14 benefícios do resveratrol para saúde. além disso, O Resveratrol é um composto vegetal encontrado em fontes alimentares como vinho tinto, uvas, algumas bagas e amendoim.
Atua como um antioxidante e vem com muitos benefícios para a saúde. Esse composto é mais concentrado nas peles e sementes de uvas e bagas, o que faz do vinho uma das fontes mais concentradas de Resveratrol, pois esses compostos são usados no processo de fermentação.
Quando se trata de testar os benefícios, a maioria dos estudos foi conduzido em animais que utilizaram altas quantidades do composto puro.
O número limitado de estudos em humanos usou altas quantidades de Resveratrol em forma de suplemento para testar os seus efeitos. Os relatórios afirmam que este composto pode nos beneficiar grandemente, o que é uma boa notícia para aqueles que costumam beber uma taça de vinho tinto.
O que é resveratrol?
O resveratrol é uma molécula encontrada principalmente na uva preta. Acredita-se que ela pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e retardar o envelhecimento.
Quando você ouve falar que “uma taça de vinho por dia faz bem à saúde”, normalmente é que se está falando.
É uma fitoalexina produzida naturalmente por algumas plantas quando estão sob ataque de agentes patógenos, como bactérias ou fungos.
A substância também pode ser produzido isoladamente por síntese química (trans-resveratrol), sendo vendido como um suplemento nutricional.
Para que serve resveratrol?
Uma das propriedades do resveratrol mais importantes para a saúde humana é o potencial antioxidante do composto.
Da mesma maneira que pele agentes agressores, também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.
E como ainda apresenta atuação anti-inflamatória, pode ser utilizado para prevenir doenças do coração, baixar o colesterol LDL, reduzir inflamações crônicas e reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer.
Todas essas propriedades do resveratrol atuam em conjunto para proteger o organismo e poderiam ajudar a prolongar a vida saudável.
Alimentos Ricos em Resveratrol
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em resveratrol:
- Cacau cru (chocolate amargo)
- Mirtilos
- Amoras
- Mirtilos
- Cranberries
- pistachios
- Amendoim
- Soja
- Uvas vermelhas e vinho tinto
Benefícios do Resveratrol
A seguir veja os principais benefícios resveratrol da para saúde.
1. Reduz a Pressão Arterial
Como o Resveratrol atua como um antioxidante, isso pode reduzir a pressão arterial.
Uma meta-análise realizada num jornal especializado em 2015 mostrou que o Resveratrol auxilia na redução da pressão exercida nas paredes das artérias quando o coração bate.
A pressão sanguínea sistólica geralmente aumenta com a idade e à medida que as artérias endurecem, mas o Resveratrol pode combater isso, pois produz mais óxido nítrico, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
No entanto, é necessário mais estudo para saber qual a dosagem correta para tal benefício.
2. Alonga a Vida
De acordo com um estudo, análises em animais mostraram que o Resveratrol ativa certos genes que podem afastar as doenças do envelhecimento.
A maneira como ele funciona é semelhante ao funcionamento da restrição calórica, o que altera a forma como os genes se expressam.
Isso mostrou resultados promissores. Além disso, um estudo também mostrou que o aumento da vida útil foi constatado em organismos que não estavam relacionados aos humanos, como vermes e peixes.
No entanto, é necessária mais pesquisa para ver como o composto afeta os seres humanos.
3. Proteção do Cérebro
No passado, vários estudos descobriram que beber vinho tinto pode diminuir o risco da deterioração do funcionamento cognitivo relacionado à idade, o que pode ser atribuído às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do Resveratrol.
Isso funciona interferindo nos fragmentos de proteínas chamados beta-amilóides, que atuam no desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Além disso, o composto desencadeia uma cadeia de ações que protege o cérebro dos danos.
4. aumentar a sensibilidade à insulina
As pessoas que são diabéticas podem se beneficiar da ingestão de Resveratrol pois aumenta a sensibilidade à insulina e evita as complicações que surgem com diabetes.
Isso pode acontecer porque o Resveratrol pode impedir uma determinada enzima de transformar a glicose em sorbitol, que é um álcool de açúcar e responsável pela criação do estresse oxidativo prejudicial às células.
Pesquisas sugerem que o Resveratrol pode ser significativamente efetivo para pacientes com diabetes.
5. Alivia as dores nas articulações
Verificou-se que o Resveratrol pode proteger a cartilagem da deterioração e, assim, previne ou ajuda problemas como a artrite.
