Os Alimentos que Protegem o Organismo! Além disso, que tal apostar em uma dieta rica em alimentos funcionais? Eles nada mais são do que aqueles amigos da saúde, que contam com propriedades benéficas para o funcionamento de todo o organismo, sendo capazes de prevenir vários tipos de doenças.
Ele são, em sua maioria, alimentos naturais, ou seja, que não precisam ser processados ou melhorados com recursos artificiais para serem consumidos. Frutas, peixes, legumes, verduras, ovos e cereais integrais são alguns exemplos.
Segundo as resoluções de 1999 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), caracteriza-se como alimento funcional o alimento ou ingrediente com alegação de propriedades funcionais e de saúde, que pode, além de funções nutricionais básicas, – quando se tratar de nutriente -, produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos e benéficos á saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.
Fuja de Comida Pronta: Muitas vezes, a correria do dia a dia impossibilita a preparação de refeições saudáveis, fazendo com que os lanches rápidos sirvam como melhor opção na hora de matar a fome. Com a grande oferta de comidas prontas, congeladas, desidratas e enlatadas, e o crescimento progressivo e acelerado de redes de alimentos fast-food, nós nos “esquecemos” de como se comia antes. Aprendemos a conviver com uma epidemia de obesidade de proporções gigantescas, com os consequentes prejuízos para a saúde.
Nada mais não-funcional do que a comida processada. É muito importante ressaltar que a mudança de pequenos hábitos pode resultar em uma melhora significativa em todos os aspectos da saúde: disposição, prevenção de doenças, bem-estar, entre muitos outros. Neste caso, a ingestão dos alimentos funcionais torna-se indispensável.
Vantagens Incontáveis: Os alimentos funcionais podem aliviar os sintomas de doenças, combaterem o cansaço e amenizar a tensão pré-menstrual. Aliás, para as mulheres, uma das funções mais válidas é a diminuição da TPM, que ocorre por meio da ingestão de carboidratos integrais. Esses nutrientes são agentes que estabilizam a oscilação de humor e a depressão.
Sais minerais como o magnésio, e vitaminas dos tipos B6 e E, aliviam a retenção de líquido, a vontade de comer doces, o mal-estar a fadiga e a ansiedade. A Soja também é imprescindível nesse período, afinal o Cálcio nela existente diminui o inchaço, a Cólica e a Enxaqueca. Então, confira Os 30 Alimentos que Protegem o Organismo:
Azeite: Usado na maioria das vezes para temperar saladas, o Azeite é rico em Vitamina E, Ômega-3 e esqualeno que serve como protetor arterial e cardiovascular, capaz de evitar a oxidação de gorduras consumidores em demais alimentos. O melhor tipo é extravirgem, que conserva as propriedades da azeitona.
Farinha de Grão-de-bico: Seus benefícios são inúmeros: ela colabora no controle do Colesterol e do diabetes, ajuda no funcionamento do intestino e ainda é um importante aliado na perda de peso e combate a depressão, pois melhora o bom humor.
Gergelim: Por ser rico em Ômega-3 auxilia na produção de hormônios e também atua como anti-inflamatório. Além disso, por ter metionina, também ajuda na desintoxicação do fígado. É uma excelente fonte de proteínas e gorduras boas, então, colabora na redução do Colesterol. Ele também ajuda no funcionamento do intestino e no controle da glicemia sanguínea.
Trigo Integral e Centeio: Desde que consumidos na forma integral, o centeio e o trigo são ótimas fontes de carboidratos, proteínas e Fibras, além de minerais com Magnésio, Fósforo, Ferro, Potássio, Selênio, Cobre, Zinco, e Manganês. Eles também possuem vitaminas do complexo B, como Tiamina, Riboflavina e piridoxina.
Linhaça Dourada: Por ser rica em Fibras, essa semente ajuda a regular o funcionamento do intestino e, com isso, torna-se uma importante arma contra o mau Colesterol. Assim como a versão marrom, a linhaça dourada também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Peixe de Carne Escura: Além de reduzir o Colesterol e as doenças cardiovasculares, os peixes de carne escura também são famosos por conterem ações anti-inflamatórias. São eles: sardinha, Atum, tainha, anchova, cavala, salmão e bagre.
Frutas Cítricas: Quem nunca ouviu dizer que a Laranja é um ótimo remédio para a gripe? Isso porque as frutas cítricas são ricas em Vitamina C e flavonoides, agentes que deixam o sistema imunológico muito mais forte. Além disso, elas têm o poder de prevenir câncer e de deixar os vasos sanguíneos mais resistentes. O Limão, a Tangerina, o Caju e a Acerola também fazem parte dessa família.
Frutas Vermelhas: Ricas em licopeno, um fitoquímico capaz de proteger a próstata, o coração e a mama por meio de uma ação anticancerígena, as frutas vermelhas também são ótimas para a saúde. Alguns exemplos são: Morango, Cereja, Amora e Melancia.
Chia: Além de possuir uma boa quantidade de Fibras – que colaboram para a redução do Colesterol ruim (LDL) do organismo e para regular o trânsito intestinal -, a Chia ainda contra a presença de Ômega-3, responsável por proteger o coração e o cérebro, garantido longevidade. Polvilhe-a sobre iogurtes, em sucos ou em sopas: Fica uma delicia e a saúde só tem a ganhar!
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Arroz Integral: Além de promover saciedade por mais tempo, ele ajuda, a controlar os níveis de glicose no sangue. Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em Fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco. Outras opções igualmente saudáveis são: selvagem, arbóreo e japonês, que também possuem valores nutricionais importantes.
