Os Remédios mais Usados Para tratar Reumatismo nos ossos. Além disso, chegou a hora de entender o que é esse problema e como ele compromete a qualidade de vida. Preparado? Dores localizadas, dificuldade para levantar os braços ou problemas para erguer objetos pesados podem ser sintomas de doenças reumáticas, aquelas que atingem as articulações e seus componentes, como músculos, cartilagens e tendões.
O termo Reumatismo é visto erroneamente por muitos como uma doença, no entanto, o correto é designá-lo como distúrbios reumáticos, que podem ser divididos em diversos tipos.
Não existe uma doença chamada Reumatismo. Esse é um nome usado para qualquer doença ou condição que provoque dor nas articulações, ossos, músculos e sistema osteoarticular de uma maneira geral. Na verdade, quando falamos das doenças reumáticas, estamos falando de mais de 100 doenças diferentes.
Cada uma delas tem características próprias com causas, sintomas e evolução totalmente diferentes”. Por mais difícil que seja o diagnostico exato no inicio, é possível, por meio do pedido do médico, realizar exames laboratoriais para identificar a doença. Assim, quanto mais rápido reconhecido o problema, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
Sintomas do Reumatismo: Embora o Reumatismo possa durar pela vida inteira, os sintomas são intermitentes, ou seja, eles vão e vêm e podem progredir com o tempo.
- Quando os sintomas aparecem, diz-se que a doença está ativa, e nesse período o paciente pode exibir:
- Dor e inchaço nas articulações (pés, mãos e joelhos);
- Fadiga;
- Perda de apetite;
- Rigidez na área inflamada;
- Febre;
- Nódulos reumatoides;
- Elevação da temperatura na região afetada.
Mesmo no início da doença pode haver deformação nas articulações, que podem ou não estar acompanhadas de todos os sintomas acima.
Principais Doenças do Reumatismo: Como já explicado, a palavra Reumatismo não tem nenhuma correspondência clinica específica. No entanto, quando esse termo é utilizado, geralmente, as pessoas estão pensando em algumas das inúmeras doenças que provocam dor nas articulações. Entre as mais frequentes estão a artrite (também chamada de osteoartrite), a artrite reumatoide, a gota e a fibromialgia.
Ao contrario do que acontece com os problemas cárdicos e gastrointestinais, por exemplo, em que existe uma definição de quais órgãos as doenças atingem o organismo, o Reumatismo não gera essa certeza de diagnóstico. Isso porque muitas pessoas acreditam que as enfermidades reumáticas são responsáveis por acometer o sistema osteoarticular, mas isso nem sempre é verdade, já que muitos pacientes podem não apresentar queixas articulares ou ósseas, mas sim em órgãos como rins e pulmão.
Além disso, engana-se quem pensa que os problemas reumáticos são específicos de pessoas idosas. Isso porque, outro distúrbio que também faz parte desse grupo de doenças é a febre reumática, que acomete principalmente as crianças, iniciando o problema pelo coração, podendo posteriormente haver comprometimento cardíaco.
Entre os fatores que podem desencadear as doenças reumáticas, estão a obesidade, a idade avançada, a atividade que exigem esforço contínuo (trabalho, exercício físico), além de fatores genéticos.
Como Detectar o Reumatismo: Por ser definido como conjunto de doenças, o Reumatismo não apresenta um exame especifico para o seu diagnóstico. Assim, o médico precisa avaliar os sintomas apresentados e analisar o histórico clínico do paciente.
O fundamental é que, ao sentir os desconfortos características das doenças reumáticas, a pessoa busque ajuda profissional, pois o diagnóstico precoce é uma das melhores formas de prevenir possíveis complicações das enfermidades e garantir qualidade de vida por mais tempo.
Tratamento para o Reumatismo: Mesmo sabendo que não é possível afirmar que o Reumatismo tem cura, é importante saber que o tratamento envolve uma combinação de remédios e suplementos, exercícios de fortalecimento, descanso, proteção às articulações, apoio familiar e alterações na dieta. Então, confira agora Os 6 Remédios mais Usados Para tratar Reumatismo:
Medicamentos Para tratar o Reumatismo: Atualmente são utilizados dois tipos de remédios para tratar o Reumatismo:
- Medicamentos de ação rápida: Também conhecidos como medicamentos de primeira linha (como a Aspirina e a Cortisona), são utilizados para diminuir as dores e reduzir as inflamações;
- Drogas modificadoras de atividade de doença (DMARDs): Demoram um pouco mais para fazer efeito, mas promovem uma remissão do Reumatismo e previnem danos maiores às articulações.
- Exemplos de DMARDs para tratar as doenças reumáticas incluem o Metotrexato, a Hidroxicloroquina e a Leflunomida. O metotrexato costuma ser o primeiro medicamento mais utilizado para o tratamento do Reumatismo, geralmente em conjunto com um corticosteroide para reduzir as dores provocadas pela inflamação.
- Anti-inflamatórios: Ibuprofeno, aspirina, diclofenac ou colchicina;
- Analgésicos: Acetominofeno ou paracetamo;
- Metotrexato: Normalmente, uns dos Remédios mais Usados Para tratar Reumatismo nesses casos é o Metotrexato, um medicamento forte indicado para quem sofre das doenças em questão.
- Acetominofeno: como terapia auxiliar para administração em curto prazo em processos inflamatórios da articulação como: artrite psoriática (inflamação das articulações associada à psoríase da pele); artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações)
Como Prevenir o Reumatismo: Alguns hábitos são capazes de amenizar os sintomas das doenças e retardar o seu aparecimento, contudo, as doenças reumáticas não apresentam cura. O individuo que vai desenvolver Reumatismo apresenta um padrão genético que vai favorecer o aparecimento do problema.
Ou seja, se a pessoa nasceu com uma carga genética capaz de estimular o surgimento da atrite, por exemplo, passado alguns anos essa doença vai surgir, uma vez que ainda não existe meios na medicina para evitar essa situação.“O Reumatismo é uma forma popular de denominar qualquer acometimento articular sem definir qual o real diagnóstico do paciente”.