Os Benefícios da Cagaita Para Saúde são diversos, pois, a Cagaita possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, as frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Elas são ricas em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável. Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçãs, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento. A Cagaita é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecer diversos benefícios para saúde.
A cagaita de nome cientifico “Eugenia dysenterica DC” pertence à família Myrtaceae, e é um fruto típico do cerrado brasileiro, a cagaita é mais encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia e em cerrados. Sua árvore, a cagaiteira, pode atingir até 10 metros de altura. Na época de sua floração, nos meses de agosto e setembro, a cagaiteira emite flores brancas em abundância, muito perfumadas. A época de frutificação da cagaiteira é nos meses de setembro e outubro.
Seus frutos são muito suculentos e pode ser consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. A cagaita tem sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, Vitamina C e Niacina, além de glicídios e proteínas.
A madeira da cagaita é utilizada na construção civil. Por ter porte médio e ser muito bonita quando se encontra na época da floração, a cagaiteira é utilizada como ornamentação. Suas folhas são usadas com fins medicinais, pois, ao contrário dos frutos, têm ação antidiarreica. Em Brasília, no Distrito Federal, é comum vermos cagaiteiras enfeitando a cidade, compondo um paisagismo público que agrega beleza e benefícios à população.
A Cagaita é uma fruta rica em Vitamina C, possui alto teor de antioxidantes, proteínas, além de conter várias propriedades terapêuticas tais como laxativa, depurativa, adstringente, antidisentérica e diurética. Suas folhas são usadas para alívio das diarreias e seus frutos, em doses moderadas, como laxante, auxiliando na saúde do intestino.
A cagaita é reconhecida pelo valor nutritivo de seus frutos. Na medicina popular os frutos são laxantes, as folhas são antidiarreicas e eficaz para a saúde do coração. As flores são usadas no tratamento de doenças nos rins. A cagaita é uma boa fonte de vitaminas (C 18–72 mg/ 100 g; B2 0,4 mg/ 100 g) e minerais (cálcio 172,8 mg/ 100 g; magnésio 62,9 mg/ 100 g; Ferro 3,9 mg/ 100 g).
O óleo da polpa da cagaita contém aproximadamente 2 g de lipídeos totais. Destes 28% são ácidos graxos saturados principalmente palmítico (24%); 50% de ácidos graxos monoinsaturados principalmente oleico (36%); e 22% de polinsaturados, principalmente linolênico (12%), um ácido graxo essencial.
Semente, casca e polpa da cagaita são excelentes fontes de antioxidantes. Os hidroalcoólicos das folhas da cagaita são usados como antidiarreico, existindo relatos do seu uso no tratamento de diabetes e icterícia, enquanto somente os frutos têm propriedades laxativas.
O óleo essencial das folhas de cagaita é rico em sesquiterpenos (beta-cariofileno, alfa-humuleno) e monoterpenos (limoneno, alfatujeno), que apresentam atividades antifúngica. O extrato etanólico das folhas apresenta atividade moluscicida contra Biomphalaria glabrata, um caramujo hospedeiro intermediário do parasita, sugerindo potencial controle da esquistossomose.