios do Óleo de Peixe, particularmente quando combinado com outros suplementos alimentares e medicamentos.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Artrite: O Óleo de Peixe é útil no tratamento de artrite, reumatismo, sintomas de Raynaud e condições semelhantes. Usando o óleo de peixe pode ajudar a reduzir a necessidade de grandes dosagens de AINEs (anti-inflamatórios não-esteróides). O Royal Adelaide Hospital e a Universidade de Newcastle, ambos os quais estão localizados na Austrália, relataram que grandes quantidades de Óleo de Peixe têm mostrado efeitos positivos no tratamento da artrite. Em casos de osteoartrite, o óleo de peixe pode ser útil para reduzir o impacto das enzimas que destroem a cartilagem.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Depressão e Ansiedade: Devido à presença de ácidos graxos ômega 3, o Óleo de Peixe tem sido promovido para aliviar a depressão, tristeza, ansiedade, inquietação, fadiga mental, estresse, diminuição do desejo sexual, tendências suicidas e outros distúrbios do sistema nervoso. Pesquisadores da University School Case Western Reserve of Medicine, em Cleveland, Ohio, em sua publicação de pesquisa intitula “Óleo de Peixe e Transtorno Bipolar: um tratamento promissor, mas não testado”. O estudo indica que o Óleo de Peixe pode ser útil na estabilização do humor e tratamento de distúrbios bipolares. Não é surpreendente, portanto, que verificou-se que os países onde o peixe é frequentemente consumidos têm uma baixa incidência de depressão.
Da mesma forma, a pesquisa realizada em prisioneiros. Mostrou que quando foram dados mar alimentos aos prisioneiros contendo maior quantidade de ácidos graxos ômega-3, houve uma queda significativa na taxa de homicídios e a frequência da violência. A ingestão de peixe é também um bom remédio para a depressão. Os resultados de uma pesquisa estudo sugere que o consumo de peixe pode ser benéfico para a saúde mental das mulheres e reduzir o risco de desenvolver depressão em mulheres.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, uma vez que a dose de Óleo de Peixe é tido como um efeito ideal para a melhoria de um paciente, o Centro de Artrite no Departamento de Reumatologia da Universidade John Hopkins considera incluir o ácidos gordos omega 3 e Óleo de Peixe no tratamento de artrite como controversa. A Universidade também adverte que pacientes com artrite deve ser cuidadoso sobre todos os outros efeitos colaterais que podem vir de uso de óleo de peixe.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Distúrbios Oculares: É bem conhecido que o Óleo de Peixe tem a capacidade de melhorar a visão. Ela também ajuda a evitar a degeneração macular relacionada com a idade. O National Eye Institute, no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, planeja realizar um estudo nacional para avaliar o efeito do Óleo de Peixe no tratamento de degeneração macular. Este estudo irá fornecer fortes evidências científicas sobre os benefícios do óleo de peixe para cuidados com os olhos, permitindo assim que as agências governamentais e os médicos recomendem fortemente o óleo de peixe para a degeneração macular.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Doença de Alzheimer: Uma investigação realizada na Universidade Estadual de Louisiana mostrou que os ácidos graxos são eficazes no tratamento da doença de Alzheimer. Uma vez que o Óleo de Peixe é uma das melhores fontes de ácidos gordos essenciais, incluindo EPA e DHA, ele ajuda no tratamento da doença de Alzheimer. Mais pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) valida a utilidade de Óleo de Peixe como um possível remédio para a doença. A Associação de Alzheimer recomenda peixes que contêm maior teor de ácidos graxos ômega-3 para os pacientes, uma vez que atua como uma defesa contra a doença de Alzheimer e demência.
O Óleo de Peixe tem a capacidade para tratar Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), devido à sua alta concentração de ácidos graxos. Se o seu filho sofre de hiperatividade, dislexia, a dispraxia, a incapacidade de completar tarefas, instabilidade emocional, atitude oscilando, falta de coordenação, falta de atenção, fraqueza, memória de curto prazo, baixa concentração, tendência a interromper os outros, imprudência, precipitação, impetuosidade, impulsividade, baixo QI ou distúrbios de aprendizagem, o Óleo de Peixe é um remédio comprovado. A pesquisa conduzida na Universidade do Sul da Austrália e da CSIRO tem mostrado que quando as crianças que sofrem de TDAH foram dadas doses de óleo e à noite cápsulas prímula de peixe por 15 semanas, mostraram melhorias significativas no seu comportamento.
Além disso, acredita-se que o Óleo de Peixe é útil para o desenvolvimento normal do cérebro. Também foi descoberto que quando são dadas doses regulares de Óleo de Peixe em mulheres grávidas, suas crianças exibem a coordenação olho-mão reforçada.
