O inhame foi cultivado desde 50.000 aC, na África e na Ásia e hoje é um dos alimentos mais populares e amplamente consumidos no mundo. Eles estão atualmente cultivado nas regiões tropicais e subtropicais da América do Norte e são alimentos básicos em muitos países diferentes da América do Sul, África, nas ilhas do Pacífico, e as Índias Ocidentais.
Benefícios:
1. Melhora a saúde do coração:
Inhame é uma boa fonte de vitamina B6, um nutriente necessário para o corpo e ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. Vítimas de ataque cardíaco com níveis normais ou até baixos de colesterol são associado a ter níveis elevados de homocisteína.
Porque níveis elevados de homocisteína têm sido associados ao aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, parece ser uma boa ideia para obter quantidade suficiente de vitamina B6. Além disso, a ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca.
Inhame também é uma boa fonte de potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Baixa ingestão de potássio, especialmente quando combinado com a ingestão elevada de sódio, muitas vezes pode levar à hipertensão. Falando de hyperhension, uma proteína de armazenamento contido no inhame chamados dioscorin também pode ser benéfica para algumas pessoas que sofrem desta condição. Estudos descobriram que podem ajudar no aumento do fluxo sanguíneo renal e reduzir a pressão arterial.
Para coroar tudo isso, inhame também é uma ótima fonte de vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.
2. Age na prevenção do câncer:
A presença de Antioxidante e vitamina C no inhame ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo. O estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, é associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o de pulmão, boca, garganta, do cólon, estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda na geração de vitamina E (um outro antioxidante útil).
3. É benéfica para os olhos:
Apenas 100 Gramas de inhame contém quase 30% da Dose recomendada de vitamina C. O corpo usa a vitamina C para a proteção de deficiências do sistema imunológico e pode reduzir as chances de degeneração macular, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando na perda da visão central e a perda é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.
4. Ajuda a controlar o peso:
O inhame é rico em fibras, e são carboidratos complexos. Os inhames é quebrados em açúcares, liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual, mantendo-o satisfeito por mais tempo, e ele é muito baixo em calorias também.
5. Melhora o cérebro e sistema nervoso:
O potássio é tão abundante no inhame e muito importante na regulação da atividade muscular e nervosa. Tanto a frequência e o grau em que o nosso contrato músculos e os nervos se tornam excitáveis dependem fortemente da quantidade certa de potássio no corpo.
Muitos dos nossos músculos e células nervosas se especializaram em canais de potássio em movimento dentro e fora da célula. Quando o movimento é bloqueado, ou quando o potássio tem falta de atividade de dieta, o músculo e os nervos podem ser comprometidos.
6. Controla o açúcar no sangue:
Carboidratos complexos dos Inhames são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual. Isso evita que os níveis de açúcar no sangue seja muito alto, e muito rapidamente é mergulhando para baixo. Eles também são uma boa fonte de manganês, que ajuda no metabolismo de hidratos de carbono e é um co-fator de uma série de enzimas importantes na produção de energia.