São essas propriedades anti-inflamatórias que podem desempenhar um papel importante na redução das articulações inflamadas.
Um estudo em animais realizado em 2007 e publicado numa revista especializado informou que coelhos que foram injetados Resveratrol sofreram menos danos à sua cartilagem.
No entanto, é necessário mais estudo para visualizar os efeitos do Resveratrol em seres humanos.
6. suprimi as células do câncer
Nos estudos em animais e tubos de ensaio, o Resveratrol mostrou combater certos tipos de câncer, como gástrico, cólon e mama.
Uma teoria sugere que esse composto inibe o crescimento de células cancerígenas, enquanto outro afirma que o Resveratrol muda a forma como os genes se expressam.
7. Pode ajudar a prevenir a obesidade
Os resultados de estudos em animais descobriram que o resveratrol exerce efeitos benéficos em roedores alimentados com uma dieta hipercalórica, ajudando a prevenir o armazenamento de gordura e regulando os níveis de insulina. Outras pesquisas mostraram que o resveratrol pode ajudar a reduzir o peso corporal e a adiposidade em animais obesos, o que alguns especialistas acreditam ser devido à ativação do gene SIRT1 que protege o corpo contra os efeitos da obesidade.
8. O resveratrol ajuda a proteger as células contra os radicais livres
As propriedades antioxidantes do resveratrol são muito conhecidas na literatura [científica]. Este antioxidante é capaz de doar um átomo de hidrogênio ou elétron para estabilizar os radicais livres, que são subprodutos de processos naturais que ocorrem no corpo ou entram no corpo a partir de fontes externas, como exposição a raios X, ozônio, tabagismo, ar poluentes e produtos químicos industriais.”
Por esse motivo, tem sido apontado como uma forma natural de retardar o envelhecimento, diminuir a inflamação e combater o câncer e doenças cardíacas.
9. Protege cérebro contra doenças
A pesquisa descobriu que a atividade antioxidante do resveratrol tem um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, incluindo Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral.
Um artigo de 2010 na Molecular Neurobiology concluiu que o resveratrol tem a capacidade de suprimir as vias oxidativas que causam a morte e inflamação das células neuronais, bem como proteger as células nervosas dos “efeitos deletérios desencadeados pelo estresse oxidativo”, ativando uma proteína que combate doenças. (SIRT1) e produzindo genes-chave envolvidos no gerenciamento do estresse celular (vitagenes).
10. Melhorar potencialmente a função renal
Um estudo de 2023 sobre o resveratrol demonstrou que melhorou ligeiramente a função renal na população adulta em geral. Serão necessárias mais evidências em pacientes com função renal comprometida antes que possa ser defendida como terapia adjuvante.
11. propriedades antibióticas e antifúngicas
Estudos mostraram que os antioxidantes inibem o crescimento de bactérias, bem como a formação de biofilme em vírus
Os pesquisadores ainda não sabem exatamente como o resveratrol atua no combate às bactérias, ou quão eficaz ele é em humanos (muitos estudos até agora foram in vitro), mas estudos indicaram que ele pode ter um grande potencial como agente antibacteriano natural.
12. Controla a pressão arterial
Uma alta dose de consumo de resveratrol – superior ou superior a 150 miligramas por dia – pode reduzir a pressão arterial sistólica.
13. Melhorar a saúde intestinal
De acordo com um estudo de 2022 publicado na Frontiers in Nutrition, o resveratrol pode ajudar-nos a manter um microbioma intestinal saudável , reforçando a nossa barreira intestinal, o que nos permite absorver nutrientes. Além disso, seus poderes antibacterianos e antimicrobianos impedem a entrada de bactérias e fungos nocivos; estimula a produção de mucina, que forma uma camada protetora do intestino; e suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger o intestino contra os danos dos radicais livres.
14. Tornar os ossos mais fortes
Como antioxidante, o resveratrol pode combater os radicais livres que desgastam nossos ossos. Isto pode beneficiar especialmente mulheres na pós-menopausa, que correm maior risco de osteoporose. Em um estudo sobre os efeitos do resveratrol em mulheres na pós-menopausa, aquelas que receberam suplementos de resveratrol (75 mg, duas vezes ao dia) mostraram aumento da densidade mineral óssea e redução do risco de fraturas graves em 10 anos.
A suplementação regular com resveratrol melhora a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa: um ensaio randomizado controlado por placebo.