Os Primeiros Sintomas da Tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. Alem disso, afeta na maioria dos casos os pulmões, também pode afetar as meninges, os rins, os ossos entre outras partes do organismo. A tuberculose quando não diagnosticada e tratada adequadamente pode matar. A doença se torna grave quando diagnosticada tardiamente, quando há uso inadequado da medicação, realização do tratamento de forma irregular ou abandono do tratamento.
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. Então, confira agora Os Primeiros Sintomas da Tuberculose.
O QUE É A Tuberculoso: A tuberculose é uma doença infecto contagiosa transmitida por meio da bactéria Micobacterium tuberculose ou Bacilo de Koch (BK). A tuberculose é considerada pela Secretaria da Saúde uma doença extremamente contagiosa, pois na maioria dos casos, é transmitida pelas vias aéreas por meio da inalação de partículas contaminadas através da tosse, fala ou espirro do paciente com a doença.
Febre: A febre é um dos sintomas mais comuns da tuberculose, seja na forma pulmonar ou na tuberculose de outros órgãos. Em geral, a febre é alta, acima dos 38ºC, diária e com predomínio no final do dia, chamada de febre vespertina (leia: O QUE É FEBRE?). Nos idosos, porém, a febre pode ser e não pode um Primeiros Sintomas da Tuberculose.
Tosse: A tosse é o sintoma mais comum da tuberculose pulmonar, mas não costuma estar presenta nas outras formas de tuberculose. Um paciente com tuberculose urinária ou gastrointestinal, por exemplo, só apresentará tosse se também tiver tuberculose pulmonar ativa.
A tosse da tuberculose pulmonar é crônica, com duração de semanas. Geralmente inicia-se como uma tosse seca, agravando-se ao longo dos dias, podendo evoluir para uma tosse purulenta, com expectoração amarelo-esverdeada essa é um dos Primeiros Sintomas da Tuberculose.
Falta de ar e Cansaço: A falta de ar é dos Primeiros Sintomas da Tuberculose pulmonar e ocorre geralmente em fases mais avançadas, quando o acometimento do pulmão já é extenso. A falta de ar no início do quadro ocorre apenas durante o esforço, porém, com a evolução da infecção, passa a surgir mesmo em repouso (leia: FALTA DE AR | Causas e tratamento).
A falta de ar também pode ser causada por acometimento da pleura do pulmão, provocando derrame pleural (água na pleura) ou pneumotórax (ar na pleura). Para entender melhor essas duas complicações, leia.
Perda de Peso: A perda de peso e a falta de apetite ocorrem em todas as formas de tuberculose. É comum o paciente se apresentar ao médico assustado com uma perda de 5 a10 quilos nas últimas semanas.
Dor Óssea: A tuberculose óssea costuma se manifestar como uma dor nos ossos, principalmente dor lombar, por acometimento das vértebras da coluna pela infecção (chamado de mal de Pott).
A tuberculose óssea não é uma forma muito comum e a dor costuma ser apenas leve a moderada no início do quadro. Se não houver febre e perda de peso, o médico não costuma (nem deve) suspeitar inicialmente dos Primeiros Sintomas da Tuberculose. Nos pacientes com queixas de dor na coluna. A radiografia da coluna costuma ser normal nas fases inciais, sendo necessária a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética para o diagnóstico precoce.
Transmissão da Tuberculose: A tuberculose é transmitida por alguma pessoa que porte o vírus, através da tosse ou mesmo espirro. Esta transmissão é feita pelo ar. Portanto uma pessoa contaminada pode contaminar todos os presentes em um mesmo ambiente.
Isso não significa, no entanto, que a transmissão é fácil ou mesmo muito comum. Organismos mais saudáveis, ou seja, com um forte sistema imunológico, serão capazes de impedir a propagação do vírus da tuberculose pelo corpo, fazendo com que o vírus entre em estado latente. A tuberculose pode permanecer latente em um organismo durante muitos anos, por isso sob a menor suspeita de qual que Primeiros Sintomas da Tuberculose. É necessário procurar por orientação médica. Esta latência é normalmente interrompida por um fraco sistema imunológico, fazendo com que a bactéria se fortaleça e prolifere.