Os motivos do porque a hidroxicloroquina é usada em pacientes com malária e corona vírus são muitos, e estão atualmente em estudo como possíveis tratamentos para o COVID-19 que se manisfestou no mundo esses tempos. Esta é a doença causada pelo novo vírus. Além disso, esse medicamento ainda não foi aprovados pelo FDA para esse uso.
A hidroxicloroquina é um medicamento de prescrição. Vem como um comprimido oral. Além disso, a hidroxicloroquina está disponível como o medicamento de marca Plaquenil. Também está disponível em uma versão genérica. Medicamentos genéricos geralmente custam menos que a versão de marca.
Em alguns casos, eles podem não estar disponíveis em todos os aspectos ou formas como o medicamento de marca. Além disso, pode ser usada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você pode precisar tomá-lo com outros medicamentos.
Porque a hidroxicloroquina é usada?
A hidroxicloroquina é usada para tratar:
1. Tratamento de lúpus:
Um dos motivos para tomar hidroxicloroquina é seu benefício para tratar lúpus. Além disso, a dose inicial de hidroxicloroquina é de 400 a 800 mg por dia e a dose de manutenção é de 200 a 400 mg por dia. Saiba o que é o lúpus eritematoso.
2. Trata artrite reumatoide e juvenil:
A dose inicial é de 400 a 600 mg por dia e a dose de manutenção é de 200 a 400 mg por dia. Além disso, saiba quais os sintomas da artrite reumatoide e como é feito o tratamento.
A posologia para a artrite crônica juvenil não deve ultrapassar 6,5 mg/kg de peso por dia, até uma dose diária máxima de 400 mg.
3. Doenças fotossensíveis:
A dose recomendada é de 400 mg/dia no momento inicial e depois reduzido para 200 mg ao dia. Além disso, o ideal é que o tratamento seja iniciado alguns dias antes da exposição solar.
4. Trata malária:
Tratamento supressivo: Em adultos, a dose recomendada é de 400 mg em intervalos semanais e em crianças, é de 6,5 mg/kg de peso corporal, semanalmente.
O motivo para tomar hidroxicloroquina é seu poder no tratamento da malária, deve ser iniciado 2 semanas antes da exposição ou, caso não seja possível, pode ser necessário a administração de uma dose inicial de 800 mg em adultos e 12,9 mg/kg em crianças, dividida em duas tomas, com 6 horas de intervalo. Além disso, o tratamento deve continuar por 8 semanas após deixar a área endêmica.
5. Tratamento da crise aguda:
Em adultos, a dose inicial é de 800 mg seguida de 400 mg após 6 a 8 horas e 400 mg diários em 2 dias consecutivos ou, em alternativa, pode-se tomar uma única dose de 800 mg.
Em crianças, deve-se administrar uma primeira dose de 12,9 mg/kg e uma segunda dose de 6,5 mg/kg, seis horas após a primeira dose, uma terceira dose de 6,5 mg/kg, 18 horas após a segunda dose e um quarta dose de 6,5 mg/kg, 24 horas após a terceira dose.
Hidroxicloroquina para coronavírus funciona?
A empolgação com o potencial da combinação do udo de hidroxicloroquina começou com um pequeno estudo francês de pessoas com o novo coronavírus. Nesses pacientes, a carga de SARS-CoV-2, o vírus responsável pelo COVID-19, no sangue caiu após o recebimento dos medicamentos, embora seus sintomas clínicos não tenham mudado muito.
Em outro estudo de cerca de 100 pacientes na China, os médicos também relataram algum sucesso no uso da dupla de drogas para reduzir a carga viral em pacientes.
Não há muitas evidências sobre como a hidroxicloroquina ou a azitromicina funcionam contra um coronavírus como o SARS-CoV-2. Os estudos da China e da França não foram ensaios clínicos randomizados – o padrão ouro em pesquisas médicas, nas quais pessoas com características semelhantes são designadas aleatoriamente para receber o medicamento ou um placebo.
Em vez disso, os dados vieram de relatórios de casos, o que significa que os pesquisadores não foram capazes de explicar completamente fatores como histórico de saúde anterior que poderiam confundir e distorcer sua resposta.
Quem não deve tomar hidroxicloroquina:
A hidroxicloroquina não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, com retinopatias pré-existentes ou que tenham menos de 6 anos de idade.
Efeitos colaterais de hidroxicloroquina:
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são anorexia, dor de cabeça, distúrbios de visão, dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, erupção cutânea e coceira na pele.