Os Alimentos Ideais Para Diabéticos são muito eficazes no controle da glicemia. Além disso, refeições balanceadas são a chave para evitaras doenças e proteger seu organismo. Seguir um cardápio com frutas, verduras, legumes, sementes e grãos ajuda a manter a glicemia sob controle, porém não esqueça, é preciso cautela, inclusive quando os alimentos são benefícios, pois mesmo as opções que parecem perfeitas podem conter açúcar. Fique atenta e, na dúvida, consulte um médico endocrinologista ou uma nutricionista. Então, confira Os 35 Alimentos Ideais Para Diabéticos.
Maçã: A Maçã é um dos principais Alimentos Ideais Para Diabéticos. O grande destaque dessa fruta na dieta de quem possui diabetes é a presença de uma fibra chamada pectina. Ela é eficiente no controle da glicemia e do mau colesterol (LDL). Se consumida cozida junto com Canela, ainda é possível prolongar a sensação de saciedade.
Blueberry: Quem tem diabetes deve apostar nessa fruta. Apesar de não ser tão comum no cardápio de muitas pessoas, a blueberry é fonte de antioxidantes, reduzindo a ação dos radicais livres, moléculas que, em excesso, podem desencadear o surgimento de tumores, de doenças cardíacas e até de mal de Alzheimer. Além disso, ela combate infecções e reforça o sistema imunológico.
Abacate: Por ser pobre em açúcar e rica em gordura monoinsaturada, que aumenta o bom colesterol, essa fruta é indicada para os diabéticos. Além disso, essa gordura deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, promovendo maior saciedade.
Cereja: A fruta vermelha contém quercetina, um tipo de flavonoide muito eficiente para baixar os níveis de colesterol e de triglicérides. Por isso, a cereja faz parte Alimentos Ideais Para Diabético. Ela aumenta a ação das enzimas envolvidas na quebra das moléculas gordurosas, tirando boa parte delas da circulação, o que ajuda – e muito – o coração. A cereja ainda é fonte de potássio, um mineral indispensável para todos os músculos do corpo. O que a torna ainda mais especial é a niacina, uma vitamina do complexo B que previne contra dores de cabeça de facilita a digestão
Limão: A fruta ajuda a regula os níveis de insulina e previne o diabetes. O Limão ainda é fonte de geraniol, uma substância capaz de inibir a multiplicação das células cancerosas por interferir na ação de enzimas que atuam na proliferação celular. O limoneno, um composto encontrado na casca, tem a capacidade de penetra com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um solvente de toxinas e de gorduras.
Amora: Embora tenha um alto índice glicêmico, a amora é um dos Alimentos Ideais Para Diabético, pois ela é rica em compostos que aceleram a liberação da insulina, melhorando a síntese da glicose. A fruta também é amiga dos hipertensos, já que ajuda a normalizar a pressão arterial.
Coco: Coco é um dos Alimentos Ideais Para Diabético, pois a principal qualidade desse alimento é que ele contém propriedades anticancerígenas. O Magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens. Também age como adstringente nas hemorroidas. Quando combinada com outras frutas ou carboidratos, o coco ajuda a reduzir a carga glicêmica.
Laranja: Além de ser fonte de Vitamina C, importante para a imunidade, a fruta é rica em fibras, que ajudam o intestino a funcionar regulamente e a dar saciedade. A Laranja ainda possui Potássio, que auxilia no controle da pressão arterial e, com isso, mantém a saúde cardiovascular.
Batata Yacon: Os nutricionistas recomendam: receitas que levam batata yacon em sua preparação são as mais indicadas quando o assunto é controle do diabetes. Isso devido a presença de uma fibra especial capaz de blindar a saúde contra os picos glicêmicos. A batata yacon mais parece uma fruta com sabor delicado semelhante ao da pera. A batata yacon é rica em insulina, um tipo de fibras que o corpo não pode digerir, por isso ela tem baixo teor calórica (apesar do sabor doce) e baixo índice glicêmico.
Consumir a batata yacon pode ajudar na perda de peso e aumenta a sensibilidade á insulina, de acordo com um estudo publicado na revista Clinical Nutrition (em 2009), o que é excelente para quem tem (ou quer prevenir) o diabetes. Com menos de 20 calorias por 100 gramas, a batata yacon contém antioxidante e muito Potássio (ajuda a combater a retenção hídrica e a desinchar). Ela deve ser consumida crua.
