Os Benefícios da Berinjela Para Controlar o Colesterol são variados. Além disso, a Berinjela possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
A Berinjela é um dos legumes mais conhecidos e mais apreciados na culinária brasileira originaria do continente asiático, a Berinjela foi trazida para o nosso pais pelos imigrantes, e aqui se adaptou bem as condições de nosso solo e nosso clima.
A Berinjela é um alimento acessível, encontrado facilmente nas feiras, rende mil e uma receitas deliciosas e, o melhor, faz muito bem à saúde. Cheio de vitaminas e nutrientes essenciais, o legume protege o coração, desintoxica o corpo, combate o inchaço e até reduz o risco de câncer. Quer mais benefícios? Seja ao natural, em pó, cápsula ou farinha, a Berinjela ainda ajuda a diminuir o Colesterol. A Berinjela Além de oferecer um excelente sabor, ajuda a Controlar o Colesterol entre outro males.
A Berinjela é um alimento acessível, encontrado facilmente nas feiras, rende mil e uma receitas deliciosas e, o melhor, faz muito bem à saúde. Cheio de vitaminas e nutrientes essenciais, o legume protege o coração, desintoxica o corpo, combate o inchaço e até reduz o risco de câncer. Quer mais benefícios? Seja ao natural, em pó, cápsula ou farinha, a Berinjela ainda ajuda a diminuir o colesterol.
Mas é bom lembrar que, mesmo consumindo o alimento no dia a dia, ele não pode substituir qualquer medicamento, certo? Então, confira Os 5 Benefícios da Berinjela Para Controlar o Colesterol:
A Berinjela é Rica Em Antocianinas que Ajuda a Controlar o colesterol: A antocianinas presentes na casca da Berinjela têm atuação destacada quando se trata de reduzir a proporção de Colesterol ruim. Um benefício indispensável, uma vez que, quando o sangue encontra dificuldades para circular, aumentam também os riscos de ter um acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame.
Os Antioxidantes Contidos na Berinjela Ajudam a Controlar o Colesterol: os antioxidantes presentes na Berinjela impedem a oxidação do Colesterol, ou seja, evitam a inflamação que leva à formação de placas nas paredes dos vasos saudáveis,(chamada de aterosclerose). Também têm a função de regular a coagulação do sangue — quando descontrolada, o coágulo pode entupir as artérias, outro fator de risco para infarto e AVC.
As Fibras Contidas na Berinjela ajudam a Controlar o Colesterol: A Berinjela é rica em fibras que são grandes aliadas aos antioxidantes na redução do Colesterol. Existem dois tipos: as solúveis e as insolúveis. As primeiras podem se dissolver em água e têm algumas ações de extrema importância para a saúde. Uma delas é auxiliar na diminuição de Colesterol por se ligarem em certa quantidade de gordura no sistema digestivo que é, então, eliminada naturalmente através das fezes.
Em contato com a água, essas fibras formam um gel, que também retém parte dos açúcares ingeridos, podendo prevenir e controlar diabetes. Esse mesmo gel é o responsável por aumentar a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. Já as fibras insolúveis são as que colaboram no combate à prisão de ventre, pois melhoram o funcionamento do intestino.
A Berinjela auxilia na Redução de Gorduras: A Berinjela é bastante conhecida por auxiliar no processo de eliminação de gorduras, que ajudam a Controlar o Colesterol. As gorduras se dividem em: gorduras saturadas, gorduras monoinsaturadas e gorduras poli-insaturadas, sendo que a primeira (encontrada em leite integral e manteiga) é a mais perigosa e, em demasia, pode aumentar os níveis de Colesterol ruim (LDL), um dos principais responsáveis pelo entupimento das artérias.
Esse tipo de gordura também leva muito tempo para ser digerida, causando sensação de peso no estomago. E dai que vem aquela indisposição ao comer uma feijoada ou exagerar na pizza. Já as gorduras poli (presente em peixes como bacalhau e salmão) e monoinsaturadas (encontradas em ajeite e amêndoas) proporcionam benefícios à saúde, como o combate ao mau Colesterol (LDL) e a prevenção de doenças cardíacas.
A Berinjela Ajuda a Controlar o Colesterol Reduzindo os Níveis de Glicemia: Assim como o Colesterol, prevenir e controlar o diabetes demanda uma alimentação equilibrada. Além das fibras, é de á importante apostar em alimentos de baixo tica índice glicêmico, como Berinjela, pepino, folhas verde-escuras e batata-doce. Alimentos com baixo índice glicêmico liberam glicose vagarosamente no sangue, sem provocar picos de glicemia e consequentes picos de insulina, o que acaba descontrolando a doença. Doces em geral e massas refinadas têm alto índice glicêmico e, entre os alimentos naturais, a batata-inglesa, milho e arroz polido são alguns exemplos, nisto que devem ser consumidos com cautela e moderação.