Os Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer são diversos, por isso deve-se ficar atento. Além disso, a Doença de Parkinson e Alzheimer são enfermidades degenerativas crônicas que, em geral, se manifestam depois dos 50, 60 anos, provocadas pelo decréscimo na produção de neurotransmissores responsáveis pela propagação de sinais na cadeia de circuitos nervosos. No entanto, há diferenças entre elas que são fundamentais para o diagnóstico e tratamento.
A doença de Parkinson é um distúrbio motor com quatro características principais: rigidez muscular, tremor em repouso, bradicinesia (lentidão de movimentos) e instabilidade postural. Na doença de Alzheimer, a principal característica é o declínio progressivo de funções intelectuais. Na verdade, ela representa a forma mais comum de demência.
Embora esteja cada vez mais em pauta, ainda existe um longo caminho para que essas doenças não sejam alvos de preconceito e de tantas dúvidas. Para garantir que a qualidade de vida não se perca mesmo com o diagnóstico do Parkinson ou do Alzheimer, é fundamental que as pessoas saibam identificar alguns sintomas para que, com isso, o tratamento seja iniciado o quanto antes. Então, a seguir, você descobre quais são os principais sinais que podem indicar que algo está errado com o cérebro. Então, confira Os 5 Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer.
Perda de Memória: A perda de memória é sem dúvidas um dos Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer, o sintoma mais lembrado quando o assunto é Alzheimer, mas vale lembrar que os lapsos de memória também podem ser comuns com o envelhecimento. A característica mais marcante do esquecimento é que a pessoa não consegue se lembrar das pequenas coisas do dia a dia, como o nome de indivíduos próximos e algumas conversas recentes.
Problemas Para Realizar Atividades Simples: A capacidade cognitiva fica debilitada em decorrência do Alzheimer e, por isso, manter o foco e a concentração pode se tornar um desafio para quem sofre com a doença .
Dessa forma, ações que antes pareciam simples ficam mais complicadas. Por exemplo: uma pessoa que costurava todos os dias com extrema facilidade, pode não conseguir realizar essa tarefa com destreza, por isso, ter dificuldades em realizar algumas atividades é um dos Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer.
Desorientação Constante: Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer, é em relação à percepção do tempo e do espaço. Com isso, é comum que a pessoa com essa doença fique perdida na rua, uma vez que não se recorda do local onde Vive e não tem a noção das datas. Uma boa estratégia e colocar uma plaquinha de identificação no paciente, a fim de garantir sua segurança, caso de perca.
Tremores Constantes: Um dos Sintomas Principais da Doença de Parkinson mais claros, é o tremor, que ocorre principalmente nas regiões dos dedos, mãos, queixo e lábios. Ao perceber que esse sintoma está cada vez mais frequente, o indicado é procurar a ajuda de um profissional qualificado, como o neurologista.
Redução do Olfato: Embora esse não seja o sinal mais clássico do Parkinson, muitos pacientes relatam que a perda considerável do olfato foi o primeiro sinal da doença . Assim, se a pessoas começar a ter dificuldades para sentir o aroma de comidas temperadas ou para escolher perfumes, por exemplo, é melhor consultar um médico, lembrando que este também pode ser um dos Sintomas Principais da Doença de Parkinson e Alzheimer.