Ao contrário do que lhe foi dito quando criança, o cabelo molhado não pode causar um Resfriado. Os Resfriados são causados por qualquer um dos mais de 200 vírus encontrados livremente no ar. Existem fatores que podem contribuir ou aumentar o seu risco de contrair o Resfriado Comum, esses fatores incluem a idade, falta de sono, aumento do estresse, da época do ano, e tabagismo. Então confira agora Os 6 Fatores de Risco Para Resfriado:
A Idade: O Resfriado Comum é mais prevalente em lactentes e pré-escolares. As crianças pequenas são mais vulneráveis porque os seus sistemas imunitários não amadureceram e não desenvolveram resistência a maioria dos vírus responsáveis pelo Resfriado. As crianças pequenas fazem muito contato próximo com outras crianças e eles são menos propensos a lavar as mãos ao longo do dia, uma das melhores maneiras de evitar um Resfriado, ou de colocar as mãos sobre a boca quando tossem e espirram. Estes e outros fatores permitem que os vírus do Resfriado se espalhem mais facilmente.
Um Sono Ruim: Em crianças mais velhas e adultos, acredita-se que a falta de sono afeta negativamente o sistema imunológico. Estudos descobriram uma ligação entre não dormir o suficiente ou não ter uma boa qualidade do sono e pegar o Resfriado Comum. De acordo com a Mayo Clinic, diferentes faixas etárias têm diferentes níveis ideais para o sono. Os adultos devem dormir 7 a 8 horas, os adolescentes de 9 a 10.
O Estresse: Assim com a má qualidade de sono, pode lhe tornar mais suscetível ao Resfriado, alguns estudos têm demonstrado que o estresse também pode torná-lo mais vulnerável a pegar um Resfriado Comum.
As Temporadas: O Resfriado Comum é mais prevalente nos meses de clima frio. Durante o outono e inverno, adultos e crianças estão dentro de casa com mais frequência, isso os coloca em estreita proximidade em contato com um outro, o que também aumenta o risco de propagação do vírus da gripe.
O ar seco também piora os sintomas da gripe, secam as membranas mucosas do nariz e da garganta, causando um nariz entupido e dor de garganta. Considere o uso de um umidificador em sua casa ou no escritório para adicionar um pouco de umidade do ar. No entanto, certifique-se de trocar a água todos os dias e limpar a máquina com frequência para evitar a liberação de bactérias, mofo e fungos no ar.
O Ato de Fumar: Fumar perturba o sistema imunológico, que é o sistema de autodefesa natural do corpo contra o Resfriado Comum. Fumar ativamente ou passivamente também expõe a substâncias químicas tóxicas que podem irritar a mucosa da garganta e piorar os sintomas de Gripes comuns, como dor de garganta. De acordo com um estudo, os fumantes também são mais propensos a desenvolver complicações respiratórias graves do Resfriado Comum.
Uma pesquisa também mostra que o fumo passivo coloca os indivíduos em maior risco de Resfriados também. As crianças e bebês que vivem em agregados familiares em que o tabagismo está presente também estão em maior risco de sérios problemas respiratórios, como bronquite e pneumonia. De acordo com o Departamento de Saúde de Nova York, o fumo passivo também coloca bebês em maior risco para a síndrome da morte súbita infantil (SIDS).
As Alergias: Todas as doenças alérgicas que afetam o nariz e garganta pode colocar as pessoas em maior risco de contrair um Resfriado também.