Os Principais Sintomas da Estomatite que todos devem ficar atentos. Além disso, a Estomatite é uma doença da boca frequentemente como sintoma de doença sistêmica. O hálito fétido e a saliva com sangue podem acompanhar qualquer lesão ulcerativa da mucosa oral.
A Estomatite pode ser causada por infecção viral, infecção bacteriana, infecção fúngica, trauma, sequidão, agentes tóxicos e irritantes, hipersensibilidade ou doenças auto-imunes. Então, confira Os Principais Sintomas da Estomatite:
Sintomas: Feridas esbranquiçadas no centro e avermelhadas nas bordas surgem nas bochechas, na gengiva, na língua, no pálato e/ou, em alguns casos, nas amígdalas. Dificuldade para engolir até mesmo líquidos faz com que a criança babe bastante. Outra manifestação comum é a febre, que pode chegar a 39 graus.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Úlcera bucal
- Vermelhidão em mucosa da boca e língua
- Dor localizada
- Inapetência alimentar
- Dificuldade na ingesta de alimentos
- Irritabilidade
- Gânglios regionais
- Febre
- Cefaleia
O diagnostico é feito por meio de história clínica, exame físico, podendo ainda serem solicitados exames laboratoriais de sangue, swab bucal e anatomopatológico.
Tratamento: O tratamento depende muito da causa. Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.
Corticosteroides também podem ser indicados para reduzir a inflamação causada pela Estomatite. Em caso de infecções bacterianas, o médico poderá prescrever antibióticos.