Os Principais Sintomas da Cistite que todos devem ficar atentos. Além disso, a Cistite é o nome da infecção urinária que acomete a bexiga e a uretra, normalmente causada pela a bactéria Escherichia coli. A Cistite é um problema muito comum, principalmente nas mulheres adultas. Seu tratamento é simples e deve ser feito sempre com antibióticos apropriados. Então, confira Os 6 Principais Sintomas da Cistite:
O que é: A Cistite o termo para descrever uma inflamação na bexiga. Muitas vezes a Cistite confundida com uma infecção urinária, no entanto ela não é sinônimo de infecção urinária.
Sintomas:
- Um desejo forte e persistente de urinar
- Sensação de queimação (ardência) ao urinar
- Urinar em pequenas quantidades e frequentemente
- Sangue na urina (hematúria)
- Urina turva ou com cheiro forte
- Desconforto na região pélvica
- Sensação de pressão no abdômen inferior
Febre baixa, inferior a 38 ºC (mais do que isso pode significar uma pielonefrite, situação grave em que as bactérias atingiram os rins)
Em crianças pequenas, fazer xixi na calça pode ser um sinal de uma infecção do trato urinário (ITU). Enurese noturna por si só não é susceptível de ser associada a uma UTI. No entanto, muitas mulheres podem apresentar Cistites com nenhum ou mesmo com poucos sintomas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas: As Cistites são geralmente causadas por bactérias que sobem nas via urinárias, sendo assim, algumas situações podem ser favoráveis ao seu desenvolvimento.
- Má higienização das partes íntimas (pode haver contaminação pelas bactérias das fezes).
- Relações sexuais
- Má formações do aparelho urinário
- Cálculos urinários (litíase urinária)
- Diabetes (tipo I ou II)
- Sondas urinárias como um cateter.
- Em razão dos cateteres frequentemente utilizados em ambiente hospitalar, é elevado o número de pessoas acometidas por Cistite em hospitais.
- Gravidez (pode haver compressão do feto sobre a bexiga, o que impede o esvaziamento total desta).
- Constipação (prisão de ventre)
Tratamentos: Toda Cistite deve sempre ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes. As drogas mais usadas são o Bactrim (Sulfametoxazol + Trimetoprima), um dos antibióticos da família das quinolonas (em geral ciprofloxacina ou norfloxacina), um derivado de penicilina (por 5 dias) ou nitrofurantoína (por 7 dias). Em homens, o tratamento deve ser feito sempre por 7 dias, no mínimo.