Os Principais Estágios do Tumor de Wilms são variados e não podemos ignorá-los. Além disso, o Tumor de Wilms, ou nefroblastoma, é a neoplasia abdominal infantil mais comum. A idade mediana no diagnóstico do tumor de Wilms é de aproximadamente 3,5 anos. Com a terapia de multimodalidade atual, aproximadamente 80-90% das crianças com diagnóstico de tumor de Wilms sobrevivem.
O Tumor de Wilms recebeu este nome do Dr. Max Wilms (1867-1918), um cirurgião alemão que descreveu pela primeira vez a condição. O tumor de Wilms é raro, embora sejam os tumores malignos mais comuns dos rins em crianças, especialmente nas idades de 3 a 4 anos – os humanos raramente desenvolvem o Tumor de Wilms após os 6 anos de idade.
Sintomas do tumor de Wilms: Durante os Estágios do Tumor de Wilms iniciais, pode não haver sinais e sintomas. Mesmo um tumor bastante grande pode ser indolor. No entanto, na maioria dos casos, os tumores são encontrados antes de começar a se metatetizar (espalhar para outras partes do corpo), mesmo as maiores. Os seguintes sinais e sintomas do Tumor de Wilms são possíveis:
- Um inchaço no abdômen
- Uma massa abdominal não-macia pode ser sentida
- Temperatura corporal elevada ( febre )
- Hematúria – urina sangrenta
- Cor de urina anormal
- Falta de apetite (apetite reduzido)
- Hipertensão arterial – pressão arterial elevada
- Dores no abdômen– causadas por pressão sobre outros órgãos perto do tumor
- Náusea
- Prisão de ventre
- Veias grandes e distendidas que aparecem através do abdômen
- Mal-estar
- Vômito
Causas Tumor de Wilms: Não está claro o que exatamente causa os tumores de Wilms. Até agora, os pesquisadores não encontraram ligações claras entre o tumor de Wilms e os fatores ambientais. Esses fatores incluem drogas, produtos químicos ou agentes infecciosos, tanto durante a gravidez da mãe quanto após o nascimento. Então, Confira Os 5 Principais Estágios do Tumor de Wilms:
Tumor de Wilms Fase 1: O Tumor de Wilms está contido dentro de um rim e pode ser completamente removido com cirurgia. Cerca de 40% a 45% dos tumores de Wilms são o estágio 1.
Tumor de Wilms Fase 2 : O Tumor de Wilms se espalhou no tecido e nos vasos ao redor do rim , mas ainda pode ser completamente removido com cirurgia. Cerca de 20% dos tumores de Wilms são o estágio 2.
Tumor de Wilms Fase 3 : O Tumor de Wilms não pode ser completamente removido com cirurgia, e algum câncer permanece no abdômen. Cerca de 20 a 25% dos tumores de Wilms são o estágio 3.
Tumor de Wilms Fase 4 : O câncer se espalhou para órgãos distantes, como os pulmões, fígado ou cérebro. Cerca de 10 por cento dos tumores de Wilms são o estágio 4.
Tumor de Wilms Fase 5 : O Tumor de Wilms está em ambos os rins no momento do diagnóstico. Cerca de 5% dos tumores de Wilms são o estágio 5.
Tratamentos de acordo com a fase do Tumor de Wilms: O tratamento para o Tumor de Wilms depende da fase em que o câncer é diagnosticado.
Tumor de Wilms Etapas 1 ou 2: Se o tipo de célula cancerosa não for agressivo, o rim , os tecidos adjacentes e alguns linfonodos próximos serão removidos cirurgicamente. Isto será seguido por quimioterapia. Em alguns casos, os pacientes do estágio 2 também podem receber radioterapia.
Tumor de Wilms Etapas 3 ou 4: Se o câncer não pode ser completamente removido porque se espalhou pelo abdômen e a remoção dele prejudicaria vasos sanguíneos maiores ou outras estruturas-chave, a terapia combinada será usada, consistindo de cirurgia, radiação e quimioterapia. A quimioterapia pode ocorrer antes da cirurgia para encolher o tumor.
Tumor de Wilms Fase 5: Se ambos os rins possuírem células tumorais, parte do câncer de cada rim será removido cirurgicamente, enquanto os ganglios linfáticos próximos serão examinados para determinar se eles contêm células cancerígenas.
Depois, o paciente receberá quimioterapia para encolher o tumor restante. Mais tarde, mais do tumor é removido cirurgicamente. O cirurgião tentará poupar o máximo possível de tecido renal. Isso pode ser seguido por mais terapia de radiação e quimioterapia.