Os benefícios da erva-doce para saúde são variados, pois, Erva-Doce possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
Além disso, a Erva-Doce é uma erva aromática pertencente à família da salsa. E é usada como um tempero e possui um sabor doce que é semelhante a anis, além de ser um ingrediente essencial na cozinha mediterrânica. É nativa da região sul da Europa, mas é consumida em todas as regiões europeias.
Ela é uma planta de dois metros, com folhas verde-escuras e flores amarelas. A Erva-Doce é geralmente consumida pelo seu sabor, mas devido ao seu valor nutricional a erva-Doce é comida como um vegetal em algumas partes da região do Mediterrâneo.
Valor nutricional da erva doce
A erva-doce é rica em nutrientes essenciais, incluindo várias vitaminas e minerais, por isso, ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Abaixo estão os valor nutricional encontrados nesta erva:
- itamina C;
- Fibra;
- Potássio;
- Manganês;
- Molibdênio;
- Cobre;
- Fósforo;
- Ferro;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Vitamina B3;
- Ácido pantotênico.
Quais os benefícios da erva-doce?
Então, confira agora os benefícios da erva-doce para saúde.
1. Preveni o câncer
A erva-doce é rica em compostos anti-cancerígenos, como antioxidantes, flavonoides, alcaloides e fenóis. O extrato das sementes são conhecidas por terem essas propriedades. erva-doce contêm anethole, que possui propriedades anti-inflamatórias e é considerado por inibir o desenvolvimento do câncer.
A quercetina é um flavonoide que inibe a ação de óxido nítrico e podem desencadear o metabolismo das células cancerosas. Limoneno também é um fitoquímico que é conhecido para restringir o aparecimento de câncer de mama.Sendo Assim, A erva-doce é extremamente benéfico em restringir o câncer e é preciso acrescentar este alimento em nossa dieta.
2. Diminui o colesterol
A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra presente nas Erva-Doce diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.
3. Auxilia com a saúde dos Olhos
Graças a alguns componentes, a erva-doce ajuda na redução das doenças relacionadas ao envelhecimento prematuro e degeneração macular. Uma boa dica para reduzir a irritação e fadiga ocular é fazer o suco de folhas da erva-doce e aplicar externamente sobre os olhos.
4. Combate a queimação no estomago
Um número de compostos voláteis de óleo, como mirceno, fanchone, chavicol e cineol, que estão presentes na Erva-doce, auxiliam nas reações digestivas, carminativas e antioxidantes no corpo.
5. Preveni a anemia
A deficiência do ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em vitamina C, como a erva-doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de ferro.
6. Melhora a produção de glóbulos vermelhos
A produção de glóbulos vermelhos é reforçada pelo consumo de erva-doce. Pois o cobre, que é exigido pelo organismo para a produção de células vermelhas do sangue, está presente na Erva-Doce.
7. Acelera o crescimento
O zinco, encontrado na erva-doce, desempenha um papel fundamental em muitas funções biológicas, tais como o crescimento físico, reprodução, controle de diabetes, modulação dos níveis de estresse, resistência imunológica, apetite e a digestão.
8. Reduz a pressão Arterial
Hoje em dia, quando as pessoas enfrentam tensões no seu dia-a-dia, é muito importante manter a pressão arterial e manter a frequência cardíaca equilibradas. A erva-doce ajuda muito nesse processo, pois o teor de potássio ajuda na manutenção da pressão sanguínea e, consequentemente, a frequência cardíaca também é mantida.
9. Melhora o sistema respiratório
A erva-doce é uma fonte rica de cineol que é um agente ativo, que potencialmente limpa os bloqueios nasais. Sendo assim, uma benção para pessoas que sofrem de congestionamento, asma e bronquite. O cineol limpa, controla a formação e a acumulação de muco na passagem nasal e do peito, facilitando a respiração.
