Os 6 Principais Sintomas de Pedra na Vesícula que todos devem ficar atentos. Além disso, também chamada de cálculo biliar, e colelitíase pelos médicos, a Pedra na Vesícula afeta cerca de 20% da população mundial, e ocorre em um órgão pequeno chamado de vesícula biliar.
A vesícula biliar se localiza próxima ao fígado e tem a função de armazenar a bile produzida por ele. A bile auxilia na digestão das gorduras e contém grande quantidade de sais biliares que são sintetizados a partir de várias substâncias, entre elas o colesterol.
Quando algumas dessas substâncias aumentam a sua concentração na bile, elas podem ir se acumulando na vesícula. Ao passar dos meses e anos, esses acúmulos formam os cálculos, também chamados de pedras. Então, confira agora Os 6 Principais Sintomas de Pedra na Vesícula:
Causas de Pedras na Vesícula: As Pedras na Vesícula são formadas por alterações na composição da bile, e alguns fatores que podem causar essas alterações são:
- Dieta rica em gorduras e carboidratos simples, como pão branco e refrigerantes.
- Dieta pobre em fibras, como alimentos integrais, frutas e verduras.
- Diabetes.
- Colesterol alto.
- Falta de atividade física.
- Hipertensão arterial.
- Fumo.
Principais Sintomas de Pedra na Vesícula: Estes sintomas acontecem em poucos casos e, por isso, é possível descobrir a Pedras na Vesícula durante exames de rotina, como ecografias abdominais.
- Dor forte no lado direito da barriga até 1 hora após comer.
- Febre acima de 38º C.
- Cor amarelada nos olhos ou na pele.
- Diarreia constante.
- Enjoos ou vômitos, especialmente após as refeições.
- Perda de apetite.
Porém, estes sintomas acontecem em poucos casos e, por isso, é possível descobrir a Pedras na Vesícula durante exames de rotina, como ecografias abdominais. As pessoas com maior risco de Pedra na Vesícula devem marcar uma consulta no gastroenterologista para manter vigilância e identificar o problema desde o início.
A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, um líquido esverdeado que ajuda na digestão das gorduras. No momento da digestão, a bile atravessa os canais biliares e chega ao intestino, mas a presença de pedras pode bloquear esse caminho, causando inflamação da vesícula e dor. Também pode acontecer de as pedras serem pequenas e conseguirem atravessar os canais biliares até chegarem ao intestino, onde serão eliminadas juntamente com as fezes.
O que Acontecer se Você não Tratar as Pedras na Vesícula: Quando as pedras são pequenas e não causam dor, a pessoa pode passar a vida inteira sem sentir nada. No entanto, as pedras podem crescer e bloquear os canais biliares, causando complicações como:
- Colecistite: inflamação da vesícula com aumento do risco de infecção. Os sintomas são dores abdominais constantes, mesmo quando a pessoa não se alimenta, febre e vômitos.
- Coledocolitíase: quando o calculo sai da vesicula e obstrui o coledoco, provocando icterícia. os sintomas costumam ser pele e olhos com coloração amarelada.
- Colangite: infecção grave causada por bactérias, podendo levar à morte. Os sintomas são dor abdominal, febre, calafrios e icterícia.
- Pancreatite Aguda: quando a pedra entope um ducto do pâncreas. Os sintomas são dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e icterícia.