Beterraba: Embora conhecida por suas capacidades cardioprotetoras, ela também oferece um benefício especial no combate ao diabetes, por isso a beterraba é um dos Alimentos Ideais Para Diabético, já que é altamente rica em fibras. Entretanto, existe uma ressalva: a Beterraba contém uma grande quantidade de açúcar, por isso, seu consumo deve ser moderado. Inserir 2 colheres (sopa) do legume cru em meio á saladas é ideal. Indicado mesmo é consultar o seu nutricionista para se certificar de que ele pode fazer parte da alimentação.
Berinjela: Devido á alta concentração de fibras presentes no legume, o açúcar do sangue passa a ser absorvido com maior lentidão, fator que contribui para o controle dos níveis glicêmicos.
Batata Doce: Aliada da dieta dos atletas, essa versão da batata é riquíssima em carboidratos complexos, ou seja, aqueles que são absorvidos lentamente pela correte sanguínea, demorando para se transformar em açúcar e, com isso, estabilizando os níveis de glicose.
Cenoura: A Cenoura é um dos principais Alimentos Ideais Para Diabético. Além de contribuir para a saúde da pele e da visão – graças á boa quantia de betacaroteno existente no legume -, a Cenoura é rica em vitaminas, mineiras, substâncias antioxidantes e fibras, trazendo a sensação de saciedade prolongada. Por isso, a sua ingestão está aliada ao equilíbrio de toda a saúde em relação ao diabetes.
Pimentão: De sabor forte e marcante, fica difícil não reconhecer o legume em uma refeição. O acompanhamento ideal para peixes, refogados, assados e saladas traz consigo uma quantia excelente de substâncias antioxidantes, que radicais livres produzidos pelas células. Outra vantagem do alimento é a presença de capsaicina, uma substância capaz de atuar contra o mau colesterol (LDL) e o diabetes.
Ervilha: Embora pequenina essa leguminosa carrega consigo uma lista e tanto de nutrientes. Contanto com a presença de Ácido Fólico, o alimento é ideal para proteger a saúde do coração, além de contribuir para beneficiar o organismo em geral. As fibras presentes nela também são as responsável pelo auxílio no combate ao diabetes e ao mau colesterol.
Feijão Branco: Além de ser um dos principais Alimentos Ideais Para Diabético esse alimento conta com a presença de um substância especial chamada faseolamina, que tem a capacidade de impedir a absorção de cerca de 20% dos carboidratos presentes nos alimentos ingeridos, uma vantagem e tanto para a saúde dos diabéticos.
Alface: Unanimidade na mesa dos brasileiros, as saladas mais comuns são compostas por essa verdura. O melhor de tudo é que existem alfaces de diversos tipos – dentre eles roxa, crespa, lisa e americana -, que podem fortalecer a saúde com grande qualidade de vitaminas e de minerais existentes na folha.
Outro benefício desse alimento é o fato de ele conter propriedades calmantes – graças á uma substância chamada lactucina -, capazes de afastar males como estresse, insônia e ansiedade. Por isso, lembre-se: uma dieta equilibrada, que respeite as quantidades calóricas diárias permitidas e que proteja o organismo como um todo deve ter como aliada a alface em suas diferentes variações.
Rúcula: As verduras verde-escuras, em geral, são excelentes protetoras do organismo e, de quebra, ajudam a afastar o risco e até mesmo a controlar o diabetes. Isso porque elas contam com a presença de Cálcio, Ferro, fibras e Fósforo, nutrientes capazes de blindar o sistema imunológico, de controlar os níveis de glicemia e de agastar uma série de doenças. A rúcula, em especial, destaca-se como uma das melhoras folhas do meio nutricional, já que a quantidade de nutrientes contidos nela são inúmeros.
Couve: Rainha das hortaliças e repleta de versatilidade o couve também é um dos Alimentos Ideais Para Diabético, pois fica muito fácil incluí-la no cardápio para manter uma dieta saudável e equilibrada. Lá vão algumas dicas: prepare um belo copo de suco de couve, refogue a folha no alho, cebola e azeite para servir como acompanhamento no almoço ou no jantar, inclua-a em preparações funcionais (como em massas de pães, bolos e panquecas ) ou a consuma in natura, em forma de salada. O organismo só tem a ganhar!
