Os Alimentos Aliados na Saúde e Bem-Estar são variados, pois, os Alimentos possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, para evitar as doenças é fundamental ter uma boa saúde e, para isso, o papel dos Alimentos é importantíssimo. Com receitas da vovó ou não, já foi provado mais de uma vez que ter uma alimentação balanceada é indispensável para viver bem. A cada dia, os pesquisadores descobrem novas propriedades nos Alimentos e seus benefícios para á saúde.
No caso das doenças respiratórias, a variedade de Alimentos indicados é imensa. “O que sempre pedimos para os pacientes é seguir uma dieta rica durante o ano inteiro. É necessário ter uma alimentação variada, colorida”. Parece simples, não? Na verdade não é mesmo assim difícil, mais quais são as vitaminas e nutrientes mais indicados? Onde encontrar tais propriedades? Comer para prevenir ou durante as crises? Há algo que deve ser evitado. Então, confira agora Os 6 Alimentos Aliados na Saúde e Bem-Estar.O que Comer Sempre: Por seu uma doença respiratória que atinge muitas pessoas, os principais estudos de prevenção e até mesmo tratamentos desse tipo de problema de saúde são focados na asma. “A asma é uma inflamação e existem alguns Alimentos que tem poder anti-inflamatório”, esclarece a nutricionista. Os Alimentos mais indicados para serem consumidos por que sofre de asma, assim como outras doenças inflamatórias das vias aéreas, como rinite e sinusite, são os que contêm ômega 3, Vitamina C e E. “Falando de maneira geral de doenças respiratórias, o ideal é ter sempre uma alimentação balanceada e saudável, e não somente durante as manifestações das doenças.
Além do ômega 3, Vitamina C e E, é importante incluir nos Alimentos com Vitamina A, as do complexo B e Zinco. Os Alimentos também são compostos antioxidantes e igualmente ajudam na imunidade”. Assim, o organismo deve estar o ano inteiro apto a combater os vírus que são mais comuns de pegar na época de inverno. “Mesmo que cuidemos da nossa saúde o ano todo, é importante reforça a alimentação com esses nutrientes nos períodos que favorecem o contágio de doenças respiratórias”, destaca a profissional. Tendo uma dieta rica em cerais integrais, legumes, frutas e verduras, é possível englobar todos esses nutrientes. Contudo, é fácil encontrar cada um em alimentos específicos.
- Ômega 3: Peixes, como salmão, atum e sardinha são riquíssimos nesse ácido graxo, além de linhaça e semente de chia, que são fontes vegetais do mesmo nutriente.
- Vitamina C: Facilmente encontrada em frutas críticas, como Limão, Laranja, Acerola e tangerina.
- Vitamina E: Óleos vegetais em geral, como o de soja e o de canola, e as castanha-do-pará, Amêndoas, castanhas de caju e nozes, além do Abacate, que também é uma boa fonte da vitamina.
- Vitamina A: Os Alimentos que possuam betacaroteno, que no organismo são transformados em Vitamina A, como Abóbora, Cenoura e todos os Alimentos de cor alaranjada.
- Vitamina B: Cereais integrais em geral são bem ricos em vitaminas do complexo B, além de folhas verdes como e Alface.Rúcula
- Zinco: Também encontrado nos cereais integrais, além das carnes. “Se tiver uma alimentação colorida é possível englobar tudo. A fórmula, no final, e simples”, conclui a nutricionista.