10. Controle de Peso e Saciedade
Dietas ricas em fibras são geralmente reconhecidas como um fator importante no controle e perda de peso por estas funcionarem como “agentes dilatadores” no sistema digestivo. Esses componentes aumentam a saciedade e reduzem o apetite, fazendo com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo e consequentemente, diminuindo a ingestão de calorias. Portanto, o controle do peso é mais um dos benefícios da erva-doce.
11. Combate a anemia
A alta concentração de ferro e histamina na erva-doce faz com que seja um bom remédio natural para a anemia. O uso regular da Erva-Doce aumenta a produção de hemoglobina no organismo, revertendo assim a anemia. Isso também evita a formação de coágulos sanguíneos no corpo.
12. Melhora a imunidade
A vitamina C é um impulsionador da imunidade natural e a erva-doce é altamente rica em vitamina C. Por isso, a sua ingestão regular fortalece o sistema imunológico. Ela mantém o corpo livre de pequenas infecções naturalmente e também aumenta a capacidade de lutar contra infecções graves. Assim quando alguma infecção entra no corpo, os glóbulos brancos envolvem todas as bactérias e vírus causadores de doenças e as destrói.
13. Melhora a saúde dos olhos
A erva-doce contém vários nutrientes, que podem ajudar a melhorar a visão. Os antioxidantes e aminoácidos da erva-doce rejuvenesce os olhos, evitando a degeneração macular. O suco de erva-doce, quando aplicado no olho, pode reduzir a irritação nos olhos e fadiga. Os flavonoides presentes na Erva-Doce são muito úteis na prevenção do estresse oxidativo, o que ajuda a prevenir a degeneração macular.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
14. Age contra os radicais livres
Além de ser usada para adicionar sabor, a erva-doce também é usada por seus diversos benefícios a saúde, que são derivados dos seus antioxidantes. Estes antioxidantes são essenciais para reduzir as reações dos radicais livres indesejáveis no corpo. Este fenômeno também evita muitas doenças que podem levar a sérios riscos numa fase posterior. Alguns dos antioxidantes presentes na erva-doce são o kaempferol e a quercetina, que são conhecidos por prevenir reações degenerativas.
15. Possi propriedades desintoxicastes
As propriedades diuréticas do chá da erva-doce ajuda a remover a substância tóxica do corpo através da micção frequente. Isto ajuda a reduzir a inflamação que causa reumatismo e inchaço, além de evita a formação de pedras nos rins.
16. Previne danos celulares
O suco da erva-doce é uma bebida extremamente nutritiva, porque a Erva-Doce contém vitamina A, B, C, E e betacaroteno. Além de ser uma fonte rica de minerais, como o magnésio, ferro, cobalto, potássio, fósforo, sódio, silício e zinco. Ela também fornece níveis elevados de antioxidantes, carotenoides e flavonoides além de conter anetol, um fito-nutriente que fornece ao suco da Erva-Doce um forte aroma. E os níveis elevados de antioxidantes, neutralizam os radicais livres no organismo, prevenindo danos celulares.
17. Alivia os sintomas do pós-menopausa
O suco de erva-doce contém fito-estrogênio, um produto químico que possui estrutura semelhante ao hormônio estrogênio. Assim, o suco de erva-doce é muito útil para mulheres que estão na menopausa e problemas pré-menstruais. Ela também contém ácido fólico, que previne defeitos de nascença em bebês. O suco de erva-doce alivia problemas de menstruação, regulando ações hormonais no corpo. As mães que amamentam podem regularmente beber o suco de erva-doce para aumentar a produção de leite.
18. Reduzir a acidez
O bulbo de erva-doce também oferece um resfriamento natural e benefícios neutralizantes. Assim, ele é usado para tratar problema de acidez no duodeno. Isto faz com que os intestinos fiquem ativos e facilita o processo de absorção. Assim, as toxinas se separam de minerais úteis, e quando as toxinas estão separadas, são facilmente levadas para fora do corpo. Assim, o nível de pH normal é restaurado, o que resulta no alívio da acidez.