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Acelga: Não é difícil reconhecê-la na feira: de aparência única e formato inconfundível, vale a pena incluí-la em seu carrinho e usufruir dessa fonte de saúde. Uma vantagem da acelga é o fato de ela conter uma boa quantidade de água que, unida á suas propriedades antioxidantes, auxilia no equilíbrio do organismo, de modo a facilitar a eliminação de toxinas indesejáveis. As fibras também fazem parte da composição do alimento, fator primordial para o controle e a prevenção do diabetes.
Semente de Abóbora: Apesar de ser desprezada por muitas pessoas, ela apresenta maior valor nutricional do que se imagine. As sementes da abóbora contêm proteínas, aminoácidos essenciais, e são riquíssimas em fibras. Entre as gorduras presentes, destacam-se uma valiosa quantidade de gorduras monoinsaturadas e poli – insaturadas, importantes á saúde cardiovascular. Além disso, existem nessas sementes alguns minerais como Magnésio, Zinco e também Potássio, o qual auxilia no controle da pressão arterial.
Não há contradições para o consumo dessas sementes, que podem ser ingeridas cruas, como ou sem a casca, além de ser opção incluí-las em sucos, sopas e saladas. O principal destaque delas é a presença de curcurbitacina, que possui propriedade anti-inflamatória, útil em patologia da próstata e do sistema urinário.
Semente de Girassol: Essa opção já é mais calórica, apresentado cerca de 580 calorias para cada 100g. No entanto, as sementes se girassol são ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, contendo ainda fibras e minerais como Potássio, Magnésio, Ferro e Fósforo, além de vitaminas do complexo B. Pode-se destacar que essas sementes são ricas em Vitamina E, um nutriente antioxidante.
Por suas vitaminas e minerais, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, quando consumida em quantidades apreciáveis, cerca de 1 colher (sopa) ao dia, pode ser útil no controle da pressão arterial, além de auxiliar a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular e óssea.
Semente de Mostarda: Por ser um dos principais Alimentos Ideais Para Diabético a mostarda possui uma variadade de plantas, em que se destaca a preta (que tem um sabor picante), a branca (com um sabor mais suave) e a mostarda castanha. Ela faz parte da mesma família do agrião e dela são aproveitadas suas folhas e sementes, as quais podem ser consumidas inteiras ou moídas. Seus grãos inteiras ou muito utilizados em conservas, na preparação de carnes e de peixes, enquanto, em pó, pode ser utilizado no preparo do curry, além de incrementar molhos e saladas.
Elas possuem proteínas, fibras, gorduras do tipo mono e poli-insaturada, minerais como o Fósforo, Ferro, Zinco, Selênio, Cálcio e vitaminas dos complexos B e elevadas concentrações de compostos fenólicos. O consumo regular pode prevenir alguns tipos de câncer, por ser rica substância antioxidante e anti-inflamatória.
Semente de Papoula: Ela contém quantidades relevantes de gorduras mono e poli-insaturadas, além de proteínas e minerais e minerais como Magnésio e Potássio. Apesar de sua origem, o uso em preparações não apresenta risco de intoxicação. Além disso, possui propriedade anti-inflamatória, auxilia no processo digestivo e no sistema circulatório.
Linhaça: O grão não só tem o poder de controla o diabetes como também auxilia no bom funcionamento do intestino e contribuir para uma pele mais saudável. Tudo isso se deve á presença das gorduras mono e poli-insaturadas em sua composição. Elas trabalham pela redução do colesterol ruim (LDL) e ainda contribuem para uma boa saúde cardiovascular. A opção também é ótima para quem deseja emagrecer.
As fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água e formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago. Isso faz aumentar a saciedade e, dessa forma, reduzir o apetite e controlar a compulsão alimentar.
Quinoa: Por conter alto valor nutricional a quinoa é um Alimentos Ideais Para Diabético, além disso a quinoa é rica em antioxidante, que desempenham um papel importante na redução da inflamação e protegem as células contra danos. Seu maior benefício é que ela apresenta maiores teores de fibras e proteínas, quando comparada a outros grãos e leguminosas. Além disso, a quinoa apresenta teor mais elevado dos aminoácidos essenciais (lisina e metionina), assim é grão mais complexo do ponto de vista nutricional, mas, de acordo com pesquisas, o ideal é consumi-lo cozido.
