A bromelaína refere-se às duas enzimas protease extraídas das plantas da família Bromeliaceae, a qual inclui o abacaxi. A presença das enzimas protease no abacaxi foi detectada pela primeira vez em 1892 por Chittenden, que denominou o extrato de Bromelaína. Posteriormente, foi introduzido o termo “Bromelaína“, que definição qualquer protease de qualquer planta da família Bromeliaceae.
O que é bromelaína?
O Abacaxi, um nativo da América do Sul e uma parte apreciada da medicina popular havaiana, é uma das fontes mais ricas da enzima Bromelaína. É composto de várias endopeptidases e compostos como fosfatase, glucosidase, peroxidase, celulase, escarase e inibidores de protease. Normalmente, “Bromelaína” vendida na forma de extrato ou suplemento refere-se a enzimas extraídas do caules do abacaxi, e não da polpa da fruta.
Usado amplamente como um remédio natural para tratar tudo, desde indigestão a alergias, o abacaxi não só repleto desta enzima, mas também a vitamina C, a vitamina B1, o potássio, o manganês e os fitonutrientes. Embora o abacaxi tenha muitos benefícios, o verdadeiro segredo para seus poderes de cura é definitivamente a Bromelaína.
Como a Bromelaína é usada para tratamento? No mundo da medicina, este composto fascinante tem sido tradicionalmente usado como um potente agente anti-inflamatório e anti-inchaço. Uma pesquisa também mostrou que o abacaxi possui propriedades fibrinolíticas, antiedematosas e antitrombóticas, o que significa que ajuda na prevenção dos coágulos sanguíneos, edema e inchaço.
No passado, esta enzima também era usada como um amaciador de carne, razão pela qual ajuda no alivio e relaxamento dos músculos tensos, inflamados e tecido conjuntivo. Além disso, estudos recentes encontraram evidências de que essa enzima impede a metástase pulmonar, o que sugere que a Bromelaína pode ser usada para tratar uma ampla variedade de doenças, incluindo potencialmente o câncer.
Uma revisão da literatura científica, que inclui mais de 1.600 artigos avaliando os benefícios medicinais da Bromelaína, mostra que ela tem sido usada para tratamento de uma grande quantidade de problemas de saúde, incluindo:
- Lesões do tecido conjuntivo, como LCA,
- Tornozelos torcido
- Tendinite
- Alergias
- Artrite, dor nas articulações e osteoartrite
- Problemas digestivos, como azia ou diarreia
- Distúrbios cardiovasculares
- Asma
- Doenças autoimunes
- Câncer
- Doença inflamatória intestinal
- Infecções do seio, como bronquite e sinusite
- Trauma cirúrgico e cicatrização lenta de feridas ou queimaduras na pele
- Má absorção de remédios, especialmente antibióticos, e sintomas devido o consumo de medicamentos
Fontes de bromelaína
Existem três formas principais de adicionar a Bromelaína no seu regime de saúde:
Núcleo de abacaxi
Primeiro, é claro, comer o núcleo rico em fibras de um abacaxi suculento e maduro. A Bromelaína não é encontrada em quantidades significativas em outras frutas, embora o abacaxi seja às vezes ingerido juntamente com o mamão verde imaturo para aumentar a absorção e fornecer a enzima benéfica chamada papaína.
Comer abacaxi (fresco ou congelado) é a melhor maneira de consumir a Bromelaína natural. É encontrado em todas as partes do abacaxi, mas mais concentrado no núcleo. Tenha em mente que quanto mais madura a fruta, mais macio será o núcleo.
Portanto, mantenha seu abacaxi descansando por mais um dia ou dois – dessa forma, você não estará roendo um tronco duro. Note que a carne do abacaxi também é boa para você, mas não tem o alto teor de bromelina como o núcleo. O núcleo é onde a maior concentração é encontrada.
Sucos de abacaxi
Fazer suco do núcleo do abacaxi ou jogá-lo em um smoothie, juntamente com outros vegetais como o pepino é uma maneira fácil de consumir bromelina. Beber o suco de abacaxi fresco tem sido sugerido como um poderoso remédio contra doenças inflamatórias.
Eu recomendo beber 118 ml por dia para prevenir problemas digestivos e até 236 ml para tratar doenças como colite ulcerativa, doença inflamatória intestinal ou constipação.
Suplementos de bromelaína / extrato
Os suplementos de Bromelaína são geralmente encontrados na forma de pó com tonalidade amarela seca, extraído do suco de abacaxi que é submetido a centrifugação, ultrafiltração e liofilização. Tomar um suplemento natural de Bromelaína ou enzima proteolítica com Bromelaína pode ser bastante eficaz caso esteja tratando uma doença inflamatória ou crônica específica.
Caso esteja tentando melhorar a digestão, você deve tomar suplementos de bromelina com as refeições, mas para todos os outros problemas de saúde, você deve tomá-lo com o estômago vazio.
