Os sinais de que está com sistema imunológico fraco e precisa cuidar, dentre os sinais estão: estresse, ficar resfriado com frequência, diarreia, infecções, cansaço entre outros.
Em todo lugar que você vira, ouve uma tosse seca ou vê alguém espirrando. Você será o próximo a ficar doente? Agora que a temporada de gripes e resfriados está em pleno andamento, você deseja que seu sistema imunológico seja forte o suficiente para combater os germes que encontrar.
Mas se você notou que muitas vezes está doente, se sente cansado ou tem outros sintomas irritantes que não consegue entender, isso pode significar que você tem um sistema imunológico enfraquecido. Confira os sinais de que está com sistema imunológico fraco:
1. Estresse alto:
Não é por acaso que você tende a ficar doente depois de um grande projeto no trabalho ou após uma situação emocional em casa.
O estresse a longo prazo enfraquece as respostas do seu sistema imunológico.Isso ocorre porque o estresse diminui os linfócitos do corpo, os glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção. Quanto mais baixos os níveis de linfócitos, maior o risco de vírus como o resfriado comum.
2. Ficar resfriado com frequência:
É perfeitamente normal que os adultos espirram e farejem dois ou três resfriados a cada ano. A maioria das pessoas se recupera em sete a 10 dias.
Durante esse tempo, o sistema imunológico leva de três a quatro dias para desenvolver anticorpos e combater germes incômodos.
Mas se você está constantemente pegando resfriados – ou está resfriado que não segue seu curso é um sinal claro de que seu sistema imunológico está lutando para acompanhar.
3. Diarreia:
Se você tem diarreia frequente, gases ou constipação, pode ser um sinal de que seu sistema imunológico está comprometido.
Pesquisas mostram que quase 70% do seu sistema imunológico está localizado no trato digestivo. As bactérias e micro organismos benéficos que vivem lá defendem seu intestino contra infecções e apoiam o sistema imunológico.
Pequenas quantidades dessas bactérias intestinais úteis podem deixá-lo em risco de vírus, inflamação crônica e até distúrbios auto-imunes .
4. Feridas demoram a cicatrizar:
Sua pele entra no modo de controle de danos após queimar, cortar ou raspar. Seu corpo trabalha para proteger a ferida, enviando sangue rico em nutrientes para a lesão para ajudar a regenerar a nova pele.
Este processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis. Mas se o seu sistema imunológico estiver lento, sua pele não poderá se regenerar. Em vez disso, suas feridas perduram e dificultam a cicatrização.
5. Você tem infecções frequentes:
Se você parece combater infecções freqüentes, seu sistema imunológico pode estar enviando bandeiras vermelhas. A Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia relata que os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem:
- Tendo mais de quatro infecções de ouvido em um ano;
- Desenvolver pneumonia duas vezes durante o período de um ano;
- Sofrendo de sinusite crônica ou mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano;
- Precisando de mais de dois cursos de antibióticos por ano.
6. Cansaço:
Se você está dormindo o suficiente e ainda sofre de exaustão, vale a pena considerar se seu sistema imunológico está tentando lhe dizer algo. Quando o seu sistema imunológico sofre, o mesmo ocorre com o seu nível de energia.Isso ocorre porque seu corpo está tentando economizar energia para alimentar seu sistema imunológico, para que ele possa combater os germes.
Como cuidar da imunidade baixa?
Se os sinais de sistema imunológico fraco acima forem familiares, você precisará dar uma atenção extra ao sistema imunológico. Algumas mudanças no estilo de vida e novos hábitos podem naturalmente manter seu sistema imunológico forte e saudável:
- Coma uma dieta balanceada;
- Durma o suficiente;
- Exercite regularmente;
- Lave suas mãos;
- Acompanhe suas vacinas;
- Manter um peso saudável;
- Não fume;
- Tente minimizar o estresse.
Seu sistema imunológico é a chave para uma boa saúde; portanto, quanto mais você puder fazer para protegê-lo, melhor.