O azeite é obtido a partir do esmagamento e prensagem das azeitonas. Existem vários tipos diferentes de óleo de oliva. O azeite extra virgem é o óleo não refinado captado a partir da primeira prensagem das azeitonas e tem os melhores benefícios para saúde geral. O azeite virgem também é derivado da primeira prensagem, mas contém mais acidez e menor teor de fitonutrientes.”Azeite puro” é na verdade uma mistura de azeite refinado e não refinado e não é tão rico em nutrientes como o extra virgem ou óleo de oliva virgem.
Benefícios :
1. Prevenção do câncer:
O azeite pode ajudar a prevenir o câncer, porque ajuda a combater o estresse oxidativo e inflamação crônica, duas condições, muitas vezes associados a todos os tipos de câncer. Os polifenóis no azeite reduz o risco de cancer no trato digestivo, assim, reduzindo o risco de câncer do cólon e do estômago. Estudos recentes mostram que o óleo de oliva pode aumentar a função da membrana celular e prevenir danos no ADN.:
2. Ricos em antioxidantes:
O óleo de oliva contém uma grande variedade de antioxidantes que oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo a vitamina E e carotenóides. Eles não só preveni os danos dos radicais livres e o estresse oxidativo para muitos sistemas diferentes do corpo, mas também apoia a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir a inflamação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Excelente anti-inflamatório:
Óleos culinários são geralmente considerados “gorduras adicionadas” que pode levar a uma inflamação crônica indesejada, quando consumidos em excesso. O azeite é extremamente original, porque ele realmente tem propriedades anti-inflamatórias. O óleo é muito alto em polifenóis, um composto da planta que ajudar a reduzir a inflamação numa variedade de estudos.
4. Fortalece o coração:
Estresse oxidativo e inflamação crônica são os principais contribuintes para doenças do coração e outras doenças cardiovasculares. Os polifenóis no azeite protege as células do sangue do estresse oxidativo,e reduzir o risco de inflamação crônica e ajuda os níveis de equilíbrio do colesterol. As gorduras monoinsaturados no azeite também pode desempenhar um papel chave na redução da pressão sanguínea e na redução do colesterol.
5. Ajuda na saúde digestiva:
Os polifenóis no azeite de oliva ajuda retardar o crescimento de bactérias no trato digestivo. Isto ajuda a reduzir o risco de câncer do cólon e outros distúrbios do trato digestivo, tais como úlceras gástricas.
6. Melhora a saúde óssea:
pesquisa de laboratório com ratos mostrou que o azeite pode ajudar a prevenir a perda óssea, promover o crescimento do osso e reduzir o risco de doenças ósseas como a osteoporose.
7. Favorece a função cognitiva:
Um estudo em grande escala na França mostrou que o “uso intensivo” de azeite ajudou a melhorar a memória visual e a fluência visual em adultos mais velhos. Testes em animais de laboratório indicam ainda que o consumo regular de azeite ajuda o fluxo de oxigênio para o cérebro e pode melhorar a função cognitiva.