Os Medicamentos Usados Para Tratar as Dores no Corpo e dores musculares. Além disso, assim como existem remédios que ajuda no combate a problemas como dores de cabeça e de estomago, também é possível encontrar produtos responsáveis por trazer alivio às pessoas que sofrem com as doenças reumáticas. Mas é sempre importante ressaltar que a automedicação não é indicada em nenhum ocasião.
Com a finalidade de não incentivar a automedicação, afirme que o medicamento ideal é aquele recomendado pelo seu médico. Não adianta, por exemplo, encher-se de analgésicos, que só atuarão na consequência do problema, ou seja, na dor, e não na sua causa. E mais: automedicar-se pode não só aumentar as dores, como gerar outras doenças e, pior ainda encobrir um problema extremamente serio.
Pesando nisso, com o objetivo de você apenas conhecer quais são os tipos de medicamentos capazes de amenizar as dores no corpo, tipo artrite, artrose, gota e fibromialgia, entre outros por exemplo, confira agora Os 3 Medicamentos Usados Para Tratar as Dores no Corpo:
Analgésicos: São usados rotineiramente para os mais diferentes males: dores de cabeça, nevralgias, cólicas menstruais, dores musculares e uma lista extensa de outros incômodos menores. Por surtirem efeito moderado, são vendidos nas farmácias sem receita médica, o que explica sua popularidade, sobretudo da aspirina, o mais conhecido de todos.
Mesmo assim, o seu consumo não está totalmente livre de contraindicações (a própria aspirina, por exemplo, eventualmente traz complicações para quem sofre de úlceras estomacais). Diante de doenças ligadas ao reumatismo, os analgésicos podem até propiciar alivio nos estágios iniciais da dor, mais não terão algum efeito além disso o ó mesmo acontecendo quando as dores forem resultantes de qualquer outra causa mais séria.
Tipos de Analgésicos: Estas são as medicações analgésicos geralmente utilizados para Tratar Dores no Corpo: Nomes Comerciais:
- Toragesic: Toragesic é indicado para tratamento em curto prazo da dor aguda moderada a severa e Dores no Corpo.
- Ultracet: Ultracet é indicado para dores moderadas a severas de caráter agudo, subagudo e crônico.
- Tramal (cápsula): Tramal (cloridrato de tramadol) cápsula é indicado para analgesia (alívio da dor) de intensidade moderada a grave; independente do tempo que esta dor atinge o paciente, seja a dor do tipo aguda, subaguda e crônica.
- Dorflex (comprimido): Dorflex é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional e Dores no Corpo.
- Buscofem (cápsula):BUSCOFEM é indicado para tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, faringite (dor de garganta), cefaleia (dor de cabeça de leve a moderada intensidade), enxaqueca, dor de dente, dorsalgia (dor nas costas), mialgia (dores musculares), Dores no Corpo, dores articulares, dores na região pélvica (região abaixo do umbigo), como a dismenorreia (cólicas menstruais).
- Dimorf (comprimido): Dimorf Comprimidos é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica.
Anti-Inflamatórios: Quase sempre, estão presentes no tratamento das doenças reumáticas. Seus efeito é o de inibir a produção de prostaglandina, substancias mediadora da resposta inflamatória e diretamente relacionada com a dor.
No entanto, esse tipo de medicamento provoca reações adversas, sobretudo no tubo digestivo, o que torna seu uso indicado somente em crises intensas: “O ideal é encontrar a causa da dor e tratá-la diretamente, pois os anti-inflamatórios não são seguros por mais do que três meses. A partir daí, os efeitos colaterais são cumulativos.
Podem levar ao risco de sangramento no estomago e insuficiência renal”. Um exemplo conhecido de anti-inflamatório é a cortisona. Quando foi desenvolvida, ainda na metade do século passado, parecia ser a cura para o reumatismo, uma vez que os sintomas desapareciam completamente.
Porém, foi descoberto que, com o tempo, o organismo se torna mais resistente à sua ação e requer doses maiores. “A cortisona, apesar de potente, apresenta efeitos colaterais que podem ser graves, como osteoporose, catarata, hipertensão arterial, fraturas precoce, obesidade e diabetes. Assim, sua utilização é sempre restrita ao médico experiente, visando resultados adequados com o mínimo de danos”.
