Os alimentos que estimulam a imunidade e combate várias doenças, dentre esses alimentos estão: frutas cítricas e pimentão vermelho, amêndoas e sementes de girassol, cenouras, batata doce, açafrão e nozes.
Uma das maneiras mais importantes de se manter saudável é adotar hábitos que estimulam a imunidade. Isso significa dormir o suficiente, controlar o estresse, ser ativo, lavar as mãos adequadamente e, sim, comer bem.
Embora nenhum alimento ou suplemento possa “curar” ou até 100% impedir que você pegue um vírus como o coronavírus ou a gripe, alguns alimentos demonstraram ajudar a reforçar a imunidade.
Quais os Alimentos que Estimulam a Imunidade:
1. Frutas Cítricas e Pimentão Vermelho:
A vitamina C, o nutriente superstar dos citros, é famosa por seu papel no apoio ao sistema imunológico.
Embora a vitamina C não possa prevenir doenças, ela foi estudada em pessoas com infecções respiratórias, com benefícios observados principalmente naqueles que apresentavam níveis sanguíneos abaixo do ideal.
Não está claro se isso é parcialmente causa ou consequência, mas a pesquisa parece apoiar um objetivo de consumir cerca de 200 mg por dia para prevenção de infecções. Essa é a quantidade mostrada nos estudos para saturar o corpo, o que significa que mais vitamina C será excretada.
2. Amêndoas e Sementes de Girassol:
Além da vitamina C, a vitamina E desempenha um papel fundamental na imunidade. Essa vitamina solúvel em gordura aumenta a atividade das células imunológicas para apoiar a capacidade do corpo de combater bactérias e vírus invasores. Uma porção de sementes de girassol, ou um quarto de xícara, fornece cerca de metade da meta diária recomendada de vitamina E que estimulam a imunidade.
A mesma porção de amêndoas contém 45% da meta diária. Emparelhe com smoothies de frutas frescas ou chicote de sementes de girassol ou manteiga de amêndoa.
3. Batata-doce e Cenoura:
Esses vegetais são os principais alimentos que estimulam a imunidade fontes de beta-caroteno, um precursor da vitamina A. Esse nutriente ajuda o sistema imunológico, ajudando a produzir glóbulos brancos, que combatem bactérias e vírus.
Também ajuda a formar as membranas mucosas que revestem o trato respiratório, que atua como uma barreira protetora para manter os germes fora do corpo. Uma batata-doce cozida contém mais de 150% da meta diária de vitamina A e uma xícara de cenoura crua com mais de 100% da ingestão recomendada.
4. Açafrão:
A curcumina, o composto natural em açafrão responsável por sua cor vibrante, é um potente composto anti-inflamatório.
Também demonstrou aumentar a atividade das células imunes e melhorar as respostas de anticorpos.
A combinação de açafrão com pimenta preta aumenta significativamente a biodisponibilidade da curcumina. Polvilhe uma combinação de pimenta açafrão sobre um smoothie, sopa, caldo ou legumes cozidos.
5. Nozes:
Além de ser um dos principais alimentos que estimulam a imunidade anti-inflamatórios, as nozes contêm vários nutrientes que desempenham um papel no apoio ao sistema imunológico, incluindo as vitaminas E e B6, cobre e folato.
As nozes também foram mostradas em pesquisas para reduzir o estresse psicológico , e o estresse não controlado enfraquece a imunidade.
Emparelhe nozes com cerejas secas secas como lanche ou pique e use-as como enfeite de frutas frescas ou vegetais cozidos.