Os Malefícios do Hibisco Para Saúde Caso você exagere nas doses, pelo fato de ser um chá que tem ação diurética, seu organismo corre o risco de ficar desidratado. Alem disso, Isto acontece porque na urina são eliminados alguns nutrientes muito importantes para o corpo, os chamados eletrólitos. Portanto, siga as recomendações e nada de exageros! apesar da sua qualidade nutricional, é importante tomar algumas precauções em relação ao consumo do hibisco.
Como qualquer outra planta, o hibisco em chá pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins. Quando consumida em grandes quantidades, esta bebida pode não ser totalmente eliminada pelo fígado, intoxicando, assim, o organismo. Além disso, por este chá ser diurético, seu consumo exagerado pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, a exemplo do sódio e do potássio, que estão presentes no sangue. Isso pode acarretar alterações de pressão e contração muscular. Sendo assim, se a pessoa já toma medicamento com essa finalidade, o efeito diurético do remédio pode ser potencializado, o que não é desejável”, alerta a especialista.
Fertilidade: Segundo a nutricionista Patrícia Cruz é preciso ter cautela com relação ao hibisco comprometer a fertilidade esse é um dos Malefícios do Hibisco Para Saúde: “estudos conduzidos em ratos fêmeas, mostram uma atividade anti-fertilidade. No entanto, nenhum estudo foi feito com ser humanos. Por isso, não há consenso em relação à sua recomendação.”
Contradições: Gestantes, lactantes e pessoas com pressão baixa devem evitar consumir o chá e os derivados do hibisco. “Além disso, em excesso pode causar sonolência, desidratação e eliminação de eletrólitos, tornando-se um dos Malefícios do Hibisco Para Saúde, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo”, explica a nutricionista Diully Balisteiro.
Não é Recomenda Para Gestantes: A gestação é uma condição singular e, nesse caso, a ingestão de chá ou qualquer outra planta medicinal deve ser orientada por um nutricionista que, de forma detalhada, avaliará a frequência e quantidade que deve ser utilizada de chá, levando em consideração a idade gestacional, antecedentes clínicos e hábitos de consumo da gestante.
“Portanto, não é que não seja indicado, mas sim, que o consumo deve ser acompanhado por um profissional de saúde que avaliará caso a caso”, exalta a nutricionista Carolina Pimentel. Porém, alguns profissionais acreditam que os Malefícios do Hibisco Para Saúde possui a capacidade de abortar a gravidez e tem ação mutagênica, o que pode interferir nos genes do bebê.
Emagrece: Sim, porém não pense que uma dieta baseado apenas no hibisco é suficiente. Sem dúvida, é necessário praticar atividade física unida com um cardápio variado em alimentos saudáveis. Só assim você irá emagrecer corretamente e de forma saudável.
Efeitos Colaterais do Chá de Hibisco: O consumo em excesso do Malefícios do Hibisco Para Saúde pode ter como resultado a desidratação. Isso porque a bebida possui efeito diurético, ou seja, aumenta a eliminação de líquido corporal por meio da urina.
Enquanto ao ser ingerido com moderação, o chá pode contribuir com o combate ao inchaço proveniente da retenção de líquido, ao ser ingerido em excesso ele pode gerar a perda excessiva de água, assim como de eletrólitos.
Eletrólitos são nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, compostos por minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. É justamente a ausência desses componentes que causa a desidratação.
Contra Indicações do Chá de Hibisco: O chá de hibisco emagrece, mas é contraindicado para grávidas ou nos casos em que se está dando de mamar. Essa contraindicação se dá porque estudos indicaram que a bebida pode causar deformação nos bebês. Sendo assim, se você é gestante ou tem filhos que mamam, a solução para que você perca peso é aderir a outro método.