Tipos de Anti-Inflamatórios: Estas são as medicações anti-inflamatórios geralmente utilizados para Tratar Dores no Corpo: Nomes Comerciais:
- Arflex Retard (cápsula): Arflex Retard é indicado para doenças que requerem atividade anti-inflamatória, analgésica ou antipirética. No tratamento de estados inflamatórios acompanhado ou não por febre, inclusive relacionados à articulação. Também é indicado para o tratamento de processos inflamatórios das vias superiores, Dores no Corpo, dores de cabeça, dores musculares localizadas ou não, reações pós-imunização e dor pós-operatória como, por exemplo: na retirada de amigdalas e adenoide.
- Celebra (cápsula): Celebra (celecoxibe) cápsulas é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite (lesão crônica das articulações ou “juntas”) e artrite reumatoide (inflamação crônica das “juntas” causada por reações autoimunes (quando o sistema de defesa do corpo agride por engano a si próprio); alívio dos sintomas da espondilite anquilosante (doença inflamatória crônica que atinge as articulações da coluna, quadris e ombros); alívio da dor aguda, no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou odontológica e em doenças musculoesqueléticas (como entorse do tornozelo e dor no joelho e na coxa); alívio da dismenorreia primária (cólica menstrual) e alívio da lombalgia (dor nas costas).
- Meloxicam (comprimido): O meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação.
- Alivium (cápsula mole): Alivium é indicado no alívio dos sinais e sintomas de artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular, nos traumas relacionados ao sistema musculoesquelético, quando estiverem presentes componentes inflamatórios e dolorosos. Alivium está indicado ainda no alívio da dor após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.
- Voltaren (comprimido revestido): Voltaren pode ser utilizado no tratamento das seguintes condições:
- Dor reumática das articulações (artrite);
- Dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, e outros tipos de reumatismo;
- Crises de gota;
- Entorses, distensões e outras lesões;
- Dor e inchaço após a cirurgia;
- Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais;
- Infecções do ouvido, nariz e garganta.
- Flancox (comprimido revestido): FLANCOX (etodolaco) é indicado no tratamento da osteoartrite e da artrite reumatoide (aguda ou crônica). Controla da dor, especialmente a dor associada com inflamação (como na cirurgia odontológica, obstétrica, traumas e outras condições, como artrite gotosa aguda, dismenorreia e enxaqueca).
Imunossupressores: Levando ao pé da letra o termo, são medicamentos que bloqueiam a reação natural do sistema imunológico e, por tabela as inflamações. Eles inibem a produção de citocinas pelos linfócitos, as células mais envolvidas nos processos inflamatórios, impedindo a progressão dos sintomas.
Dessa forma, as respostas automáticas do organismo podem ser controladas. Ainda assim, é preciso destacar que são se trata da cura para o reumatismo, mas sim uma ferramenta para ser usada em conjunto com os anti-inflamatórios.
Tipos de Imunossupressores: Estas são as medicações imunossupressoras geralmente utilizados para Tratar Dores no Corpo: Nomes Comerciais:
- Dexametasona (comprimido): A dexametasona é indicada no tratamento de sintomas de vários tipos de doenças, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais.
- Dexason (comprimido e elixir): Dexason é usado principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides. Dexason é indicado no tratamento de sintomas de vários tipos de doenças, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais.
- Decadron (comprimido e elixir): DECADRON comprimidos/elixir é indicado no tratamento de sin to mas de vários tipos de doenças, incluindo distúrbios reumáticos / artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, pulmonares, sanguí neos e gas trin testinais.
- Benegrip (comprimido revestido): BENEGRI é destinado para alívio dos sintomas decorrentes das gripes e resfriados, como dores de cabeça, febre e processos alérgicos. É formado por uma associação dos seguintes componentes: dipirona (analgésico e antipirético), maleato de clorfeniramina (antialérgico) e cafeína (estimulante).
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.