Benefícios da Bromelaína
1. Prevenir o câncer
Em estudos, verificou-se que a Bromelaína tem efeitos anticancerígenos naturais, incluindo a promoção da morte celular por apoptose e a prevenção do crescimento do tumor. Foi demonstrado em estudos com animais que pode induzir a produção de citocinas distintas, que tem eficácia antimetastática e que inibe a metástase ao reduzir a agregação plaquetária.
Estudos associaram a bromelina ao aumento da proteção contra o câncer de mama e pulmão, e recentemente uma revista especializada publicou resultados de um estudo clínico que sugeriu que afeta o mesotelioma peritoneal maligno – um câncer raro causado pela exposição ao asbesto.
De acordo com o estudo, descobriu-se que “A adição de bromelina aumentou significativamente a eliminação de células cancerígenas (citotoxicidade)… A bromelina tem o potencial de ser desenvolvida como um agente terapêutico no tratamento do câncer maligno.”
2. Tratar distúrbios digestivos
Por que a Bromelaína é boa para quem sofre de indigestão ou distúrbio gastrointestinal? Porque é uma enzima que ajuda especificamente na digestão de proteínas e foi encontrada para ajudar o seu corpo na absolvição dos nutrientes e até medicamentos de forma mais eficiente.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Estudos sugerem que diminui a inflamação do cólon e reduz a secreção de citocinas pró-inflamatórias que danificam o revestimento intestinal. Como é muito eficaz na cicatrização de tecidos dentro do trato gastrointestinal, a bromelina é benéfica para pessoas com qualquer um dos seguintes problemas gastrointestinais:
- Doença inflamatória intestinal
- Colite ulcerativa
- Dispepsia ou úlcera péptica devido a infecções por heliobacter pylori
- Câncer de colo
- Prisão de ventre
- Doença de Crohn
- Azia
- Diarreia
3. Acelera a recuperação de cirurgia e lesões
As propriedades anti-inflamatórias da Bromelaína são uma ótima alternativa natural aos medicamentos para eliminar a dor, como a aspirina. Um estudo que avaliou a capacidade da bromelina de tratar pacientes que tiveram impacto na extração dos terceiros molares descobriu que ela apoiava a cicatrização de feridas e ajudava na diminuição da dor e o inchaço após as operações dos pacientes.
A maioria dos pacientes submetidos a esta cirurgia apresenta sintomas pós-operatórios significativos e, infelizmente, os antibióticos e analgésicos nem sempre são eficazes na prevenção de infecções ou outros desconfortos durante o processo de cicatrização.
Das 80 pessoas que participaram do estudo, aquelas que receberam prescrição de bromelina relataram dor pós-operatória, inchaço e até vermelhidão “significativamente menores” em comparação com o grupo de controle prescrito com analgésico genérico.
4. Combater alergias e asma
Uma revista destacou os resultados de um estudo que investigou como a bromelina afetou ratos que sofriam de asma. O estudo produziu alguns resultados interessantes – por exemplo, que a bromelina reduz a sensibilização alérgica e interrompe o desenvolvimento de outras respostas inflamatórias que afetam as vias aéreas.
Essas descobertas sugerem que essa enzima ajuda na modulação de todo o sistema imunológico. Pode realmente ajudar na prevenção das alergias, abordando a causa raiz – um sistema imunológico hiperativo e sensível.
Foi observado no estudo que as células dendríticas CD11c (+) e as células apresentadoras de antígeno DC44 foram mantidas afastadas quando suplementadas com Bromelaína, um sinal de que essa enzima é capaz de atacar a causa de asma e alergias.
É por isso que o abacaxi ajuda a maioria das pessoas que sofrem de sintomas como nariz entupido/corrimento, coceira nos olhos, inchaço dos gânglios linfáticos, congestão e dificuldade para respirar.
5. Trata infecções do seio
Para ver se uma dose diária de Bromelaína pode ajudar pessoas com sinusite crônica (inflamação dos seios da face), pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, pegaram 12 pacientes que já tiveram sinusite e tratou-os com Bromelaína durante três meses.
Eles descobriram os seguintes benefícios da Bromelaína: Os escores dos sintomas totais melhoraram, os escores da rinoscopia total melhoraram, a qualidade de vida foi aumentada e não houve efeitos adversos relatados. Comoa cirurgia muitas vezes pode ser ineficaz no tratamento da sinusite, esta pesquisa traz muita esperança para as pessoas que sofrem de problemas sinusais crônicos.
6. Diminuir a dor nas articulações
Devido às suas poderosas características anti-inflamatórias e analgésicas, a Bromelaína é fantástica para reduzir a dor articular aguda ou crônica. Uma revista publicou um estudo de pesquisa que avaliou 42 pacientes com osteoartrite com problemas degenerativas de coluna ou dor nas articulações.
Duas cápsulas de 650 miligramas de Bromelaína foram administradas aos pacientes duas a três vezes por dia com o estômago vazio (dependendo se eles tinham dor aguda ou crônica).
