Dermatite é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Além disso, Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida.
Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente; ou após algum tempo de contato. O fato de ser agudo ou crônico se dá pelo tempo de duração da doença: mais de seis semanas é agudo e menos de seis semanas, crônico. Se um primeiro contato já der lesão é a dermatite de contato por irritante primário; quando precisa de mais de uma exposição, é chamado dermatite de contato alérgica. Então, confira agora os 5 Tipos de Dermatite, e Como Aliviar:
Dermatite Atópica: Dentre todos os tipos de dermatite, a atópica é a mais comum e também é de caráter crônico. Ela aparece, em bebês, nas regiões externas dos braços e pernas e, em crianças e adultos, nas dobras do corpo, como joelho e cotovelo.
Dermatite Esfoliativa: Esse tipo de dermatite provoca o surgimento de descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços e pernas. A doença tem cura e é necessário o acompanhamento de um dermatologista.
Dermatite Numular: É o surgimento de manchas arredondadas que ardem, coçam e evoluem para bolhas e, depois, crostas. Ela afeta normalmente as pessoas de meia idade, é acompanhada de pele seca e é bastante recorrente no Inverno.
Dermatite Seborreica: A dermatite seborreica é uma inflamação da pele que provoca o surgimento de vermelhidão na pele ou descamação da pele, especialmente no couro cabeludo e algumas áreas do corpo, podendo também ser conhecida como caspa.
Dermatite Herpetiforme: A dermatite herpetiforme é uma doença de pele crônica, causada pela intolerância ao glúten, que se caracteriza por pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira.
Como aliviar os Sintomas da Dermatite:
Os Sintomas da Dermatite Espongilítica: Os sintomas dessa doença variam muito de acordo com a pessoa, mas existem alguns sinais que geralmente surgem em todos os casos. Saber quais são pode permitir que o paciente consiga Os Sintomas da Dermatite em casa. Alguns dos mais comuns são. Muita coceira, principalmente à noite. Manchas na pele que podem ter colorações vermelhas ou marrom-acinzentadas.
Pequenas protuberâncias com fluidos, que podem formar crostas após serem coçadas. Pele grossa, quebradiça, seca e escamosa. Pele esfolada, sensível e inchada devido à coceira. A dermatite espongilítica geralmente ocorre no peito, na barriga e nas nádegas, podendo se espalhar para outras partes do corpo a partir dessas áreas.
Fique Atento a Possíveis Fatores que Aumentem o Risco da Dermatite: Certas substâncias irritam e reduzem a proteção da pele, deixando-a mais suscetível a um surto de dermatite espongilítica. Ter ciência de tais sintomas ajudará o indivíduo a tomar as decisões corretas para evitar o aparecimento da doença . Trabalhar com metais – como solventes, níquel ou produtos de limpeza – pode elevar o risco de desenvolver Os Sintomas da Dermatite espongilítica.
O Mal de Parkinsoniano, a AIDS e a insuficiência cardíaca congênita também podem fazer com que o paciente fique mais suscetível à dermatite espongilítica. A dermatite espongilítica pode surgir caso tenha pele sensível ou use sabões muito fortes, que causam reações alérgicas dermatológicas. Os Sintomas da Dermatite são facies de se identificar.
Mantenha a Pele bem Hidratada Para Reduzir a Coceira: Quando a hidratação natural da pele é mantida, será possível evitar níveis maiores de secura e irritação dermatológica. Para isso, sempre passe hidratantes, coloque um umidificador no quarto e evite temperaturas extremas.
Use um produto para limpar peles sensíveis após tomar um banho. As marcas Dove, Averno e Cetaphil são as mais recomendadas. Não use água quente demais, já que isso poderá deixar a pele seca e irritada, prejudicando Os Sintomas da Dermatite que pode ser algo mas serio.Aplique Hidrante na Pele ao Menos Duas Vezes por dia: A melhor hora para administrá-los é após o banho, com a pele ainda úmida. No fim do dia, use um óleo para deixá-la ainda mais hidratada. Não esqueça de usar hidratantes sem cheiro e cor, que não irritarão a pele.
Caso não tenha certeza qual é o melhor hidratante para sua pele, pergunte a um farmacêutico ou médico. Use cremes ou pomadas, já que são, na maioria dos casos, mais eficazes que loções e menos irritantes, devido à espessura assim voce ira deixar seu copo mas distantes dos Sintomas da Dermatite.
Tomar um Banho de 10 a 15 Minutos em Água Quente: com um pouco de bicarbonato de sódio, aveia crua ou aveia coloidal ajudará a manter a pele hidratada. Não esqueça de umidificar a pele com um creme ou óleo após o banho. Deixar um umidificador no quarto ou casa fará com que o ar fique mais “molhado”, evitando a secura na pele. Evite temperaturas extremas. Elas também contribuem para a secura na pele.