Os Principais Sintomas da Dor Ciática que poucos sabem. Além disso, a Dor Ciática significa dor originada na porção posterior da raiz da coxa, uni ou bilateral que ultrapassa o joelho, percorrendo o trajeto ao longo de toda a extensão do nervo ciático. Pode também apresentar sintomas de fraqueza, dormência ou formigamento da perna. Então, confira Os 6 Principais Sintomas das Dor Ciática:
Sintomas da Dor Ciática: Geralmente, a Dor Ciática afeta apenas um lado da parte inferior do corpo e a dor irradia da parte inferior das costas para a parte de trás da coxa e abaixo da perna.
- Dor constante em apenas um lado da nádega ou perna, mas raramente em ambos os lados
- Dor que se origina na parte inferior das costas ou na nádega e continua ao longo do caminho do nervo ciático – na parte de trás da coxa e na perna e pé
- Dor que se sente melhor quando os pacientes se deitam ou caminham, mas pioram quando estão de pé ou estão sentados
- Dor tipicamente descrita como afiada ou abrasiva, em vez de aborrecida
- Uma sensação de “pinos e agulhas”, dormência ou fraqueza, ou uma sensação de picada na perna em alguns casos
- Fraqueza ou entorpecimento ao mover a perna ou pé
- Dificuldade severa ou de tiro em uma perna, dificultando-se a pé ou a pé
- Dor e outros sintomas nos dedos dos pés, dependendo de onde o nervo ciático é afetado
- Dor lombar que, se for experiente, não é tão grave quanto a dor nas pernas
Fatores de Risco da Dor Ciática: Fatores de risco para Dor Ciática são:
- Idade. Alterações na coluna vertebral relacionadas com a idade, tais como discos e osteófitos hérnia, são as causas mais comuns de Dor Ciática.
- Obesidade. Aumentando a carga sobre a coluna vertebral, o excesso de peso pode contribuir para alterações da coluna vertebral que desencadeiam a Dor Ciática.
- Profissão. Um trabalho que exige que você voltar, traslades cargas pesadas ou dirigir um carro por longos períodos pode participar no desenvolvimento da Dor Ciática, mas não é nenhuma evidência conclusiva dessa relação.
- Sentado por um longo tempo. Pessoas que se sentam por longos períodos ou ter um estilo de vida sedentário são mais propensos a desenvolver Ciática que pessoas ativas.
- diabetes. Esta doença, que afeta a maneira como seu corpo usa o açúcar no sangue aumenta o risco de lesões nos nervos.
Prevenção da Dor Ciática: Nem sempre é possível evitar a Ciática, e esta condição pode reaparecer. Tomar as seguintes medidas podem desempenhar um papel fundamental na proteção das costas:
- Exercer regularmente: Para manter a parte traseira forte, presta especial atenção para os músculos do núcleo, ou seja músculos das costas e abdômen inferior que são essenciais para a boa postura e alinhamento adequado. Pergunte ao seu médico a recomendar atividades específicas.
- Manter a postura correta ao sentar-se: Escolha um lugar que tem um bom apoio lombar, apoios de braço e base giratória. Considerar a colocação de uma almofada ou uma toalha enrolada na parte inferior das costas para manter a sua curva normal. Mantenha os joelhos e quadris alinhados.
- Use mecânica corporal adequada: Se você ficar por longos períodos, descansa um pé sobre um banquinho ou pequena caixa de tempos em tempos. Quando você levantar objetos pesados, deixe suas pernas fazer o esforço. Gangorra de volta. Mantenha a direita e só flexiona volta joelhos. Mantenha a carga próxima ao corpo. Evite a elevação da carga e gire o corpo no mesmo tempo. Procura ajuda para levantar o objeto se ele for pesado ou difícil de se mover.
Tratamento Dor Ciática: Como a Ciática é um sintoma de outra doença, a causa subjacente deve ser identificada para que o médico possa saber que tipo de tratamento recomendar.
O tratamento mais comum é, também, o mais eficiente para muitos casos. O médico pode recomendar os seguintes passos para acalmar os sintomas e reduzir a inflamação:
- Aplicar calor ou gelo na área dolorida
- Analgésicos para aliviar a dor
- Muitas vezes, dependendo das condições clínicas de cada paciente, podem ser utilizados anti-inflamatórios de diversos tipos (não
- hormonais ou até mesmo hormonais, conhecidos como corticoides)
- Fisioterapia
Ao contrário do que se pensa, repouso absoluto não é recomendado. Reduza a atividade nos primeiros dois dias, mas, depois, retome-as lentamente. Evite levantar muito peso ou torcer as costas nas primeiras seis semanas após a dor ter iniciado. Após duas a três semanas, volte a se exercitar, caso tenha melhorado das dores. Entre os exercícios básicos que devem constar em seu plano estão exercícios para fortalecer o abdômen e melhorar a flexibilidade da coluna.
Outros medicamentos podem ser receitados para ajudar a reduzir as dores agudas associadas à Ciática.
Os tratamentos adicionais dependem da doença que esteja provocando a Ciática.
Como última opção há a cirurgia, geralmente recomendada para casos que não obtiveram sucesso com tratamentos à base de medicamentos, fisioterapia e outros. A cirurgia é tratamento de exceção nos casos de Ciática, mas podem ter indicação muito precisa nos casos onde há perda do controle do intestino e/ou bexiga ou piora gradual da força do membro inferior.