Os pesquisadores descobriram que a dor diminuiu em até 60% nos participantes que lidam com dor aguda e mais de 50% naqueles com desordens crônicas. A conclusão dos pesquisadores foi que “a bromelina demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e pode fornecer uma alternativa mais segura ou um tratamento adjuvante para a osteoartrite”.
7. Acelera a perda de peso
Uma pesquisa sugere que existe alguma ligação entre a bromelina e a perda de peso? Seus efeitos sobre o controle de peso e células de gordura ainda estão sob pesquisa, mas há razões para acreditar que isso pode ajudar na perda de peso devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, capacidade de reduzir a dor e de melhorar a capacidade física e a digestão.
De acordo com um artigo de 2017, “a Bromelaína derivada do caule é usada como medicamento alternativo anti-obesidade”. Alguns estudos descobriram que a bromelina ajuda na regulagem da proteína de ligação de ácidos graxos adipócitos, ácido graxo sintase e lipoproteína lipase. Pode também inibir a adipogênese (diferenciação celular que pode contribuir para a formação de células adiposas) e reduzir o acúmulo de triglicérides.
Suplementos e dosagem de bromelaína
Quanto Bromelaína deve tomar por dia? A dosagem mais comumente prescrita varia entre 200 e 2000 miligramas por dia (geralmente em torno de 500 a 800 miligramas por dia).
Entretanto, para vários problemas, muitos médicos podem recomendar outras dosagens. Abaixo estão as dosagens de Bromelaína sugeridas, dependendo do problema que está tratando:
- Para tratar a artrite – 400 miligramas tomados 1 a 2 vezes ao dia
- Para ajudar com alergias – 1.000 miligramas diários de Bromelaína e quercetina
- Para prevenir o câncer – 2.000 miligramas por dia, tome idealmente com outras enzimas proteolíticas
- Para melhorar a digestão – 500 miligramas tomados 3 vezes ao dia com as refeições; algumas pessoas optam por misturar pó de bromelina na água e beber antes das refeições
- Para ajudar na recuperação da cirurgia – 1.000 miligramas, 3 vezes ao dia, entre as refeições
A Bromelaína deve ser tomada com o estômago vazio, a menos que esteja tomando para melhorar a digestão. Tome junto com as refeições, caso use para fins digestivos. A Bromelaína é considerada um suplemento natural e não uma medicação, portanto, não é regulada pelas principais agências de alimentos e remédios.
No entanto, a Lei de Saúde e Educação de Suplementos Dietéticos (DSHEA, 1994) permite a venda de suplementos dietéticos contendo bromelina, especialmente para o uso de feridas e queimaduras na pele.
Em termos de onde comprá-lo, procure por Bromelaína em lojas de produtos naturais. Alguns dos melhores suplementos de bromelina combinam com outras enzimas digestivas, aumentando seus efeitos.
Por exemplo, você encontrará amilase (uma enzima necessária para digerir adequadamente a glicose) em um suplemento de enzima digestiva, que também inclui outras enzimas digestivas importantes.
Receitas
Para tornar os efeitos da Bromelaína ainda mais poderosos, combine com outros compostos anti-inflamatórios, como a quercetina ou a cucumina (o ingrediente ativo encontrado na cúrcuma). A quercetina é um antioxidante flavonoide encontrado em bebidas e alimentos como o vinho tinto, chá verde, couve e mirtilos.
Ajuda no combate aos radicais livres e possui capacidades antivirais, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anti-alérgicas.
Açafrão é um poderoso tempero anti-inflamatório que é usado medicinalmente como uma alternativa natural para, ou em conjunto com medicamentos, tais como AINEs, antidepressivos (Prozac), anticoagulantes (aspirina), remédios para artrite e até tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia.
Fazer um smoothie com frutas vermelhas, abacaxi, verduras e açafrão é uma maneira de conseguir todos esses compostos medicinais juntos.
Efeitos colaterais e precauções
A Bromelaína é geralmente bem tolerada e é improvável que cause efeitos colaterais. No entanto, existem alguns casos em que não é seguro tomar esta enzima. Como ajuda na prevenção dos coágulos sanguíneos, é importante ter muito cuidado ao consumir suplementos extras de abacaxi ou bromelina caso esteja tomando medicamentos que afinam o sangue.
O mesmo se aplica à cirurgia: Evite tomá-la imediatamente após a cirurgia, a menos que fale com seu médico primeiro, pois isso pode aumentar o risco de sangramento. Os efeitos colaterais que foram associados a esta enzima geralmente incluem sintomas gastrointestinais, como náusea, alteração nas fezes e aumento de gases.
Os sintomas de alergia à Bromelaína são possíveis e podem incluir comichão na boca ou na pele, desenvolvendo erupção cutânea, dificuldade para respirar, congestão nasal e olhos lacrimejantes.