Os 4 Exercícios Para Ter Uma Barriga Chapada são simples e podem ser feitos em casa. Além disso, se você quer Ter Uma Barriga Chapada, então, combine exercícios aeróbicos, cuide da alimentação e dá-lhe abdominal!
Ter uma barriga na medida certa não é apenas uma questão de estética. Tudo bem que a “barriga-tanque” é o sonho de mulheres (e homens), mas os benefícios de não acumular gordura abdominal vão além do espelho. “A musculatura do abdômen tem a função de sustentação da coluna, de manter uma boa postura e também de proteção visceral”, lembra Fabiana Queiroz, educadora física e coordenadora da unidade de Fortaleza da Academia Contours.
Ou seja, pessoas com grande acúmulo de gordura na barriga estão sujeitas a terem uma serie de problemas de saúde, que vão de dores na coluna a diabetes, além do risco de doenças cardiovasculares ser maior. Entretanto, para “perder barriga”, não bastam exercícios localizados. É preciso haver uma combinação entre alimentação saudável (evitar gorduras, açucares e alimentos muito calóricos) e atividade física aeróbica e localizada. “Os abdominais fortalecem a musculatura mais não queimam gordura localizada”, lembra Fabiana.
Se você já esta cuidando do que coloca no prato e quer se livrar da gordura indesejada na barriga, trate de iniciar caminhadas (ou corrida, natação… opções não faltam! Então comece um treino – que pode ser feito tranquilamente em casa. Damos todas as dicas a seguir, confira Os 4 Exercícios Para Ter Uma Barriga Chapada:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Prancha Lateral:
Apoiada de lado, posicione o cotovelo no chão, alinhado com os ombros e com os calcanhares, mantendo o corpo em uma posição ereta. Eleve o braço em uma abdução de ombro, forçando a contração muscular de forma geral. Se for iniciante, apoie os joelhos em flexão no chão, mantendo assim, cotovelo, ombro e joelhos alinhados.
Faça até 3 series de 20 a 30 segundos.
Abdominal Infra:
Com as costas e cabeça apoiadas no chão, coloque as mãos na lateral ou abaixo dos glúteos (para dar um maior apoio lombar). Eleve as pernas com os joelhos estendidos, levemente e abaixe lentamente, mantendo a lombar no chão e abdômen sempre contraído.
Faça até 3 series de 20 a 30 repetições.
Abdominal Oblíquo:
Com as costas apoiadas no chão, flexione o quadril e os joelhos e cruze a perna esquerda sobre a direita. Coloque a mão direita abaixo do pescoço e faça uma flexão de tronco cruzado, levando o cotovelo direito próximo ao joelho esquerdo. Mantenha sempre o abdômen contraído. Repita o mesmo movimento para o outro lado.
Faça até 3 series de 20 a 30 repetições.
Abdominal isométrico:
Com as costas apoiadas no chão, eleve as pernas com os joelhos estendidos e suba o tronco a 45 graus. Contraia o abdômen e estenda os braços ao longo do corpo.
Faça até 3 series de 20 a 30 segundos.
Isométrico ou Isotônico?: Há duas formas de se fazer o abdominal – isometricamente ou isotonicamente. O exercício isométrico é aquele em que a pessoa fica em uma posição por um tempo, sem movimentos (como na prancha lateral). E o isotônico é o em que a pessoa se movimenta. “Ambos os abdominais, isométricos ou isotônicos, são eficientes. Um complementa o outro. O importante é ter sempre variações de exercícios e intensidades para diversificar o treino”, explica a educadora física.