Os Tipos de Limões Mais Comuns no Brasil e os mais utilizados, além disso, o limão é uma fruta rica em vitamina C, porém ele também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3). Além de ser uma excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e uma pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético. O limão ajuda a melhorar a imunidade, sendo por isso um ótimo aliado para combater gripes e resfriados, especialmente quando usado na preparação e chá com mel, por exemplo. Além disso, usar o limão tem outros benefícios que incluem:
- Ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o intestino, especialmente se tomado com água morna logo em jejum;
- Desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele;
- Protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, pois diminui a acidez do sangue.
- Acelera o processo de cicatrização, por ser rico em Vitamina C;
- Diminui o inchaço e a pressão arterial, devido às suas propriedades diuréticas;
- Alivia a dor da gota ou reumatismo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias;
- Previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes;
- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer pois tem na sua composição elementos funcionais conhecidos como limonoides.
- Trata a anemia, pois aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais quando consumido durante as refeições.
Sabia que no mundo exitem cerca de 100 especies de limão? Contudo, as mais utilizadas pelos brasileiros são o tati, o galego, o siciliano e o cravo. Por isso, para não ficar em dúvida na hora de escolher qual tipo comprar, confira Os Tipos de Limões Mais Comuns no Brasil!
1# Limão – Cravo: Também conhecido como limão– rosa, é facilmente identificado pela sua cor avermelhada. Essa variedade tem muitas sementes e seu sabor é forte. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de limonadas e temperos.
2# Limão – Galego: É bastante conhecido pelos brasileiros e já é considerado o melhor tipo para preparar a caipirinha, uma bebida tipicamente nacional, porém muito calórica. Ele tem a casca fina e lisa, de cor verde ou amarela-clara. Sua vantagem é que a polpa tem bastante suco, apesar de ter muitas sementes, é saboroso e não é ácido.
3# Limão – Siciliano: Esse é, de fato, o limão original. É o maior de todos os tipos, mas não possui muito suco. Tem casca amarela, grossa e levemente rugosa. Apresenta saliências nas pontas, deixando-o com um formato alongado. Possui sabor menos ácido do que o galego e mais suave do que as outras variedades e pode ser usado no preparo de molhos ou até na fabricação de óleos essenciais e cosméticos. “Esses óleos têm potente atividade antioxidante”, destaca a nutricionista Barbara Sanches.
4# Limão- Taiti: Sua casca é fina e lisa e possui pouca semente. Sua polpa é grande e tem um sabor intenso. É ideal para preparos de sucos e receitas doces, como tortas, musses e bolos, já que, quando espremido, rende boa quantidade de suco.
Obs: Na hora da compra, escolhas os limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de suco, normalmente, cedem a pressão dos dedos ao toque. Já para conserva-los em casa, eles duram até duas semanas em temperatura ambiente, mas é possível guarda-los por até seis semanas dentro da geladeira, fechados em um saco plastico.