Os Sintomas da Asma Induzida Pelo Frio que você não deve ignorar. Alem disso, conviver com asma significa que precisa estar constantemente atento aos gatilhos e sempre estar preparado para um ataque inesperado. Enquanto o pólen, a poeira e a caspa são alguns dos suspeitos comuns, o clima frio também pode desencadear um ataque de asma.
Não existe um nome clínico separado para asma no clima frio ou asma de inverno. Mas caso sofra de asma, tome as precauções necessárias, pois a temperatura fora do normal pode ajudá-lo a evitar qualquer surto inesperado.
O Que Provoca Asma Induzida Pelo Frio: Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de asma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Diferentes pessoas podem ter diferentes desencadeadores que podem causar crises de asma.
A academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI) enumera o clima frio como uma das causas mais comuns que podem levar à asma. Algumas das causas da asma de inverno incluem.
Ar frio: O Inverno é um momento difícil caso tenha asma. Os tubos brônquicos que transportam ar para seus pulmões são revestidos por células que produzem uma fina camada de mucosa.
A mucosa não só mantém as vias respiratórias lubrificadas, mas também evita que pequenas partículas de poeira entrem em seus pulmões. O ar frio e seco do inverno pode fazer com que essa umidade se evapore, o que pode causar irritação e inchaço, que desencadeia a asma.
Infecções: É no inverno que a maioria das pessoas é infectada com gripe fria, viral e sinusite. Como a maioria dos espaços internos são mantidos isolados nos invernos, essas infecções podem se espalhar facilmente para outros. Caso tenha asma, as infecções respiratórias que levam ao inchaço dos sinos e das vias aéreas também podem causar um aumento nos sintomas da asma.
Exercício ao Ar Livre: Caso tenha asma, uma pesquisa afirmou que o inverno pode não ser o melhor momento para se exercitar ao livre, pois a baixa temperatura e o ar seco podem causar um ataque de asma. Durante a respiração normal, o ar é aquecido e umidificado pelo nariz.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, a atividade física faz com que respire pela boca, permitindo que o ar frio e seco atinja o pulmão diretamente. Isso torna-o mais suscetível a crises de asma durante o inverno. Então, confira Os 5 Sintomas da Asma Induzida Pelo Frio.
Sintomas Comuns de Asma com Clima Frio: Os sintomas da asma no inverno são geralmente os mesmos que a asma normal. O sintoma mais comum é a sibilância, o que causa um som quando você respira. Alguns dos outros sintomas incluem:
- Falta de ar;
- Aperto ou dor no peito;
- Tosse crônica;
- Problemas para dormir devido a tosse ou sibilância;
Como Prevenir a Asma do Clima Frio: Quando se trata de problemas crônicos como a asma, a preparação leva à prevenção. Visite seu médico ou alergista antes do inverno e discuta quais medidas você pode tomar para evitar um ataque.
Seu alergista irá prescrever os medicamentos adequados à seu problema e lhe dar as instruções específicas para toma-los. Os medicamentos para asma caem amplamente em duas categorias: medicamentos de controle rápido e de longo prazo.
Medicamentos:
- Medicamentos Controladores a Longo Prazo: Como o nome sugere, esses medicamentos são tomados diariamente para manter a asma sob controle e prevenir a inflamação nas vias aéreas. Eles geralmente são prescritos para pessoas com sintomas frequentes de asma. Os medicamentos controladores ajudam no controle da asma e permite que leve uma vida normal sem se preocupar com ataques repentinos.
- Medicamentos de Alívio Rápido: estes medicamentos são usados para relaxar rapidamente e abrir as vias aéreas e aliviar os sintomas durante um surto de asma. Às vezes, eles também são usados antes do exercício. Conhecidos como broncodilatadores, esses medicamentos são administrados por um inalador ou uma máquina nebulizadora e são usados principalmente durante emergências ou ataques inesperados.
Medidas Preventivas que Você Deve Tomar: A asma não é um problema curável. Portanto, o que uma pessoa com asma pode fazer é trabalhar para controla-la o mais efetivamente possível. No caso da asma que é desencadeada pelo tempo frio, você pode dar alguns passos simples para garantir que o tempo não interfira na sua saúde. Aqui estão algumas precauções a serem observadas:
Esteja sempre preparado quando estiver saindo durante o inverno ou caso a temperatura caia para abaixo de 15 graus célsius. Leve seu medicamento para onde for. Caso saiba que vai sair, tome seu medicamento para aliviar 10 a 15 minutos antes da exposição ao ar frio. Isso ajudará a manter as vias aéreas abertas e compensar a mudança repentina de temperatura.
Use roupas que o isolam o frio. Use luvas, um cachecol e um chapéu. Uma pesquisa mostrou que a cobertura da boca e nariz com uma máscara pode reduzir o risco de um ataque de asma.
Seu nariz é projetado para aquecer e umidificar o ar antes de entrar nos pulmões. Então, evite respirar pela boca e sempre respire pelo nariz. Exercitar-se ao ar livre quando a temperatura estiver baixa aumenta o risco de asma induzida pelo exercício. Se exercite dentro de casa ou vá para uma academia onde a temperatura é regulada.
Mantenha-se bem hidratado para que suas vias respiratórias permaneçam úmidas e não seque devido o ar frio. Se possível, tente e evite encontrar alguém que conheça um resfriado ou gripe.