Benefícios do Óleo de Peixe Para A Pele: O Óleo de Peixe é ótimo para melhorar a condição da pele seca, tornando-a brilhante e vibrante. É útil no tratamento de vários problemas de pele, tais como eczema, psoríase, prurido, vermelhidão da pele, lesões de pele e erupções cutâneas. Em termos de psoríase, a EPA presente no Óleo de Peixe restringe o crescimento de agentes pró-inflamatórios através da produção de ácido araquidónico. Por conseguinte, o Óleo de Peixe, também pode ser aplicado topicamente para obter alívio da psoríase.
O consumo regular de cápsulas de Óleo de Peixe ajuda a reduzir a perda de umidade da pele. Também é reivindicada por algumas pessoas que o óleo de peixe ajuda na prevenção de queimaduras solares, mas a pesquisa por trás dessa afirmação não é verificada.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Acne: O Óleo de Peixe é um tratamento eficaz para acne. A EPA é conhecida por inibir a formação de androgénio, que podem afetar a formação de sebo no cabelo folicular, levando a acne.
Benefícios do Óleo de Peixe Na Prevenção e no Combate do Câncer: O Óleo de Peixe é útil na redução da perda de peso em pacientes que sofrem de câncer no pâncreas. Os suplementos de óleo de peixe também podem ser útil para pacientes que sofrem de hiperlipidemia relacionada ao câncer.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Diabetes: Os pacientes diabéticos são propensos a doenças cardiovasculares, tais como doença cardíaca coronária, aterosclerose e acidente vascular cerebral. Como mencionado acima, o óleo de peixe é útil no tratamento de vários problemas de coração. A investigação conduzida na Universidade de Oxford mostrou óleo de peixe pode ser útil na redução dos níveis de triglicéridos em pacientes com diabetes.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Úlceras: A presença de EPA e DHA no óleo de peixe torna útil no caso de úlceras causadas por fármacos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
Benefícios do Óleo de Peixe na Gravidez: O óleo de peixe é muito benéfico para mulheres grávidas porque o DHA presente no óleo de peixe ajuda no desenvolvimento dos olhos e cérebro do bebê. Ela também ajuda a evitar nascimentos prematuros, baixo peso ao nascer e abortos. A pesquisa realizada na Dinamarca, que envolveu 8.729 mulheres grávidas, concluiu que uma dieta com baixa quantidade de peixes resultou em um maior risco de bebês prematuros.
Acredita-se também que as mulheres que não têm uma ingestão suficiente de EPA e DHA em sua dieta sofrem de depressão após o nascimento, já que há uma transferência de uma certa quantidade de massa cerebral da mãe para a criança nos últimos estágios da gravidez. Além disso, como mencionado anteriormente, quando as mulheres grávidas são dadas suplementos de óleo de peixe, os filhos mostram a coordenação olho-mão reforçada. Assim, é muito benéfico consumir o óleo de peixe, como também comer peixe ou tomar suplementos de Óleo de Peixe, comprimidos ou cápsulas durante a gravidez para o desenvolvimento global da criança e do bem-estar da mãe.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Fertilidade: Uma investigação preliminar conduzida em varrões demonstrou que quando varrascos machos são alimentados com uma dieta contendo Óleo de Peixe, a qualidade do esperma é reforçada. Após a ejaculação, os espermas têm aumentado sobrevivência contra ataques peroxidativas lipídios no trato genital feminina, aumentando assim as chances de concepção. Por outro lado, semelhantes estudos em animais demonstraram inibição da síntese de prostaglandina E e F de prostaglandina, os quais são produzidos em grandes quantidades por vesículas seminais humanos. A pesquisa, no entanto, não encontrou nenhum impacto na contagem e mobilidade dos espermatozoides.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Os Cabelo: O Óleo de Peixe ajuda a manter um bom brilho do cabelo, isto porque o ômega 3 tem propriedades estimulantes de crescimento, uma vez que fornece alimento para os folículos. Ela ajuda no maior desenvolvimento do cabelo e na prevenção da perda de cabelo. Uma boa fonte de proteína também é necessária para o crescimento do cabelo, e uma vez que a maioria das variedades de peixes são ricos em proteínas, comer peixe ajuda a manter o cabelo saudável.
Benefícios do Óleo de Peixe Para Circulação do Sangue: É amplamente aceito que o Óleo de Peixe tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea, juntamente com a redução dos níveis de triglicérides e de colesterol sérico. No entanto, o benefício de melhorar a circulação sanguínea tem sido estudado em apenas ratos.