Os Sintomas de Anemia na Gravidez que poucas mulheres sabem. Alem disso, a Anemia na gravidez é bastante comum, mas a gestante deve ficar em alerta para não permanecer com ela. A anemia ocorre devida a falta de células vermelhas do sangue, que leva a gestante sentir tonturas, fraquezas e mal estar. As células vermelhas do sangue são produzidas pela medula óssea e que percorre por nosso corpo durante quatro meses.
Para que o corpo produza as células vermelhas do sangue, ele irá precisar do ácido fólico, ferro e vitamina B12. Caso a gestante esteja com os níveis baixos dessas substâncias em seu organismo irá acabar sofrendo com anemia na gravidez.
Caudas da Anemia na Gravidez: Muitas mulheres apenas desenvolvem anemia durante a gravidez, isso ocorre devido a demanda de ferro e outras vitaminas que está aumentando vorazmente.
Como Saber se Estou com Anemia: Durante o exame de sangue de rotina que você realiza durante o pré-natal será verificado os níveis de hemoglobina. É bastante comum que esses níveis caiam durante a gravidez, pois existe bastante líquido no sangue. Caso os níveis estejam muito baixos, o médico que acompanha a sua gravidez irá prescrever algum suplemento de ferro. Então. confira Os 5 Sintomas de Anemia na Gravidez.
Sintomas da Anemia na Gravidez:
- Cansaço e palidez;
- Falta de ar ou tonturas;
- Se anemia estiver grave, pode provocar dor no peito (angina);
- dores de cabeça;
- queda de cabelo;
As gestantes devem observar os sinais do seu corpo e buscar ajuda médica caso tenha alguns desses sintomas acima.
Fatores de risco para o desenvolvimento de anemia: Devido a fatores fisiológicos ou nutricionais, algumas mulheres têm maior propensão para desenvolver anemia durante a gravidez. Entre os principais fatores de risco estão:
- Gravidez de Gêmeos ou Múltipla: As necessidades de ferro e nutrientes essenciais são mais elevadas no caso de uma gravidez múltipla, o que faz aumentar o risco de anemia.
- Intervalo Reduzido Entre duas Gestações Consecutivas: Um menor tempo de recuperação entre duas gestações reduz as reservas de ferro, o que pode resultar em anemia.
- Vômito Devido a Enjôo: O vômito dificulta a absorção de nutrientes, podendo resultar em anemia se for demasiado frequente.
- Dieta Pobre em Ferro: Uma dieta pobre em ferro poderá causar anemia se as reservas de ferro não forem respostas.
- História de Anemia Prévia: A tendência para desenvolver anemia pode resultar num risco acrescido durante a gravidez, devido à maior exigência de produção de hemoglobina.
- Gravidez na Adolescência: Devido ao fato de estar ainda em fase de crescimento, existe uma maior chance de uma adolescente desenvolver anemia durante a gravidez. Além disso, a alimentação de baixo valor nutricional que é comum em muitos adolescentes, pode contribuir também para o desenvolvimento do problema.
Como a anemia na gravidez é bastante comum, os médicos optam normalmente pela suplementação de ferro e ácido fólico durante a gravidez de modo a prevenir tanto a ocorrência de anemia como a de malformações ligadas ao défice de ácido fólico.