O Segredo do Agrião: Um dos principais desconfortos da gripe é o muco que se cria. Além de chás quentes Alimentos como sopa e canja, o agrião é um ingrediente especial nessa situação. A verdura possui em grande quantidade uma substância benéfica para a diluição da coriza, o que a expectorá-la e, consequentemente, melhora os sintomas da gripe e acelera a recuperação. A substância em questão é o isotiocianato, que age diretamente nas vias aéreas, além de estimular o fígado. O isotiocianato também é encontrado nos Brócolis, no repolho e na mostarda. Aproveite esses ingredientes, juntamente com o agrião, e incremente receitas, deixando-as imbatíveis contra a gripe.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O quer Comer Durante uma Crise: Chá de alho, Cebola, Canja de galinha. afinal, a vovó tinha razão. A nutricionista afirma que sim! “Esses Alimentos são anti-inflamatórios, ou seja, fazem muito bem para melhora de uma gripe, por exemplo,”. Se você já está resfriado ou com uma crise respiratória, é interessante tomar um Chá de alho. “Na verdade, chás em geral são benefícios. O ‘quentinho’ é um ótimo expectorante. Por isso que no tempo da vovó se falava, tome canja de galinha quando estiver com gripe. Realmente melhora”. A profissional conta que cientificamente já foi provado que a canja ajuda na expectoração. “O quente contribui com o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, deixam o muco, coriza que temos durante a gripe, mais liquido, então se consegue expectorar muito mais fácil. Além disso, o próprio frango tem um aminoácido chamado cisteína e também ajuda na diluição desse muco”, explica. A união do quente com a carne de frango é perfeita para ter uma melhora rápida da gripe. Então, canja para todo mundo!
O que Evitar: Não existe outro Alimento que não deve ser consumido para prevenir crises, e sim Alimentos que devem ser evitados ou trocados por similares. “Lácteos em geral devem ser evitados por quem já tem processão a doenças respiratórias, principalmente leite de vaca e seus derivados. É bem comum quando se faz o cruzamento da história do paciente ver que ele é um ávido consumidor de lácteos”.
A nutricionista explica que o leite aumenta muito o muco no organismo, por isso é interessante que haja a diminuição desse consumo e não somente a crises, mas por toda sua dieta. “O que recomendamos também é variar os lácteos de outros animais que não sejam vacas” aponta. A fama do leite de cabra, conhecido por muito ser o mais indicado para quem sofre de algum problema respiratório crônico. “Nunca vi nenhuma pesquisa específica com leite de cabra, mas sim sobre o consumo de leite de outros animais, pois seriam ‘melhores’ que de vaca. Estão, aconselha-se também a tomar o leite de ovelha e búfala, por exemplo,”.
Gelado Pode: Estar gripado e não tomar gelado é uma ligação quase automática. Mas, se a gripe e o resfriado são doenças virais, o que o gelado tem a ver? “Não tem uma base científica, e trata-se outra vez de ‘coisa da vovó’, como não poder andar descalço”. Muitas pessoas confundem o aumento da dor na garganta quando se toma algo gelado com a piora da doença. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A especialista explica que, pensando pelo lado científico, existe sim algum sentido, mas não necessariamente ligado com doenças e sim com o período em que elas aparecem mais comumente, isto é, o inverno.
Nessa época do ano, o organismo naturalmente já tem uma dificuldade de manter a temperatura ideal e consumir Alimentos gelados contribuiriam para piorar o trabalho que o organismo já tem, provocando um choque térmico, e isso pode colaborar para uma piora do quadro indicado é trocar o Alimento gelado pelo quente, como ao invés de um suco gelado tomar um chá quente.
Água, Sempre: Aos benefícios da água para nosso organismo são inúmeros e, para combater a gripe e resfriado, ela não fica para traz. Além de manter a temperatura do corpo ideal durante o frio, a água também dilui o muco presente nas crises. A secreção menos espessa é mais fácil de ser expectorada. De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir de oito a 10 copos de água por dia. “Realmente a água tira muita gente da crise de gripe. Além disso, quando estamos em um clima mais frio, temos a tendência de diminuir o consumo de água e o corpo acaba desidratando com muito mais facilidade. Então, além do mal-estar da gripe, soma-se a isso o desconforto da desidratação”, completa a profissional.
Mel e Afins: Se alguns Alimentos ainda não têm comprovação científica de eficiência, o Mel e seus derivados estão mais que aprovados. Os Alimentos in natura, assim como a própolis e a geleia real, são grandes aliados para a melhora da imunidade, além de serem antioxidantes. Estudos apontam que quem consome esses Alimentos durante as crises tem uma melhora muito interessante. Principalmente quando se trata de tosse, o Mel ajuda bastante na melhora desse sintoma. O ideal, assim como os demais Alimentos benéficos, é não consumir somente quando se está doente, e sim, inclui-lo na dieta.