Aveia: Bastante popular, a aveia continua sendo um alimento básico em muitas refeições, como acompanhamento e até refeições no café da manhã. É conhecida, principalmente, por sua capacidade de reduzir os níveis colesterol e promover a saúde cardiovascular, mas também dispões de muito outros benefícios á saúde.
A aveia ainda ajuda na melhoria da prisão de ventre, que é um fator de risco para o câncer de intestino. É um cereal energético, famoso por aumentar a resistência física. Por ser hipoglicemia, auxilia na regularização da taxa glicemia (açúcar no sangue), sendo especialmente recomendada aos diabéticos.
Centeio: Outros grãos indispensáveis, o centeio também é rico em Magnésio, mineral importante na prevenção do diabetes. Além disso, ele também faz parte dos Alimentos Ideais Para Diabético pois promovem e a perda de peso, atuando contra a obesidade na prevenção do desenvolvimento de doenças graves causadas pelo distúrbio. No intestino, esse gel da sensação de saciedade, relacionado ao emagrecimento. Esse mesmo gel aumenta o volume das fezes, o que facilita o funcionamento do intestino, e que diminui a absorção de colesterol.
Maracujá: A farinha da fruta ajuda a reduzir os picos glicêmicos e a produção de insulina. Isso porque quando o hormônio é liberado no corpo em grandes quantidades alguns tecidos e órgãos começam a diminui sua resposta a ele, sendo preciso mais quantidade de energia – esse processo é denominado resistência á insulina que, são revertido ocasiona o diabetes tipo 2. Para quem já tem a doença, a farinha no auxilia no equilíbrio da glicemia, estabilizando o problema. Ela é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é mais indicado, sendo uma aliado para os diabetes tipo 1 e 2 .
Berinjela: Devido á boa quantidade de fibras, a farinha ajuda a aumentar a sensação de saciedade e impede que o organismo absorva gorduras. A berinjela é um dos Alimentos Ideais Para Diabético por controlar a compulsão por doces, já que evita o pico glicêmico e a queda severa de glicose no sangue. A principal fibra da farinha é solúvel, que age na diminuição do colesterol e da glicemia no sangue. O alimento também protege as funções hepáticas, aumentada a produção de bílis, o que combate o colesterol.
Além disso, a farinha de berinjela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e no vinho, combatendo radicais livres em excesso, ou seja, protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e do envelhecimento precoce. É importante lembrar que o alimento não tem boa fermentação por isso, para utilizar-lo em receitas de bolos e pães, preciso misturar com outra farinha, de preferência integral que é igualmente saudável.
Banana Verde: O grande trunfo dessa versão é a presença de amido resistente – um tipo de carboidrato que passa de forma intacta pelo intestino delgado, deixando para o intestino grosso substratos benéficos para a flora intestinal. O amido resistente é simular á fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado.
Assim, no intestino grosso, ele é fermentado, produzindo substância que servem como fonte de energia para produção de bactéria benéfica do nosso intestino. Essas bactérias têm a capacidade de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequado dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Feijão Branco: A fascolamina, uma substância presente na farinha, é uma glicoproteina que auxilia no tratamento do diabetes e reduz os níveis de triglicérides do sangue, pois diminui a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batata, arroz, pães e biscoito. A substância inibe a atividade de enzima alfa-amilase humana, que é responsável pela transformação do amido ingerido em glicose.
Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e os convertendo nos açucare da circulação sanguíneas, que o irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue).
Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digerido e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esses mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento para diabéticos que precisam diminui a quantidade de açúcar circulante e para diminuição de triglicérides, favorecendo a saúde do coração”, contra Fernanda.
Maçã: Farinha é rica em pectina uma fibra solúvel que promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento por isso a maçã é um dos principais Alimentos Ideais Para Diabético. A substância torna a absorção da glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, o que evita a transformação dos açúcares em gorduras. Além disso, a pectina ajuda na regulação do trânsito intestinal, pois aumenta o bolo fecal e retém mais água, colaborando com o bom funcionamento do intestino
Uva: O alimento é fonte de antioxidante que garantem a saúde dos olhos e também do coração. A farinha de uva, nesse caso, é para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias. A luteonína é um composto fenólico importante para visão, indicando especialmente para perda de visão senil ou para diabéticos descompensados, que precisam tomar um cuidado extra com visão.