Os Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração de forma simples e natural. Além disso, para aumentar a saúde do seu coração, comece por mudar o que está no seu prato. Ajustes simples para sua dieta podem ter grandes benefícios se você quer evitar problemas futuros, já vive com colesterol alto ou pressão arterial, ou tem fibrilação atrial. Uma dieta saudável pode ser boa para o seu coração e sua cintura. Você definitivamente pode reduzir seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares comendo certos alimentos todos os dia. Existe uma grande variedade de frutas e vegetais que são boas para o seu coração. Então, confira Os 5 Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração.
Tomate: O Tomate é um dos melhores alimentos que ajudam a proteger o coração. Além disso, o licopeno – substância que dá a cor vermelha ao alimento – é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, que atua contra o colesterol ruim (LDL) e protege as células dos efeitos dos radicais livres. Seu consumo está associado a uma redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de ser um alimento pouco calórico é fonte de Vitamina C.
Abacate: O Abacate é uma boa opção de alimentos que ajudam a proteger o coração. Além disso, o Abacate é rico em gorduras do bem (ômega 3 e ômega 9) que atuam contra o colesterol ruim (LDL), além de ser fonte de antioxidantes, como as Vitamina C e E. Outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o Ácido Fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.
Romã: A Romã é um dos principais alimentos que ajudam a proteger o coração. Além disso, a Romã é rica em ácido elágico, Vitamina C e minerais, tem alto poder antioxidante e, por isso, auxilia na prevenção do câncer, do envelhecimento precoce e do entupimento de artérias, alto fator de risco para infarto e acidente vascular cerebral (AVC).Uva: Quanto mais intensa for a cor da fruta, mais polifenóis ela tem. Eles são uma classe de compostos bioativos antioxidantes que auxiliam no equilíbrio e no funcionamento orgânico. Por serem antioxidantes, eles eliminam o excesso de radicais livres do organismo, os causadores de problemas como câncer, envelhecimento precoce e placas de gorduras nas artérias. Um dos antioxidantes da uva é o resveratrol, que combate o colesterol ruim (LDL), impedindo seu acúmulo no sangue.
O excesso de LDL pode formar placas nas paredes das artérias e dificulta o acúmulo de plaquetas, impedindo a formação de coágulos no sangue e dobrando o efeito preventivo contra infartos.
Azeite: O azeite é um dos melhores alimentos que ajudam a proteger o coração. Preferido na hora de temperar as saladas, ele carrega consigo uma lista de benefícios. Poderoso antioxidante, o azeite é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes naturais que são capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
Há também as propriedades anti-inflamatórias e é certo dizer que o azeite é uma gordura do bem, porque tem o poder característico dos ácidos graxos de não transformar a gordura em colesterol ruim.