19. Fortalece a saúde mental
Acredita-se que a erva-doce pode liberar endorfinas na corrente sanguínea, que aliviam a depressão associada a certas doenças e cria um clima de euforia. O potássio no suco da Erva-Doce aumenta a função cerebral e as habilidades cognitivas do cérebro, como a memória. Em adição a isto, o sumo também é um vasodilatador, o que aumenta o fornecimento de oxigênio para o cérebro e atrasa o aparecimento de demência.
20. Regula o ciclo reprodutivo
O estrogênio encontrando na erva-doce auxilia na regulação do ciclo reprodutivo feminino e também pode auxiliar na fertilidade. Além disso, a planta auxilia a regular adequadamente a ação hormonal no corpo, sendo usada em diversos produtos para reduzir os efeitos da TPM, como analgésico suave e agente relaxante para mulheres na menopausa.
21. Melhora o apetite
O óleo de erva-doce pode ser um belo aperitivo, sendo que ele ajuda a aumentar a apetite. Então, se você acha que não está sentindo fome quando necessário, você deve consumir o óleo de erva-doce.
22. Reduz inflamações
O bulbo da erva-doce apresenta propriedades anti-inflamatórias fortes. Se você tiver alguma inflamação interna ou externa, o bulbo de Erva-Doce cura ambas as condições. Este alimento mágico contém anetol, que serve como um flavonoide anti-inflamatório muito forte. Ele cura facilmente a inflamação causada em humanos sem causar quaisquer efeitos colaterais.
23. Possui propriedades antiespasmódicas
Os espasmos são contrações violentas e involuntárias dos órgãos, do trato respiratório, intestinos, músculos e nervos. Ela pode levar a tosse crônica, dor aguda e inflamações. Os casos graves de espasmos pode levar a desmaios e até mesmo a morte. O óleo de erva-doce é um agente antiespasmódico ativo, que relaxa os intestinos, músculos e nervos. Ele oferece alívio imediato aos espasmos.
24. Melhora a digestão
As erva-doce contêm uma boa quantidade de fibra dietética que é essencial para o corpo. O teor de fibra ajuda a melhorar a Digestão no organismo, facilitando a quebra de moléculas alimentares que tornam as reações de energia possível.
25. Funciona como antisséptico
A Erva-Doce contém muitos produtos químicos, que apresentam características antissépticas e bactericidas. E o óleo de Erva-doce ajuda evitar que as feridas se transformem em sépticos. Além de prevenir o tétano e outras infecções pós-cirúrgicas também.
26. Melhora a digestão digestão
Erva-doce contêm óleos essenciais que ajudam na formação de enzimas digestivas. Estas enzimas ajudar na desintegração apropriada dos alimentos dentro do corpo. Ele contém anetol, que ajuda na absorção dos nutrientes e também diminui a inflamação no estômago e intestinos. O consumo de erva-doce pode ajudar na redução da distensão abdominal e flatulência. Ácido aspártico é encontrada na erva-doce, que tem propriedades carminativo e propriedades laxativas e pode ser útil no tratamento da constipação. vejam também os 5 alimentos Ajudam na Digestão!
27. Melhora a saúde do estômago
O óleo de erva-doce é um agente carminativo ativo. Ela ajuda na liberação de gás a partir dos intestinos e proporciona alívio de problemas de estômago como dor, agitação, azia e indigestão. Também inibe a formação de gás e ajuda a tratar a flatulência excessiva.
28. Deixa a pele mais jovem
Como sabemos, a erva-doce é uma excelente fonte de vitamina C, e o colágeno, que é o sistema de sustentação da pele, é baseado em vitamina C. Esse nutriente é essencial e funciona como um antioxidante que ajuda na prevenção de danos causados pelo sol, poluição e fumaça. Essa vitamina também promove a capacidade do colágeno a suavizar rugas e melhorar a textura da pele.