Os 3 Principais Sintomas do Bruxismo são bem simples e podem indicar muita coisa. Além disso, se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.
O que é Bruxismo: Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.
Causas do Bruxismo: O bruxismo noturno nem sempre tem uma causa definida, mas pode ser decorrente de:
- Problemas neurológicos, como ansiedade e Parkinson;
- Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina, Venlafaxina;
- Problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.
O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas aumenta a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.
Principais Sintomas de Bruxismo: Os sintomas do bruxismo podem ser divididos, conforme:
Sintomas de Origem Muscular:
- Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido.
- Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, mais graves ou agudos.
- Tontura, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente, chamados de labirintite.
- Dores de cabeça (como nas enxaquecas, cefaleias ou migrâneas) ou sensação de pressão na nuca ou testa.
- Dores, estalos no pescoço, ombros, braços, peito, dor embaixo dos seios ou na nuca. Parestesia (adormecimento, na ponta dos dedos).
- Sensação de aperto ou incômodo, na garganta.
- Fotofobia (aversão a luz – ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), Dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.
- Dores no peito (levando a pensar, em problemas cardíacos), dores embaixo dos seios.
- Enjoos ou vômitos.
- Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de origem muscular).
- Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.
- Causa patológica ou originados por trauma, nos músculos da face.
Sintomas de Origem Articular:
- Estalos, crepitações ou barulhos, nas articulações.
- Luxação ou subluxação, da articulação temporo mandibular.
- Problemas patológicos ou originados por trauma articular.
- Sintomas de dor, de origem articular (podendo causar dor reflexa no ouvido).
- Estalo no pescoço ao movimentá-lo, para os lados.
- Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a origem é articular (como nos caso das artroses – desgaste das articulações).
Outros Tipos de Sintomas:
- Emocionais, como a sensação de estar meio aérea (distante da realidade) ou como a cabeça, fosse um balão ou dificuldade de se concentrar, nos afazeres.
- Problemas posturais, da coluna cervical.
- Hábitos e vícios para funcionais, profissionais ou emocionais (como o bruxismo ou no briquismo), entre outros descritos em o que é a ATM ou DTM, no menu acima.
Os dentes são responsáveis, pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a sintomas.
Tratamento do Bruxismo: O tratamento do bruxismo deve ser feito preferencialmente pelo dentista, mas os médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos também podem ajudar com tratamentos de suporte. Ele deve começar por reconhecer o problema e tentar achar suas causas. A terapia mais empregada atualmente é a utilização de placas interoclusais (férulas).
Trata-se de um recurso paliativo para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo, as quais protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. A tensão psicológica pode ser tratada por meio de psicoterapia, prática de esportes e exercícios de relaxamento. Os distúrbios psíquicos devem ser aliviados e medicados.
Prevenção do Bruxismo: Reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade podem reduzir o bruxismo em pessoas propensas à condição. Outras possíveis causas de bruxismo nem sempre podem ser prevenidas.