Os Principais Sintomas do Mal de Alzheimer O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável. Alem disso, isto é, uma doença que provoca destruição progressiva e irreversível dos neurônios. O Alzheimer acontece habitualmente em pessoas com mais de 65 anos, sendo a causa mais comum de demência na população idosa. Por ser uma doença de lenta evolução e com sinais e sintomas iniciais que podem ser facilmente confundidos com o processo natural de envelhecimento, muitos pacientes demoram, às vezes anos, para ter o diagnóstico do seu Alzheimer estabelecido.Apesar de não haver cura e dos tratamentos não serem capazes de alterar o curso da doença a longo prazo, o diagnóstico precoce do mal de Alzheimer pode trazer algumas vantagens para o paciente, tais como uma maior capacidade de prever e planejar o futuro nas fases mais avançadas da doença, quando o paciente estará incapacitado para tomar decisões profissionais e financeiras, e o início precoce de tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida, pois os medicamentos são mais eficazes nas fases iniciais deste mal. Então, confira agora Os 5 Principais Sintomas do Mal de Alzheimer.
Perda de Memoria: A perda de memória para fatos recentes é um dos Sintomas do Mal de Alzheimer mais típico e costuma estar presente em fases precoces da doença. Mesmo quando a perda de memória não é um sintoma do qual o paciente ou o seus familiares se queixam, ainda assim, se corretamente pesquisada pelo médico, é possível detectá-la.
A principal característica da perda de memória do Alzheimer é o esquecimento, outro Sintomas do Mal de Alzheimer é a dificuldade de aprender coisa novas. Nas fases iniciais, o paciente consegue se lembrar de uma festa que ocorreu há 20 anos, mas não sabe dizer o que comeu no café da manhã. Com o avançar da doença, porém, a perda de memória atinge os fatos antigos, e o paciente pode começar a se esquecer até do nome de familiares próximos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Perder Objetos Pessoais: Outros Sintomas do Mal de Alzheimer é perde objetos pessoais com facilidade, não só porque ele não se lembra onde os guardou, mas também porque é comum que objetos seja guardados em locais bizarros, como, por exemplo, deixar a chave do carro dentro da geladeira.
Pessoas sadias podem perder objetos e, às vezes, até deixá-los em locais não usuais por engano. A diferença é que a pessoa sadia consegue reconstruir mentalmente os caminhos e locais recentes onde esteve, acabando por descobrir onde o objeto perdido está, mesmo que este esteja em um local não apropriado, como quando esquecemos as chaves de casa dentro do banheiro.
O paciente com Mal de Alzheimer não só não consegue refazer mentalmente o percurso recente, como ele não coloca os objetos em locais bizarros apenas por engano, ele coloca as chaves dentro da geladeira porque encontra-se confuso em relação à real utilidade da geladeira ou das chaves (ver item 7: agnosia).
Dificuldade Para Completar Tarefas: O paciente com Sintomas do Mal de Alzheimer pode notar progressiva dificuldade para realizar tarefas mais complexas, como manter as contas de casa em dia, aprender as regras de um novo jogo, aprender a mexer em um novo software de computador ou seguir instruções para chegar a um determinar local. Executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo também torna-se inviável. Os pacientes em posição de chefia podem ter dificuldade de montar planejamentos, criar estratégias ou organizar eventos.
Como o passar do tempo, as dificuldades vão se tornando mais comuns, e tarefas mais simples, tais como dirigir carros, ligar a televisão ou exercer as tarefas habituais do seu emprego podem se tornar complicadas.
Desorientação Temporal e Especial: Os pacientes com Sintomas do Mal de Alzheimer podem perder a noção do tempo, o que lhes causa confusão com datas, estações e o próprio passar das horas. Esse problema chama-se desorientação temporal. Uma forma de saber se o paciente está orientado temporalmente é lhe perguntar sobre a data de hoje, incluindo dia, mês e ano.
O paciente com desorientação temporal também pode ter dificuldade para compreender situações que não estejam acontecendo no exato momento. Narrativas no futuro ou no passado podem ser confusas. Se o paciente já estiver em algum local há algumas horas, ele pode não conseguir dizer a quanto tempo já está lá.
Problemas de Linguagem: Um dos Sintomas do Mal de Alzheimer também pode causar distúrbios na área de linguagem. O paciente não só começa a ter problemas de vocabulário, como também pode ter dificuldade de manter uma conversa, por não conseguir entender ou dizer algumas palavras. O indivíduo pode parar no meio de uma frase e não ter a menor ideia de como continuar.
- Também é comum ele começar a se repetir ou chamar as coisas por nomes alternativos, como, por exemplo, chamar o celular de telefone de mão.
- Acompanhar narrativas mais longas, como assistir a filmes ou peças de teatro, por exemplo também pode ser difícil.
- E os problemas de linguagem não se resumem à fala, o paciente também passa a ter dificuldade para ler, escrever e até desenhar.