Existem inúmeros alimentos que, além de prejudicar a dieta detox, podem intoxicar o organismo. A proposta da dieta detox é reduzir e até eliminar substancias nocivas acumulados no organismo ao longo do tempo. Essas toxinas são adquiridas pela ingestão de alimentos com baixo índice nutricional e ricos em gorduras de má qualidade, como as tipo de saturadas e trans.
Principais alimentos que prejudicam a dieta detox:
1. Embutidos e enlatados:
Estes são uns dos principais alimentos que prejudicam a dieta detox. Além disso, esses dois tipos de alimentos apresentam conservante, como nitrito, que possuem grande níveis de Sódio e gorduras em geral. O Sódio é responsável por reter líquidos, e o exagero do seu consumo traz danos a órgãos como coração e rins, acarretando problemas como hipertensão e inchaço.
Já a gordura é tida como principal agente do ganho de peso, além de problemas cardiovasculares. Essas substancias estão presentes em condimentos (ketchup, mostarda e temperos prontos), enlatados, carnes processadas e fast-foods.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Açúcar:
O açúcar está presente em grande quantidade nos refrigerantes e doces industrializados, o açúcar precisar ser consumido com moderação, uma vez que seu consumo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.
O consumo exagerado de açúcar provoca fome e aumenta o peso. Os níveis de glicemia e de triglicérides, causando entupimento nos vasos sanguíneos. Como é um alimento que causa acidez, facilita a proliferação de micro-organismo e o surgimento de doenças.
3. Cafeína:
Encontrada no Café, energéticos, Guaraná, chá-mate e achocolatados, a cafeína, se consumida em exagero, pode causar dor de cabeça e acelerar o ritmo do coração, sendo assim, um dos principais alimentos que prejudicam a dieta detox. Além disso, a substancia pode causar insônia.
4. Carnes vermelhas:
Este é outro dos principais alimentos que prejudicam a dieta detox. Além disso, cortes gordos são ricos em gorduras saturados e ácido araquidônico. Um tipo de gordura que tem ação inflamatória e facilita a deposição de colesterol na parede dos vasos sanguíneos. Além de serem muito calóricos contribuírem para o aumento de gorduras corporal.
É preciso regular o consumo dessas carnes, evitando seu excesso. Dê preferencia a frango sem pele e peixes grelhados, cozidos ou assados.