Os Alimentos Que não Contem Glúten Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Alem disso, os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa.
“A maior dificuldade para os celíacos é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. Como a doença não tem cura, dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida, para evitar possíveis complicações”. Parece complicado retirar totalmente o glúten da alimentação, mas é por que estamos habituados a consumir muitos produtos feitos com farinha de trigo, e poucas pessoas leem o rótulo dos alimentos industrializados (hábito fundamental para saber o que se está ingerindo e cuidar da saúde).
No entanto, basta um pouco de paciência para substituir os produtos com glúten pelos sem, igualmente saborosos e, algumas vezes, até mais nutritivos e saudáveis. Não é preciso deixar de comer uma torrada ou um bolo de vez em quando, já que existem receitas praticas, livres da substância. Confira alguns dos Os 7 Alimentos Que não Contem Glúten.
Arroz: Além do grão cozido, os subprodutos do arroz também podem ser consumidos. A farinha de arroz é um dos Alimentos Que não Contem Glúten e obtida dos grãos que não passam pelo processo de refinamento e, por isso, preservam nutrientes como fibras, proteínas e minerais.
A textura é um pouco mais granulada do que a farinha de arroz branco, que também pode ser utilizada pelos celíacos, mas pode ser misturada como fécula de batata para ficar mais fina. Outra opção é o creme de arroz (em pó), que tem a textura ainda mais fina do que a farinha refinada.
Como Utilizar: Tanto o creme quanto a farinha podem ser utilizados no preparo de pães, bolos, mingau, pudins, biscoitos e outras sobremesas. Também podem ser usados para untar a fôrma das receitas.
Bifum: É uma macarrão feito de arroz e boa opção para ser consumida no lugar do macarrão tradicional, feito com farinha de trigo. Porém. É mais fino e tem textura mais delicada.
Como Utilizar: Em saladas, sopas com legumes e carnes ou com molhos de sua preferência, por isso ele é um dos Alimentos Que não Contem Glúten.
Konjac: Pode ser encontrado como macarrão ou em barrinhas, e é feito a partir de um tubérculo. É pouco calórico (tem 5 calorias a cada 100g) e rico em uma substância chamada glucagonoma, um tipo de fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade.
Como utilizar: Cozido com legumes, carne e shoyu, em saladas ou com molhos de sua preferência.
Milho: “Fonte de carboidratos, o milho fornece energia, é rico em vitaminas E e carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que protegem a saúde dos olhos”. No mercado, é possível encontrar farinha de milho amarelo e de milho branco, com sabor e textura mais suaves. Amido de milho, canjica e pipoca também são opções permitidas.
Como Utilizar: O fubá e a farinha de milho são indicados para bolos, cuscuz, virado, farofa, pães e broas. A farinha de milho branca, por ser mais fina, pode ser usada em tortas e sobremesas. Já o amido é comum em ser Alimentos Que não Contem Glúten e que precisam ter a textura engrossada, como mingais e cremes.
Mandioca: É outra importante fonte de carboidratos que pode ser consumida cozida ou assada e rende farinhas. “A mandioca contém boas quantidades de magnésio, fosforo, potássio e cálcio, colaborando para a formação de ossos e dentes”. Outros subprodutos são o polvilho doce (também conhecido como fécula de mandioca) e o polvilho azedo.
Como Utilizar: A farinha de mandioca é encontrada fina e em flocos e pode ser usada em bolos. Bolinhos e farofa. O polvilho azedo é indicado para pães de queijo e biscoitos de polvilho. Já o doce é usado de forma semelhante ao amido de milho, como espessante de mingau e molhos.
Tapioca: Alimento tipicamente brasileiro, a farinha ou goma de tapioca. Pode ser servida com recheios doces ou salgados e é indicada para o café da manha ou lanches da tarde. Pode ser Alimentos Que não Contem Glúten e pode ter carboidratos, e pode substituir pães e torradas, por exemplo.
Como Utilizar: A farinha de tapioca, além de preparar o tradicional prato, serve de ingrediente para cuscuz, bolos e pudins.
Batata: “Possui alta concentração de vitamina B6, necessária para a produção de neurotransmissores como a serotonina, cuja diminuição deixa o organismo sujeito a depressão, ansiedade e compulsão alimentar”. Desse tubérculo é produzida a fécula de batata, a partir do processo de secagem e montagem.
Como Utilizar: Cozida, assada, recheada, em purê ou como base para tortas e massas (nhoque, assados, salgadinhos, etc.). a fécula de batata é indicada para pão, panquecas, bolo, torta, salgadinhos, biscoitos ou para engrossar sopa, molhos e mingaus, você conferiu os Os 7 Alimentos Que não Contem Glúten.