Os Benefícios do Betacaroteno Para Saúde da Pele são diversos, pois, o Betacaroteno possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, os carotenoides são pigmentos naturais contidos nas plantas, que são responsáveis por transmitir cores vibrantes à frutas e legumes.
Eles são abundantes na natureza. Estima-se que existem 500 carotenoides diferentes, incluindo Betacaroteno, alfa caroteno, luteína, criptoxantina e zeaxantina, distribuídos por todo o mundo em plantas e algas.
O Betacaroteno é uma derivação do nome latino Cenoura, pois este composto foi derivado primeiramente das raízes de Cenoura. É um composto orgânico que é quimicamente classificado como um hidrocarboneto e especificamente como um terpenóide.
É um pigmento fortemente colorido que transmite as frutas e legumes amarelos e Laranjas suas ricas matizes. Uma vez ingerido, ele é convertido em Vitamina A (retinol), que desempenha várias funções biológicas dentro do corpo. A Vitamina A também atua como um antioxidante que protege as células dos efeitos prejudiciais dos radicais livres nocivos.
O Betacaroteno e vários outros carotenoides são também conhecidos como “provitamina A”, pois atuam como precursores da produção de Vitamina A no organismo. Outros carotenoides, como licopeno, luteína e zeaxantina, não podem ser convertidos em Vitamina A. Cerca de 50% da Vitamina A em uma dieta vegetariana é fornecida pelo Betacaroteno e outros carotenoides.
O Betacaroteno é também produzido sinteticamente ou a partir do óleo de palma, algas e fungos. A Vitamina A está envolvida na formação de glicoproteínas. É essencial para a visão e é subsequentemente convertido em ácido retinóico, que é utilizado em processos como crescimento e diferenciação celular.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O Betacaroteno é convertido em Vitamina A, que é vital para a manutenção de uma pele saudável. Altas doses desta vitamina podem ser tóxicas. Então, confira Os 5 Benefícios do Betacaroteno Para Saúde da Pele:
Betacaroteno Ajuda no Tratamento da Leucoplasia Oral: A leucoplasia oral é um problema caracterizado por lesões brancas na boca ou na língua, que é causada pelo consumo por anos de fumo ou álcool. O consumo de Betacaroteno reduz os sintomas e o risco de desenvolver este problema. No entanto, é aconselhável consultar o seu médico antes de tomar suplementos de Betacaroteno para o tratamento de leucoplasia.
Betacaroteno Previne o Envelhecimento da Pele: O Betacaroteno impede o envelhecimento prematuro da pele, agindo como um antioxidante, uma substância que reduz os danos causados pelo oxigênio, raios ultravioletas, poluições e outros riscos ambientais, como a fumaça. O consumo de níveis adequados de Betacaroteno lhe proporciona um brilho natural à sua pele, tornando-a mais atraente e bonita.
Betacaroteno Ajuda no Tratamento das Condições da Pele: O Betacaroteno é eficaz no tratamento de doenças de pele, como Pele Seca, Eczema e Psoríase. A Vitamina A, sendo um poderoso antioxidante, está envolvida no crescimento e reparação dos tecidos do corpo e, portanto, protege a pele contra danos.
Quando aplicado externamente, ajuda no tratamento de úlceras, impetigo, furúnculos, carbúnculos e úlceras abertas, e remove as manchas da idade. Também acelera a cicatrização de lesões cutâneas, cortes e feridas.
Benefício do Betacaroteno Para Sensibilidade ao Sol: Altas doses de Betacaroteno tornam sua pele menos sensível ao sol. Desta forma, é particularmente benéfico para pessoas com protoporfiria eritropoiética, um problema genético raro que causa sensibilidade dolorosa ao sol, bem como problemas hepáticos.
Além disso, ele pode aumentar a eficácia do filtro solar. O consumo de cerca de 90 a 180 mg de Betacaroteno pode reduzir as queimaduras solares. Portanto, os alimentos que contém Betacaroteno ou suplementos podem ser usados com protetor solar para aumentar a sua eficácia.
Betacaroteno Ajuda no Tratamento da Esclerodermia: O esclerodermia é uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada pela pele endurecida. Isto ocorre devido a baixos níveis de Betacaroteno no sangue. Os suplementos de Betacaroteno são úteis para pessoas com esclerodermia.