Pão Integral: Às vezes, é muito difícil resistir ao pãozinho francês da padaria, no entanto, quando se trata de nutrientes, o melhor é optar pela versão integral. Para quem não gosta das versões encontradas nos supermercados, uma boa opção é prepará-lo em casa, com grãos diversificados e farinhas funcionais.
Macarrão Integral: A versão comum do alimento é altamente rica em carboidrato simples, ou seja, que são absorvidos rapidamente pelo sangue. Já a integral preserva uma quantidade excelente de Fibras, que colaboram para combater a gordura das artérias e, de quebra regular o intestino.
Chá Verde: Além de auxiliar na dieta, o chá verde é muito poderoso na prevenção do câncer e de doenças do coração. É rico em polifenois, que tem ação antioxidante e retardam o envelhecimento.
Brócolis: Excelente fonte vegetal de Cálcio – essencial na prevenção da osteoporose -, ele também contém vitaminas do complexo B e Vitamina C. O Brócolis possui substâncias antioxidante e é rico em Fibras, atuando na redução da Hipertensão e do Colesterol.
Tomate: Seu principal benefício se concentra na presença de licopeno – nutriente que dá a cor vermelha do alimento -, um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau Colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres.
Beterraba: Altamente rica em antocianina, um antioxidante excelente contra as opções do mau Colesterol, a raiz é garantia de saúde. Ela possui ação antioxidante e imuno-estimulante, além de ser excelente para o sistema circulatório.
Berinjela: Por ser muito rica em Fibras e em substâncias que desempenham poderosas ações antioxidantes a Berinjela é considerada uma das melhores amigas da dieta. Seja in natura, em forma de farinha ou até mesmo de água, a vale muito pena inseri-la no cardápio!
Produtos Lácteos Fermentados: Além de serem uma excelente fonte de Cálcio, alimentos como iogurte, queijo tipo ricota ou cottage, Kefir, entre outros, ajudam a melhorar significativamente a flora intestinal, além de estimular a imunidade.
Especiarias e Ervas: Usadas como tempero ou para dar um toque especial nas mais variadas, esses alimentos também são imunoestimulantes, além de ajudarem na prevenção do câncer e melhorarem a função digestiva. São muitas as opções: Orégano, cravo, Canela, gengibre, noz-moscada, coentro, salsinha, hortelã, entre outros.
Oleaginosas: Algumas de suas funções mais importantes são as de controlar os triglicérides e o Colesterol, além de atuar como antioxidantes. Algumas oleaginosas: Amendoim, nozes, pistache, avelã e macadâmia.
Cúrcuma: Também conhecida como açafrão-da-terra e gengibre-amarelo, a cúrcuma é muito utilizada como tempero culinário. Uma de suas principais ações é a de prevenção á obesidade, por meio da redução expressiva de mediadores pró-inflamatórios.
Chuchu: Presença comum nas saladas “geladas”, ele é composto por, aproximadamente, 90% de água para e traz consigo uma leve ação diurética. Uma dieta que o inclua também ajuda no combate ao colesterol, já que ele é pobre em calorias e rico em nutrientes antioxidantes (como Vitamina C).
Batata: O tubérculo contém nutrientes essenciais para a saúde do coração. O alimento promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. No entanto, nada de ingeri-la frita, ok? Para manter-se livre do Colesterol e usufruir ao máximo de suas vantagens, o ideal é consumir a batata cozida ou assada com azeite e ervas.
Batata-Doce: Ela mantém a fome saciada por mais tempo e, sem excessos, ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no abdômen e a controlar o colesterol. Além disso, esse tipo de batata é rico em betacaroteno, antioxidante que, quando ingerido, é convertido em Vitamina A, excelente para a saúde da pele.
Ovos: Ricos em luteína e zeaxantina, que são ótimos agentes prevenidos da catarata e da degeneração macular senil- uma doença que provoca a perda da visão em pessoas com mais de 65 anos, -, também contêm vitaminas do complexo B, que são muito importantes para as funções mentais.
Alho: Promovem ação imunoestimulante por conter quercetina e alicina, responsáveis por reduzir o colesterol, além de agir contra bactérias e inflamações.
Pimenta: Possui Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, Ácido Fólico, Zinco e Potássio, além de auxiliar na prevenção do câncer e de promover o aumento do metabolismo.
Couve-Manteiga: Além de ser fonte de Fibras, ela promove a eliminação de toxinas, união perfeita o processo de emagrecimento. O poder antioxidante da couve se deve ao seu elevado teor de Vitamina C. Por isso, seu consumo reduz o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de contribuir para a saúde da pele (combatendo o envelhecimento precoce).
Chicória: Uma das vantagens mais lembradas do alimento é a sua capacidade em auxiliar o trabalho do intestino, já que conta com uma vasta presença de fibra, que, por sua vez, também atuam na redução e controle do LDL, o Colesterol ruim.
Repolho: Considerada uma das verduras mais refrescantes, o repolho ainda é uma importante fonte de sulforano, substância eficaz da prevenção do câncer de próstata, de pulmões, estômago, bexiga e mama. O consumo em sua forma crua é a maneira mais indicada para regularizar os níveis de Colesterol.
Quanto Mais Fresco, Melhor: Para levar uma vida mais saudável, é de extrema importância ter uma dieta o mais equilibrada possível, rico em alimentos funcionais, orgânicos, integrais e frescos. Assim, fica mais fácil o organismo eliminar as toxinas adquiridas com todo o excesso de má alimentação que já foi feita, tirando o corpo de um círculo vicioso, podendo assim agregar benefícios a longo prazo e prevenir doenças.