Os Principais Alimentos Anti-Inflamatórios pois eles são nutritivos. Alem disso, eles ainda combatem os radicais livres e as toxinas – substâncias que causam a inflamação no organismo. Com os níveis de stress elevados e a dependência excessiva de alimentos processados, a inflamação – que perturba o equilíbrio natural do corpo – é cada vez mais frequente em nosso organismo. Resultado: maior exposição à doenças. Porém, há esperança! Aqui, listamos os 10 alimentos que vão prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a combater problemas da cabeça aos pés.
Ervas e Temperos: Ervas e especiarias são cheios de fito-nutrientes que são ótimos para a sua saúde. Eles adicionam sabor aos pratos e podem substituir o de excesso de sal ou açúcar – ingredientes que podem causar inflamação. As opções são: canela, que reduz o inchaço e estabiliza o açúcar no sangue; açafrão, é um dos Alimentos Anti-Inflamatórios e anticancerígenas; orégano, que tem propriedades antibióticas; alecrim e lavanda, que são recomendados para diminuir a ansiedade e aliviar a dor.
Alho e Cebola: Esses famosos temperos, assim como alho-poró, o aspargo, o brócolis e as alcachofras, são deliciosas fontes de carboidratos de baixo teor calórico. Uma vez que esses alimentos não são totalmente digeridos no intestino, o material restante alimenta as chamadas bactérias boas, o que resulta num intestino mais saudável. É por meio desse processo que elas estimulam o sistema imunológico e se tornam um dos Alimentos Anti-Inflamatórios.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Chocolate Meio Amargo: Chocolates com 70% (ou mais) de cacau podem ser um dos Alimentos Anti-Inflamatórios e sobremesas verdadeiramente livres de culpa. Uma pesquisa demonstrou que o alimentos melhora o fluxo de sangue, ajuda a reduzir a pressão sanguínea e também reduz o risco de diabetes.
Abacate: Os nutrientes são poderosos, gorduras mono e poli insaturadas, fitosteróis, ácido alfa-linolênico e carotenoides. Pesquisas mostram que é um Alimentos Anti-Inflamatórios e que reduz a inflamação, o açúcar no sangue e colesterol, além de diminuir a dor associada à artrite.
Vegetais Crucíferos: Nessa categoria entram rúcula, couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e agrião. Os vegetais são cheios de sulfono, que se tornam um poderoso Alimentos Anti-Inflamatórios, e ajudam no processo de desintoxicação no fígado.
Frutas Cítricas: Devido ao seu alto teor de água, qualquer tipo de fruta cítrica fornece hidratação e eletrólitos para o organismo. Suas propriedades de ser Alimentos Anti-Inflamatórios são encontradas na casca, no bagaço e suco. Por isso, pode aproveitar tudo!
Carne Orgânica: Os animais alimentados com plantas são mais saudáveis. Consequentemente, a sua carne oferece maior valor nutricional. Na verdade, galinhas criadas em pasto, porcos, cordeiros e vacas têm níveis mais elevados de ácidos graxos, ômega -3 e Alimentos Anti-Inflamatórios do que os animais alimentados com milho e ração.