Início » Doenças » Os 5 Principais Sintomas do Daltonismo!

Os 5 Principais Sintomas do Daltonismo!

Os Principais Sintomas do Daltonismo que todos devem ficar atentos. Além disso, o Daltonismo, também conhecido como cegueira parcial para cores, é uma anomalia ligada ao sexo causada por um gene localizado no cromossomo X. O nome Daltonismo provém do nome do químico inglês John Dalton, que em 1974 publicou um estudo revelando que tinha dificuldade para distinguir a cor verde da vermelha. Então, confira Os 5 Principais Sintomas do Daltonismo:

Sintomas do Daltonismo

O que é Daltonismo: O Daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. O distúrbio recebeu este nome em homenagem ao químico inglês John Dalton, que foi o primeiro estudar as características do Daltonismo.

Sintomas do Daltonismo: Os sintomas de Daltonismo podem variar de leve a grave. Muitas pessoas têm sintomas leves, pelo que, não sabem que têm Daltonismo (deficiência de cor). Os pais só podem notar um problema na criança quando esta está a aprender as cores.

  • Dificuldade em ver as cores e o brilho das cores de forma habitual
  • Incapacidade de dizer a diferença entre tons de cores iguais ou semelhantes, especialmente vermelho e verde, ou azul e amarelo.
  • Exceto na forma mais grave, a cor não afeta a nitidez da visão.
  • A incapacidade de ver qualquer cor e ver tudo apenas em tons de cinza é chamada acromatopsia.
  • Esta condição rara é frequentemente associada com ambliopia, nistagmo (movimento involuntário rápido dos olhos), sensibilidade à luz e visão pobre.

Causas do Daltonismo: A maioria das pessoas com Daltonismo nasce com a condição (condição congênita). Defeitos de visão de cores congênita, geralmente passam da mãe para o filho. Estes defeitos são devidos à falta parcial ou completa de foto-receptores sensíveis à luz (cones) na retina, que é a camada de células nervosas sensíveis à luz que revestem a parte posterior do olho. Cones ajudam a distinguir as cores vermelho, verde e azul.

A maioria dos problemas de visão de cores que ocorrem mais tarde ao longo da vida são resultado de uma doença, trauma, efeitos tóxicos de drogas, doença metabólica ou doença vascular. Daltonismo a partir de doença é menos compreendido do que os problemas congênitos, específicos da doença. Geralmente, Daltonismo afeta ambos os olhos, e geralmente piora com o tempo. Daltonismo adquirido pode ser o resultado de danos na retina ou no nervo óptico.

Tratamento e controle do Daltonismo: Não há, de modo geral, nenhum tratamento que cure o Daltonismo. Porém, certos tipos de lentes de contato podem ajudar a pessoa a distinguir melhor as cores. Pesquisas em aparelhos e terapia gênica estão sendo feitas com o objetivo de tornar possível a pessoas com Daltonismo distinguir cores.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.